O prefeito Doutor Amílcar reabriu a temporada lúdico-cultural em Barreirinhas, com a retomada da Vaquejada Multinterativa, que integra o calendário de eventos do município e que estava interrompida desde 2020 em razão da pandemia que assolou o mundo nos dois últimos anos. Sob a coordenação de Tom Fragoso, a vaquejada ressurgiu vigorosa, com premiação enriquecida (R$ 125 mil no geral) e uma programação cultural esmerada, preparada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, liderada pelo secretário Alberto Santos.
O concurso de Rainha da Vaquejada atraiu muitas candidatas e a vencedora Patrícia Oliveira disse haver incorporado mais um título em sua carreira de representante da beleza – antes já conquistou, entre outros, o de Miss Parnaíba e Miss Barreirinhas. Ela estimulou as jovens a participar do certame para melhorar sua desenvoltura. Considerou a disputa árdua, mas compensadora. Considerou que participar do concurso da vaquejada pode ser caminho para enfrentar outros certames, com a garantia da vitória.
Categorias – O coordenador Tom Fragoso explicou o desenrolar da vaquejada, as disputas por categorias, o incentivo à participação feminina e destacou a premiação deste ano como estimulante. Informou a existência de quatro categorias – feminina, aspirante light, aspirante e aberta – a cada uma sendo concedido um valor de prêmio e sendo exigida a derrubada de determinado número de animais. Depois explicou os critério de classificação até a rodada final.
Ao secretário municipal de Cultura coube selecionar os convidados para apresentarem suas brincadeiras. Aí apareceram bumba-boi, danças típicas, balés, quadrilhas, peça teatral, forrós e manifestações artísticas próprias do meio rural. Competições como Rainha da Vaquejada são estimuladas para atrair a beleza sertaneja e ajudar no glamour da festa.
Economia – O prefeito considera que a movimentação da Vaquejada ajuda na economia informal. Muitas atividades são desenvolvidas no período, ajudando a mão de obra emergente a garantir ganhos e consolidar a produção de gêneros que são oferecidos aos visitantes. “E esta oportunidade não só é oferecida aos nossos munícipes; vêm operadores de cidades vizinhas”, revela Doutor Amílcar, satisfeito em contribuir com a melhoria da qualidade de vida de seus vizinhos.
Atrações – O barreirinhense José Maria, produtor cultural, voltou a brilhar com a brincadeira Pérola dos Lençóis. Ele é estudioso das manifestações regionais, condição que o levou a exercer o cargo de secretário municipal de Cultura de Cururupu, nas gestões do Pestana. O dirigentes diz que os cuidados na preparação da brincadeira são responsáveis atenção que o pública devota ao Pérola desde 2014, quando foi fundado.
A agenda de shows montada para esta edição da vaquejada incluiu: Super Itamaraty – Raiz Tribal – Diego Reis e banda – Gil Lemos – Mastruz com Leite – Henry Freitas – Biu do Piseiro – Fernando Furtado – Renanzin Pressão – Taty Girl – Banda Fama – Celma Marks – Mesa de Bar – Banda Imagem – Suh Santos – Gleydson Gavião – Claudiney e Juliana – Jô Rodrigues – Paulo do Arrocha.