“É com imenso orgulho e gratidão que a Prefeitura de Barreirinhas deseja os mais sinceros parabéns à nossa querida cidade neste dia especial. São 86 anos de história, beleza e progresso, marcados pela força e determinação de nossa comunidade.
Que este aniversário seja celebrado com alegria, união e esperança, renovando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os que chamam Barreirinhas de lar.
Que possamos continuar trabalhando juntos para construir um futuro ainda mais promissor, preservando nossa cultura, nossa natureza e nosso espírito acolhedor.
Feliz aniversário, Barreirinhas! Que os próximos anos sejam repletos de realizações e prosperidade para todos nós!”.
Barreirinhas: 86 anos de encantos e amores
A mensagem acima, assinada pelo prefeito Amílcar Rocha, marcou as comemorações do 86° aniversário de emancipação político-administrativa do município. Desmembrado de Tutoia pela Lei n° 45, de 29 de março de 1938, sua declaração de soberania emergiu no período ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945), na Interventoria de Paulo Martins de Sousa Ramos (1937-1945) no Maranhão.
Ao longo do mês de março o prefeito entregou obras e serviços à população, com destaque para estradas vicinais e pontes integrando o território, prédios novos e reconstruídos destinados a escolas e postos de saúde, empreendimentos de saneamento básico e implementação de programas culturais e ações sociais.
Roteiro – Nos dias 29 e 30 de março foi cumprida programação alusiva diretamente ao aniversário, com atos cívicos e religiosos; atividades esportivas; encenação religiosa da Paixão de Cristo; conclusão do concurso de redação, com anúncio dos resultados e premiação em praça pública.
Os eventos religiosos atraíram grande público para acompanhar o culto do pastor Douglas Ferro e o show gospel com Cristina Mel; as atrações artísticas especialmente selecionadas para a ocasião reuniram Denis Show, Diego Reis, Alanzin Coreano e Banda Painel de Controle. Segundo o prefeito, todos da preferência do público.
Balanço – Ao fazer o balanço dos seus 39 meses de administração, Rocha destacou a abertura de conservação de mais de 200 quilômetros de vicinais, pavimentadas nos grandes eixos e piçarradas em perímetros menores, promovendo a integração territorial do município e assegurando mobilidade na circulação de pessoas e veículos entre as localidades, principalmente da zona rural. Neste particular as obras de arte – pontes – despontam como elos importantes desse processo de integração física.
Ele destacou o aeroporto concluído em sua administração (compreendendo períodos de interrupção ao longo de 18 anos de construção), ampliando a movimentação de turistas para a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; a retomada das pesquisas sobre o potencial de petróleo e gás para fins de exploração comercial; o aumento da população permanente, com o aparecimento de novos bairros e a exigência do aumento dos serviços básicos.
Educação – Ao referir-se aos investimentos rodoviários falou da repercussão deles na educação, proporcionando segurança e regularidade ao transporte dos alunos, mesmo os da rede escolar estadual, às unidades de ensino, aumentando a frequência às aulas e inibindo a evasão. “A educação é o esteio do desenvolvimento e da atuação democrática dos cidadãos”, justifica.
Entre as intervenções nesta área citou o Educar para Valer – da Associação Bem Comum, de Sobral (CE) – que apoia a implementação de boas práticas de gestão, tendo por base evidências e resultados. Exemplo de intercâmbio entre iniciativas de buscadas para melhorar o sistema, Rocha diz que os resultados do projeto em Barreirinhas estão acima do que se pode considerar “animadores”.