Brandão estreia Itinerância festejando Parnarama

Parnarama recebeu, no 73º aniversário de emancipação, em 10 de abril, a visita do governador Carlos Brandão, na primeira Itinerância do recém-empossado chefe do Executivo estadual ao interior. Com figurino sertanejo, o visitante foi saudado pelo deputado federal Rubem Júnior e pelo prefeito Raimundo Silveira como defensor intransigente dos interesses do Sertão Maranhense. E ao presidir inaugurações, o governador anunciou projetos rodoviários que integrarão esta parte do território estadual.

Foram inaugurados o 105º Restaurante Popular, campo de futebol e sistema de abastecimento de água no Bairro Chapadão; entregue veículo para as atividades da Secretaria da Mulher, reivindicação da secretária e primeira-dama Girlene Costa. Brandão também presidiu distribuição de kits do Programa Mais Renda, para pequenos empreendimentos (costuraria, salão de beleza, venda ambulante etc.), agora acrescido de valor financeiro. A programação prosseguiu à noite, com missa, sorteio de prêmios (uma moto) e entrega de medalhas a desportistas.

Brandão se reportou à malha rodoviária da região, anunciando investimentos nos trechos Parnarama – Lagoa do Mato, Parnarama – Passagem Franca e a variante para Parnarama no perímetro Timon – Matões. E falou de uma contribuição para os contemplados com kits do Programa Mais Renda: agora recebem ajuda financeira para comprar os insumos necessários ao desenvolvimento de suas atividades. O procedimento foi acertado ainda no mandato de Flávio Dino, mas só agora operacionalizado, no caso de Parnarama.

Silveira – O prefeito Raimundo Silveira pronunciou-se em várias oportunidades. Em todas ressaltou sua identificação com a história da cidade, a confiança popular que o conduziu por seis mandatos ao comando político e administrativo do município. Atribuiu ao binômio governo x povo o fator de desenvolvimento e de bem-estar experimentado pela população. “E pelo povo continuarei trabalhando, pois sem ele eu não estaria aqui. Afinal, povo e governo juntos seremos mais fortes”.

O prefeito contabilizou mais mil obras prontas e na iminência de serem entregues à população. Mas com a participação do governador selecionou as mais importantes, “para não cansar o chefe do Executivo e porque não há tempo bastante para entrega-las num pequeno período. Tanto que nossa assessoria trabalha um cronograma que proporcionará a inauguração de realizações do governo municipal, com e sem parcerias externas, a cada 15 dias. O importante é trabalhar em benefício do povo”. Pelo apoio agradeceu a Rubem Júnior e Othelino Neto.

O prefeito Raimundo Silveira foi surpreendido com um retrospecto de sua trajetória de vida pessoal e pública. Desde o nascimento em povoado pobre de Parnarama até os mandatos políticos, passando pela emoção de ganhar a primeira bicicleta, escolhido entre os 11 irmãos. Depois da exposição, disse nunca ter pretendido ser além de prefeito, o que conseguiu e agora na condição de campeão de mandatos. Sobre a amizade com Brandão disse conhece-lo desde os mandatos de deputado federal (“quando votamos nele”). Ele exaltou o trabalhado dos comunicadores, “que levam a notícia pelo Maranhão afora”.

Cuidados com a mulher – O veículo doado para a Secretaria da Mulher, recebido das mãos do governador pela secretária e primeira-dama Girlene Costa, terá importante papel na expansão das políticas públicas dedicadas à defesa e à valorização do gênero. A secretária enumerou alguns dos importantes projetos desenvolvidos pela pasta – Empodera, Quem Ama Cuida, unidade local da Patrulha Maria da Penha. Segundo ela, agora será mais fácil percorrer as diversas localidades do município e oferecer às mulheres orientação segura sobre a garantia de sua integridade física e o combate à violência.

A atuação da secretária, que manifestou preocupação com a elevação do índice de violência contra a mulher na região e no município, mereceu homenagem dos servidores do órgão que dirige. Ela se disse surpreendida com a manifestação, mas admitiu que essa atitude representa a aprovação das políticas que idealizou ou apoia e a certeza de que todos encaram com responsabilidade o papel da secretaria no desenvolvimento dessas ações. “Sou grata a Deus por esse momento e essa homenagem”, comentou Girlene Costa.

Presentes – O secretário Breno Silveira (Planejamento) referiu-se à maré de presentes que o município ganhou nesta comemoração, pelas administrações municipal, estadual e federal. No caso da União, o secretário destacou o cais da cidade e as obras de urbanização do entorno, com a contribuição do Ministério do Turismo, cuja inauguração foi marcada para outra data. Da parceria com o Estado, entrega de kits para pequenos empreendimentos, provendo a geração de emprego e renda e do Restaurante Popular.

Em relação ao restaurante, o secretário frisou que o benefício chega numa hora oportuna, quando as famílias de baixa renda enfrentam dificuldade para prover sua segurança alimentar, face aos problemas da economia doméstica, agravados com a pandemia. Ele festejou com orgulho a escola de tempo integral (com mobília prometida e cumprida pelo ex-governador Flávio Dino e o ex-secretário de Educação Felipe Camarão e confirmada agora pelo governador Carlos Brandão). Breno também celebrou a normalidade das finanças, em relação aos fornecedores e servidores municipais e aos demais compromissos desse gênero.

Grandes conquistas – Para o vice-prefeito Gilson Moura “Parnarama ganhou muito com as gestões de Raimundo Silveira e continua ganhando. A constatação são as obras espalhadas por todo o município. E agora, com a presença de Carlos Brandão no Governo do Estado, tradicional amigo de Silveira e homem da região, grandes possibilidades se abrem para Parnarama”. Ao povo o município o vice reafirmou trabalho e dedicação para o progresso pessoal e coletivo.

Confirmando o comentário de Moura, o governador visitou uma grande construção no Bairro Agrovema, onde funcionará a Escola “Clovis Campelo do Bonfim”, de tempo integral, de ensino fundamental. Construída com recursos próprios, será, a mais expressiva unidade de ensino da municipalidade, com 32 salas de aula, de instalações modernas e funcionais e alta tecnologia. O prédio está em final de construção, mas o governador já garantiu o mobiliário. Pronto, atenderá mil e novecentos alunos, segundo a secretária de Educação, Gabia Silveira.

Ação social – A Semana Santa de famílias parnaramenses em situação de vulnerabilidade será inesquecível e farta, pela distribuição de pescado (quatro toneladas) e cestas básicas (2.200 compradas pelo município e 1.330 doadas pelo Governo do Estado. Para a secretária de Serviço Social Edivânia Silva, o prefeito determinou a mobilização das famílias a serem contempladas, confirmando sua preocupação com a situação dos carentes, dos que não podem suprir suas necessidades básicas.

Ela justifica a ação social como solução para os problemas que os mais necessitados enfrentam, oriundos da pandemia e agravados pela situação econômica que o país enfrenta. Assim é de justiça que o governo municipal se volte para promover a segurança alimentar e nutricional das famílias em questão. Ela esclareceu que apesar do pequeno número de famílias (12) atingidas pelas chuvas, estas receberam total assistência da gestão municipal, alimentar e medicamentosa.

Harmonia – O sucesso da atual administração Silveira também foi atribuído ao relacionamento de alto nível entre os poderes, atestado pelo vereador e presidente da Câmara Antônio José do Mestre. Ele integra o grupo de 10 parlamentares que formam a base de apoio ao governo municipal dos 13 que constituem o parlamento. O presidente confirma o clima de perfeita harmonia entre os integrantes do Legislativo e o Executivo. Ele parabenizou o povo que os vereadores representam e o prefeito e equipe de governo pela atuação em favor da comunidade.

Ao secretário de Esportes, Júnior Calixto, coube, com harmonia, coordenar as competições de esportes radicais, com a participação de condutores de motocross e bike. Cerca de 80 competidores, do Maranhão e de outros Estados, disputaram as provas, cujos principais vencedores foram contemplados com prêmios. Outras atrações esportivas reuniram praticantes de capoeira e atletas do voleibol, dentro da linha de incentivo aos esportes sugeridas pelo prefeito Silveira e fielmente cumpridas pela pasta de Calixto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.