Aldeias Altas: Mirante que abriga padroeiro é inaugurado

O espaço em ponto elevado que abriga a estátua do padroeiro da cidade, São João Batista, o Mirante, inteiramente readequado, foi entregue à população de Aldeias Altas em cerimônia que reuniu autoridades e populares no sábado, 19 de março. O governador Flávio Dino e auxiliares do governo prestigiaram o evento, que teve como anfitriões o prefeito Kedson Lima, a primeira-dama Francisca Leite e a presidente da Câmara, Fernanda Bacelar. O governador saudou a população em nome dos três, considerando-os seus tradicionais amigos no município.

A obra foi fruto da parceria Estado e Município, estabelecida por Dino em seu segundo mandato consecutivo, com o objetivo de proporcionar às unidades municipais condições de realizar empreendimentos de porte que promovam o desenvolvimento regional integrado e a melhoria de qualidade de vida das populações, principalmente as carentes. O processo inclui investimentos em áreas básicas (saúde, educação e infraestrutura), estímulos em atividades econômicas e ações sociais de amplo alcance. A cidade já conta com o Restaurante Popular.

Resposta – Para o prefeito Kedson Lima, o monumento foi resposta aos descrentes, que duvidaram que, pela sua grandeza, ele fosse impossível de ser construído. O governador Dino confessou que, ao receber o pedido, também o considerou um desafio. Mas numa visita ao local entendeu a importância do espaço e o caráter socioeconômico e turístico que ele poderia representar para Aldeias Altas. “Vi que era possível e aceitei fazer do Estado parceiro da realização, que agora entregamos à comunidade”, celebrou.

O projeto foi acompanhado pelo secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, advogado da proposta junto ao governador. Ele foi saudado efusivamente pelo prefeito e pela população. E recebeu os agradecimentos, “juntamente com Deus, o governador Dino e quem mais contribuiu para que, do alto do Mirante, o padroeiro da cidade abençoe a cidade”. Dino equiparou a importância do monumento à do Cristo Redentor para o Rio de Janeiro.

Agenda – Na passagem por Aldeias Altas, o governador presidiu a entrega de 100 casas populares (Programa Minha Casa, Meu Maranhão), contemplando famílias nos povoados Águas Claras, Maracujá, Poço Dantas, Olho d’Água dos Venturas, Conceição, Cocalin e Burra Morta; e cinco sistemas de abastecimento de água, como parte das ações do Plano Mais IDH. Também acompanhou a distribuição de capacetes de um programa promovido pelo Detran para moto-taxistas e ampliação de pavimentação asfáltica (dois quilômetros) do Programa Mais Asfalto.

No Mirante inaugurado funcionam quiosques para a comercialização de alimentos e bebidas, banheiros, estão instalados guarda-corpos no entorno, tem iluminação pública moderna e passarela. Do alto tem-se visão privilegiada da cidade e dos seus principais pontos. Segundo o prefeito Lima, o Mirante “é obra do Maranhão para o Brasil e representa ponto turístico que fortalecerá a economia municipal pelo que atrairá de turistas”. Sobre a grande reunião popular que celebrou a inauguração, disse que “o povo é o protagonista da festa”.

Prestigiaram a cerimônia em Aldeias Altas a parlamentar Cleide Coutinho (herdeira política do marido, o saudoso deputado e ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho), o deputado estadual Adelmo Soares, o deputado federal licenciado e secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano Marcio Jerry, o secretário de Turismo Catulé Júnior. Todos recepcionados pelo secretaria municipal e pelos vereadores da base política do prefeito, liderados pela presidente da Câmara, Fernanda Bacelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.