
Por algumas horas Cajapió foi, nesse sábado, 24 de janeiro, capital do Estado. O governador Carlos Brandão e comitiva estiveram no município para entregar obras e serviços e consolidar o apoio do Governo do Estado às administrações municipais. Em pronunciamento, o governador fez um balanço da ação municipalista que desenvolve em favor do progresso territorial e do bem-estar das populações do interior.
Na cidade, a comitiva governamental, com o deputado federal Juscelino Filho e o estadual Florêncio Neto, foi recepcionada pelo prefeito Rômulo Nunes, pelo líder municipal e ex-prefeito Marcone Marques, pela secretária de Administração e Finanças Cleiane Barros, vereadores, secretários municipais e lideranças regionais. Todos com rasgados elogios à parceria Governo do Estado e Prefeituras.
Agenda – Na oportunidade foram entregues as novas instalações da Delegacia de Polícia, os serviços do Viva/Procon (cidadania), cinco quilômetros de pavimentação asfáltica para a ligação rodoviária entre a sede municipal e a Praia de Itapéua e equipamentos do Programa Minha Renda, destinados a empreendedores informais. Os líderes locais avaliaram a importância das ações para o bem-estar da população e o progresso físico do território.
O governador fez um balanço dos resultados da parceria para os municípios maranhenses (cerca de 190 comunidades com uma diversidade de obras e serviços) e justificou os investimentos em obras urbanas (principalmente rodovias de integração em direção a áreas de apelo turístico na Baixada Maranhense). Revelou os benefícios que os empreendimentos proporcionam a diversas faixas da população.
Integração – Citou as ligações Guimarães – Araóca, Cajapió – Itapéoa, Cedral à Praia de Barrerão, Pindobal – Cururupu, Anajatuba – São João Batista, Bequimão – São Bento, Cujupe – Baixada, Cujupe Pinheiro, Vitória do Mearim – Pinheiro (MA-014), Pinheiro – Santa Helena, Santa Helena – Governador Nunes Freire, Santeiro – Pedro do Rosário. Todas tornando seguro e rápido deslocamento entre comunidades produtoras e/ou em direção a áreas de potencial turístico, algumas já respondendo com resultados.
Para o prefeito de Cajapió, Rômulo Nunes, e o ex-prefeito Marcone Marques, o conceito municipalista adotado pelo governador é uma brilhante iniciativa para permitir às gestões municipais investir em projetos de grande alcance, que seus limitados recursos orçamentários não permitem. “Isto só é possível com essa parceria”, acordam os dois líderes.
Casa arrumada – Cajapió experimenta avanços consideráveis há oito anos, quando o atual grupo político assumiu o poder e iniciou um programa de restauração para corrigir o caos administrativo herdado de gestões anteriores. A responsável por estes resultados é a secretária de Administração e Finanças, Cleiane Barros, também ex-primeira-dama. Diariamente se dedica a manter as contas equilibradas, os servidores pagos em dia e os fornecedores atendidos sem atraso.
“Foi uma luta árdua corrigir anos de descaminho, só vencida com muita disposição e aplicação de conhecimentos. Felizmente conseguimos alcançar a adimplência, também graças a essa parceria proporcionada pelo Governo do Estado. A relação do prefeito com o governador tem sido de grande valia para promovermos o progresso e o bem-estar que o município e a população estão a exigir”, reconhece a secretária.


