Cedral pode ganhar cais na Pontinha

A localidade Pontinha, em Cedral, tem projetada a instalação de um cais (ou rampa) entre os planos do prefeito Fernando Cuba. O assunto foi discutido nesse domingo numa reunião com o deputado federal João Marcelo, durante visita do parlamentar ao município, em campanha pela sua reeleição. Acompanhado do pai, o ex-senador João Alberto, ele foi recebido num café da manhã pelo prefeito e lideranças políticas e comunitárias locais. Depois foi visitar a área onde o gestor municipal pretende construir o porto, com acesso por vicinal já projetada.

Durante a visita ao local do futuro cais, o deputado exaltou a importância econômica da obra, localizada na confluência dos povoados Retiro e São Bento, este importante centro de concentração de pescadores e próxima de grande produção de pescado. O cais pretendido impulsionará a pesca, o turismo (“são lindas as praias da região”, reconheceram o ex-senador João Alberto, antes ali votado, e o deputado, agora buscando ser votado pela terceira vez no município.

Definição – Para o ex-senador, técnicos em política portuária é que definirão se a Pontinha ganhará um cais ou uma rampa. Mas admite que a construção é uma reivindicação justa e oportuna, considerando a rica produção de pescado nas cercanias do povoado São Bento e a beleza das praias às quais o obra permitirá acesso. Uma vicinal até a localidade será aberta pela gestão municipal, com recursos próprios, e os primeiros sinais de uma povoação já se fazem sentir, com a demarcação de áreas para a construção de residências.

O prefeito destaca a importância da obra para a política pesqueira local e a de turismo, exaltando a beleza das praias. A essa política o secretário municipal da Pesca, Jaisson Melo (“Bonito”) acrescenta a defesa do meio ambiente, que ele admite sofrerá a influência da construção. Outros defensores da obra são o ex-vereador Ronilson e o líder comunitário Silas, ambos empresários do ramo da pesca, que veem com expectativa a implantação da obra, uma antiga aspiração dos pescadores. E consideram a obra uma resposta aos pescadores.

Realizador – Tradicional correligionário de Fernando Cuba, João Alberto acredita na disposição do prefeito em incrementar a construção da vicinal, enquanto aguarda os tramites legais para a consecução dos recursos financeiro, via emenda parlamentar, transcorrerem. Crente na reeleição, principalmente com os votos de Cedral, onde é tradicionalmente votado, João Marcelo diz que a emenda será uma das primeiras providências que tomará quando retornar ao mandato em Brasília.

As tentativas de urbanização da área têm sido tentadas, mas apenas medidas paliativas não resolvem os graves problemas de utilização do local, que se traduz num desafio para os pescadores quando chegam com pescado para encaminhá-lo para o mercado consumidor. Fernando Cuba classifica o trabalho como importante saída para o fortalecimento econômico da economia do município. O deputado federal João Marcelo considerou a conquista da emenda questão de honra para o seu exercício parlamentar. E João Alberto destacou: “Fernando Cuba é um realizador; e João Marcelo é político de compromisso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *