Outeiro, em Cedral, resgata sua regata

 

Ao resgatar a mais badalada promoção que se realiza na Praia de Outeiro, a gestão do prefeito Fernando Cuba, em Cedral, retomou a animação da regata para a localidade e ressuscitou o clima festivo que caracteriza a comunidade dos apaixonados pelas atividades no mar. Depois da paralisação de dois anos, imposta pela pandemia, a festa teve ares de grande evento nesta edição de 2022. Reativou o toque turístico, movimentou a economia formal e informal e promoveu a integração de pescadores da Floresta dos Guarás, áreas vizinhas e de maior distância da região.

Bancada exclusivamente pela prefeitura, a festa teve prémios maiores, concursos de beleza (garoto e garota regata) e outras novidades que atraíram grande público nos dias 6 e 7 de setembro. Os resultados foram tão auspiciosos que a organização planeja para o ano que vem uma celebração inesquecível. “O povo mostrou estar saudoso de festa e nos animou a pensar em algo grandioso para 2023”, disseram os secretários Jaisson Melo (Pesca) e Branco Melo (Cultura e Turismo).

História – A Regata do Outeiro nasceu pela iniciativa do professor da rede municipal Demerval Santos, em 1979, motivado pelo aproveitamento do movimento de marés da localidade e para dar utilidade às belezas naturais do lugar. No princípio, foram atraídos pescadores da vizinhança (até de São Luís) e suas embarcações (canoas e catamarãs). Numa época generosa em patrocínios, o evento cresceu e fez história. Viveu, depois, certo declínio até a retomada pelo poder público, por iniciativa do prefeito Fernando Cuba.

Na atual edição, depois de dois anos sem acontecer, a regata resgatou sua movimentação e seu prestígio. Teve ampla divulgação regional, atraiu maior número de competidores, diversificou o tipo de embarcações concorrentes, estimulou a participação com a elevação do valor dos prêmios (perto de R$ 45 mil) para os melhores classificados (do primeiro ao terceiro lugares). Também incorporou novidades como o concurso Garoto e Garota Regata, votados pela internet, corpo de jurados e pela população. A regata ganhou destaque no calendário de eventos municipais e promete força total em 2023.

Apoio – Sob a coordenação das Secretarias de Pesca e Cultura/Turismo, equipes do secretariado empenharam-se na organização e dividiram o sucesso da promoção resgatada. Uma empresa local, conhecedora da realidade regional, encarregou-se da divulgação, a que o prefeito atribui grande parte do sucesso alcançado. Outra grande colaboração foi da modelo Elizabete Brito (Miss Mirinzal e candidata a Miss Maranhão) e de Laila, cuja inteligência e talento foram de grande valia.

Ao bancar sozinho o evento, o prefeito, pelo Tesouro Municipal, apostou no retorno do investimento, pela movimentação do comércio formal e informal, pela expectativa da presença de público interno e externo, pela divulgação e pelo sucesso da vacinação (90% da população imunizada). “Não tememos a concentração de público, porque respeitamos as regras sanitárias quando do pico da enfermidade”. Fernando Cuba apostou e venceu.

RESULTADOS:

 CATEGORIA CANOA GRANDE

1° GARROTE
2° DEUS ME PROTEJA
3° COM DEUS VENCI

CATEGORIA MÉDIA

1° FASCINANTE
2° FÉ EM DEUS
3° O CHEFE
4° SABÃO
5° CORAÇÃO DE MÃE

CATEGORIA PEQUENA

1° DEUS É MAIOR
2° MENSAGEIRO DA PAZ
3° DEUS É QUEM SABE
4° O CICLONE
5° SALMO 91

CATEGORIA CATAMARÃ

1° POSSEIDON
2° ATUN
3° FENIX
4° PLANADOR
5° SONIC


GAROTO E GAROTA REGATA 2022

Garota 1° Lugar: Kayla Bianca Rabelo Santos

Garota 2° Lugar: Brenda Luíza Garcia Rabelo

Garota 3° lugar: Paola Kassandra Louseiro Monteiro

 

Garoto 1° Lugar: Thiago Silva Barbosa

Garoto 2° Lugar: Hudson Matheus Costa

Garoto 3° Lugar: Kleuberth Soares Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *