Buriti mostra fé na festa para Sant’Ana

O prefeito Arnaldo Cardoso, a primeira-dama Luziene Cardoso, a secretária municipal de Administração Cristina Cardoso, o deputado federal Júnior Lourenço e o pré-candidato a deputado estadual Florêncio Neto lideraram a procissão de encerramento dos festejos de Sant’Ana e São Joaquim em Buriti (ex-Inácia Vaz). A devoção à padroeira foi demonstrada por milhares de fieis locais, das redondezas e de outros Estados, ao longo de 11 dias. A festa associou celebrações litúrgicas a atividades de entretenimento.

Sob o tema “Com Sant’Ana comprometidos na missão da igreja” e o lema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mt. 16.13), foi aberta a celebração com o levantamento do mastro, exposto entre 16 e 26 de julho, no Lago Cultural de Sant’Ana nas cercanias da igreja-matriz. Os devotos e os representantes de órgãos públicos e privados e de organizações religiosas e não-religiosas patrocinaram as noites. Ao final, após procissão, o padre Jerry Rocci Guimarães agradeceu a colaboração de todos, em meio a ruidosa queima de fogos.

Roteiro – A festa em louvor aos pais de Maria e avós de Jesus retomou o brilho dos anos anteriores, interrompido nos dois últimos pela pandemia que se impôs ao mundo. De 16 a 25 de julho movimentaram-se, como noitantes, ciclistas, professores, servidores públicos de todas as áreas do município, estudantes, sindicalistas, lideranças comunitárias urbanas e rurais, integrantes de pastorais e outros movimentos religiosos, líderes políticos, integrantes de corporações militares e paramilitares e organizações de trabalhadores.

Do roteiro constaram a celebração diária de missas, ministração dos sacramentos do batismo, da crisma, da Primeira Eucaristia e formação de nova turma de catequistas (no domingo, 24) e encerramento solene, no dia 26. Na data aconteceu missa solene das avós (8h), procissão e missa campal (17h). Estes últimos atos registraram presença numerosa de público, multidão que surpreendeu até os mais tradicionais frequentadores da celebração ao longo dos anos.

Manifestações – A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Luziene Cardoso, comemorou o êxito do festejo e aproveitou para descrever os programas que sua pasta desenvolve em favor dos bários segmentos da comunidade, tanto na zona urbana como na zona rural. Falou com entusiasmo das ações a cargo do CRAS e do CRES para inclusão social de camadas vulneráveis da população. Exultou quando falou dos projetos que tem as crianças e os adolescentes como objetivo.

O prefeito Arnaldo Cardoso aproveitou para falar da parceria como Governo do Estado, cujos resultados podem ser comemorados e estão demonstrados nas várias obras e serviços que estão à vista de todos no cenário municipal. Sobre a festa religiosa ele se reportou à tradição que ela representa, ao estímulo que dá à economia municipal e ao incremento ao turismo religioso. “Esta importância justifica o apoio que nossa gestão empresta à liderança religiosa para a realização dos festej9s”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.