Programação extensa celebra os 258 anos de Pastos Bons

O 258° aniversário de emancipação político-administrativa de Pastos Bons, dia 28 de julho, mereceu sete dias de comemoração, com intensa programação de entregas de obras e serviços e assinatura de atos destinados a promover novas intervenções no cenário urbano municipal. A comunidade acompanhou o cumprimento da agenda, presidida pelo prefeito Enoque Mota e pelo vice Reinaldo (do Raimundo Sena) de Sousa. A festa aconteceu simultaneamente ao festejo de São Bento, padroeiro local.

Os deputados Antônio Elizabeth Gonçalo (federal) e Ariston Ribeiro (estadual) prestigiaram a celebração religiosa e se abstiveram dos atos políticos e administrativos, em razão das proibições estabelecidas pela legislação eleitoral, considerando sua condição de pré-candidatos no pleito deste ano. Ambos elogiaram a atuação do prefeito Enoque Mota e da equipe de governo e a aplicação dos recursos destinados, a título de emenda, para o município.

Programação – Entre 24 e 31 foi cumprida programação de entrega de obras relativas à Educação, Saúde e Infra Estrutura, principalmente na zona rural, dentro do espírito da administração em interiorizar os benefícios com os quais a zona urbana é frequentemente contemplada. Assim foram inauguradas obras novas e readequadas instalações físicas para escolas, unidades de saúde, vicinais, infraestruturais urbanísticas e desenvolvidas ações de inclusão social.

Assim foram contemplados povoados como Bom Jardim, Anajás, Orozimbo, Santa Fé. E cumprida agenda que incluiu lançamento da pedra fundamental da futura iluminação pública em LED (na Avenida Domingos Sertão), visita a obras em andamento no Centro de Entretenimento do Rio Balseiro (de incremento ao turismo) e do Estádio Ditão (de estímulo ao esporte), entrega da reforma do hospital municipal, de calçamento em asfalto e bloquete de vias, do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), entrega de cestas básicas, de kits do Mais Renda a empreendedores informais e do prédio reformado da Prefeitura, agora batizado com o nome do ex-prefeito José Gonçalo de Sousa.

Manifestações – Administradores municipais e populares associaram a satisfação da festa à atuação positiva do prefeito em favor de uma administração voltada para o bem-estar do povo e o progresso do município. Assim, o secretariado destacou a atenção do prefeito para com os programas e projetos que lhe são apresentados, a incorporação de ações federais no âmbito municipal e a associações de iniciativas estaduais que promovam desenvolvimento regional integrado. Foi muito elogiada a parceria estabelecida pelo Governo do Estado com os municípios, o que permitiu a Pastos Bons ganhar equipamentos comunitários e ações sociais que aliviaram e aliviam problemas de ordem estrutural.

Entre os populares, depoimentos colhidos junto a beneficiários dos programas sociais reafirmaram a posição de liderança do governo Enoque Mota entre os mais bem sucedidos da organização estadual. Maria Luiza da Silva Barbosa, contemplada com o Mais Renda, manifestou gratidão pelo estímulo à venda de espetinho, agora com estímulo financeiro (R$ 500) e orientação; Evanda Maria Lopes dos Santos festejou a volta às condições de uso da Praça do Encontro, renomeada “Margaria Dias Paes”, onde a comunidade costuma comemorar as datas populares. Construída pelo pai de Enoque Mota (Luís Ferreira Mota), quando prefeito em 1985, agora foi revitalizada pelo filho. “Aqui fazemos a celebração das festas populares (Natal, Carnaval e similares) com a reunião das famílias”, informa dona Evanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.