Mercado, em Barreirinhas, vira atração turística

“Estamos entregando um equipamento de alta qualidade, investimento de R$ 7 milhões. Um presente para Barreirinhas, para os feirantes, para os que compram aqui seus alimentos e, principalmente, um novo atrativo para o turismo local. Aqui, todos encontrarão um ambiente agradável, saudável, higiênico e, sobretudo, um novo cartão-postal para a cidade”, pontuou o governador Carlos Brandão ao entregar o reconstruído e ampliado Mercado Municipal da cidade, financiado pelo Governo do Estado. Com a aprovação do prefeito Doutor Amílcar Rocha e aplauso dos locais.

Brandão destacou, ainda, o impacto do empreendimento na geração de emprego e renda na cidade, que é a principal “porta de entrada” do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. E anunciou a intervenção do Estado na readequação do aeroporto local. “Esta, também, é uma realização importante para intensificar o turismo na região, com vistas a dinamizar a economia, promover o mercado de trabalho e proporcionar geração de emprego e renda a uma imensa força de trabalho emergente”, completou o prefeito.

Concepção – A reforma do mercado teve sua concepção inspirada no convênio “Cidade Empreendedora”, do SEBRAE, desenvolvida pela parceria Prefeitura e Governo do Estado. Segundo o coordenador do “Projeto Meu Mercado, Encantos e Amores” (lema da administração municipal), Regis Reis, a ideia nasceu durante a campanha do prefeito, evoluiu para o plano de governo municipal e conquistou o financiamento do governo estadual (inicialmente com o então governador Flávio Dino e admitido pelo governador Carlos Brandão).

Assim, a reforma associou a atividade comercial ao incremento ao mercado de trabalho (para geração de emprego e renda) e como atrativo ao turismo. Dessa forma, o mercado tem mais de 100 boxes para venda de alimentos, área para mais de 100 carrinhos do Programa Mais Renda (de pequenos empreendedores) e comércio de produção artesanal. Com este objetivo turístico funcionará à noite, entre quinta e domingo. Os ocupantes de áreas no mercado estão orientados sobre gastronomia, manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, gestão de turismo e marketing.

Agricultura – À imponente figura de engenharia presente no cenário urbano, representativa de novo cartão-postal, a obra se impõe como parte do cenário que os turistas apreciarão, além das lagoas e dunas que pontificam na região. Essa crença do governador, manifestada durante seu pronunciamento, encontrou acolhida na avaliação do deputado estadual Júlio Mendonça e de alguns visitantes presentes à solenidade.

O parlamentar, votado na região, saudou o novo Mercado Municipal de Barreirinhas como impulsionador da produção agrícola local. Conhecedor da zona rural do município, ele revelou que lá está a maior produção de mandioca do Estado, além de expressivo cultivo de caju e melancia, “com aproveitamento da castanha de caju”, acrescenta Regis Reis, também secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico. Para o deputado, situações que justificam o investimento feito na reconstrução.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Ribamar Barreiros (Ribinha do Sindicato), a obra reflete na vida dos feirantes e produtores rurais, principalmente os da agricultura familiar. “Esta atividade tem considerável papel na economia municipal, fundamentada numa expressiva produção agrícola “nem sempre reconhecida”, admitem os dois secretários.

Assistência – Desviando-se da programação oficial, o prefeito levou o governador a áreas recentemente alagadas por chuvas torrenciais que caíram em algumas localidades do município. Observando a situação, determinou ao secretário de Infraestrutura (SINFRA), Aparício Bandeira, a constituição de equipe da repartição para visitar as áreas e estabelecer uma programação de emergência para correção dos problemas criados, a partir de suas origens.
O governador aproveitou o ensejo para fazer um balanço dos prejuízos causados pelas chuvas em territórios do Estado. Disse que a situação está sob controle, que famílias atingidas estão sendo atendidas e assistidas, que os problemas determinados pelas enchentes estão sendo solucionados e os órgãos de vigilância monitoram ininterruptamente as áreas sob ameaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *