Olinda Nova celebra 26 anos de soberania

O 26º aniversário de soberania (emancipação) de Olinda Nova do Maranhão, na segunda-feira 6 de setembro, foi comemorado com entrega de obras e anúncio de outras pela prefeita Conceição Cutrim. A festa foi prestigiada pelo secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (representando o governador Flávio Dino), e pelo prefeito de Cajapió, Marcone Marques. A família Cutrim, que liderou o movimento de criação do município, esteve representada pelo patriarca Edmar e seu filho Glalbert (deputado estadual), que representou o irmão Gil (deputado federal).

A emancipação, na década de 1990, deu-se por iniciativa do então deputado estadual Edmar Cutrim, autor do Projeto de Lei nº 183/95, que se transformou na Lei nº 6.414, de 6 de setembro de 1995, assinada pela então governadora Roseana Sarney. O território foi constituído pelo desmembramento de áreas de Matinha, São João Batista, São Vicente de Ferrer e Viana. Assim realizou-se o sonho dos pioneiros Filomeno Penha de Castro e Antônio Alexandre Serra Freire.

Parceria – A prefeita Conceição Cutrim comemorou com entrega de obras, realizadas neste oito meses de administração, parte delas financiadas com recursos próprios, parte com parceria do Governo do Estado. Foram entregues escolas, serviços de pavimentação, empreendimentos de saneamento básico e outras realizações destinadas ao bem-estar da comunidade, principalmente dirigidas à população carente.

O prefeito de Cajapió celebrou o fato de a iniciativa do governador Dino haver inspirado parcerias entre as gestões municipais, fortalecendo o relacionamento entre os gestores. “Vimos prestigiar a festa da companheiro Conceição Cutrim e trazer o nosso incentivo ao seu trabalho em favor do desenvolvimento regional integrado”, disse Marcone Marques.

Balanço – Entre as obras entregues nestes oito meses, de iniciativa própria ou em parceria com o Estado, a prefeita citou revitalização de prédios públicos destinados à educação, Praça da Matriz (com os agradecimentos do padre Nilton Lima), Farol do Saber, escola digna em Queluz, pavimentação de ruas e avenidas, calçamento da Rua dos Correios, Ginásio “Newton Martins de Castro, iluminação pública do trecho da MA-014 que corta o município, caixas d’água.

Território – Para o futuro, vem aí a Praça da Família e mais asfaltamento. A ordem de serviço para a pavimentação será assinada ainda esta semana, em cerimônia em São Luís, no Palácio dos Leões, conforme informe da prefeita. Será uma nova etapa do Programa Mais Asfalto no município.
Localizado na Mesorregião da Baixada Ocidental Maranhense, Olinda Nova do Maranhão é constituído pelos bairros Centro, Santa Clara (Bairro Novo), Nova Olinda, Curva da Mangueira, Iraque, Queluz, Gameleira, Coqueiro. Possui lindos campos hídricos e o Lago do Coqueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.