
Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense, ganhou sua unidade da Arena Brasil, programa do governo federal de inclusão social pela democratização do esporte e incentivo às práticas de atividades físicas e de lazer. Está instalada no Bairro dos Tocos e conta com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parque infantil, área de convivência e iluminação, permitindo o uso noturno.
A inauguração, dia 29 de janeiro, foi presidida pelo ministro do Esporte, deputado federal licenciado André Fufuca, que coordena o projeto, considerado um dos mais bem sucedidos do Governo Lula. “Estamos em 25 Estados, com 800 unidades em funcionamento e duas mil em construção”, contabiliza o ministro. Com ele o prefeito Toca Serra.
Emendas – Na comitiva estavam os deputados federais Duarte Júnior, Marreca Filho e Marcio Jerry. Eles aproveitaram para fazer um balanço das emendas parlamentares destinadas ao município na duração dos seus mandatos. Marreca Filho contabilizou oito milhões de reais em emendas e Marcio Jerry seis milhões de reais.
Conforme o prefeito Toca Serra os recursos foram de grande valia para construir sistemas de abastecimento de água e outros empreendimentos estruturantes, colocando o município em nível de desenvolvimento compatível com outras unidades administrativas do Estado.
Agradecimentos – O prefeito considerou-se gratificado pela celeridade com que o ministro Fufuca encaminhou o projeto da Arena Brasil do município. A ordem de serviço foi assinada em junho de 2025 e obra está pronta e em funcionamento seis meses depois. “O povo de Pedro do Rosário é todo gratidão”, enfatizou Toca Serra.
O prefeito aproveitou para agradecer a parceria do governador Carlos Brandão, cujo conceito municipalista adotado em sua administração está permitindo a realização de obras estruturantes, principalmente de integração territorial, aproximando comunidades, permitindo a circulação da produção e promovendo riquezas.
Sucessão – Em meio aos eventos administrativos, um fato político ganhou destaque: a mudança no critério da sucessão municipal ainda distante, em 2028. É que a Família Mendes desistiu do acordo firmado quando da eleição de Toca Serra, em 2020, de ele apoiar um nome do clã, historicamente ligado à emancipação municipal.
Depois de comunicado oficialmente da desistência, Toca Serra apresentou o nome do sobrinho Felipe Serra, que começa a ser trabalhado com tempo para ser absorvido pela comunidade eleitoral. “Ele tem acompanhado o nosso grupo com atenção, já mostrou habilidades e capacidade de negociação. E temos tempo para aprimorar sua performance política”, aposta o prefeito Toca Serra.

Toca Serra e ministro André Fufuca cumprimentam-se ante a placa da Arena Brasil



