Segurança e água são problemas em Santa Rita

Abastecimento de água e segurança pública são problemas enfrentados pela administração municipal, mas com soluções acenadas pelo Governo do Estado. Foi com esta expectativa que o prefeito Hilton Gonçalo recebeu o governador Flávio Dino e o vice Carlos Brandão (assume em 31 de março, com a desincompatibilização de Dino) nessa semana. Antes, Gonçalo integrara o comitê de recepção da comitiva governamental em Bacabeira, onde a esposa de Hilton, Fernanda, é prefeita. “Para Santa Rita é um dia histórico”, observou o prefeito.

Dino inaugurou o 67º Restaurante Popular, assinou ordem de serviço para conclusão de uma das cabeceiras da ponte em Areias (amplia a ligação da sede com várias povoados), distribuiu itens dos programas sociais que o Estado implemente, entregou cartões do Minha Casa Melhor e renovou ações já instaladas no município. O governador aproveitou para reforçar a ideia da parceria como instrumento de progresso e bem-estar, cujos resultados todas as gestões municipais celebram.

Destaque – O deputado Ariston Ribeiro, que representa os interesses de Santa Rita e Bacabeira na Assembleia Legislativa, destacou a atuação de Gonçalo na prefeitura (é o terceiro mandato do gestor), enalteceu a presença do governo estadual no território (com financiamento de obras e serviços) e reafirmou sua disposição de prosseguir atuando na ALEMA em favor do progresso e do bem-estar das populações que representa. Ribeiro observou que Gonçalo, no atual mandato, está se superando, se comparado com os exercícios anteriores. Sobre o Restaurante Popular, Ribeiro, ao referir-se à qualidade da alimentação oferecida, assinalou: “Comer bem é um problema de saúde pública”.

Já o vice Brandão recordou a longa amizade que o liga à família e ao território desde os tempos em que exerceu mandato legislativo, sempre merecendo a atenção do povo e sempre atento às necessidades populares. Também destacou a capacidade de trabalho de Hilton e de sua esposa Fernanda (antes como primeira-dama e, agora, como prefeita em Bacabeira), promovendo o bem-estar das populações a que servem. Enumerou os empreendimentos que o Governo Dino financiou e os itens de programas sociais distribuídos. Lembrou que o Governo Dino superou São Paulo em restaurantes populares (lá 59, aqui 67) e deve chegar aos 100 ainda com Dino no poder.

Água/segurança – O governador anunciou a presença do presidente da CAEMA na comitiva, especificamente para debater o problema do abastecimento em Santa Rita. Hilton informou que já abriu dezenas de poços, mas a população ainda sofre com o desabastecimento, apesar de uma sistema instalado em Areias, mas que precisa ser ampliado. O prefeito apresentou duas alternativas: aprimorar o sistema de Areias ou incorporar a rede municipal ao Sistema Italuís, que passa pelo município a caminho de São Luís. Estas e outras alternativas começaram a ser discutidas.

Acerca da segurança, Dino informou que ainda este mês faz incorporações nos sistemas de segurança pública e autorizará lotação de agentes militares e civis em Santa Rita e região. Garantiu que esta presença maior das forças policiais proporcionará tranquilidade às famílias. Com o que o prefeito manifestou agradecimento pelas providências anunciadas. “O governo ajudou muito – Brandão contribuiu para a Praça da Juventude e outros equipamentos, como nosso antigo parceiro. Por tudo o que nos foi ofertado somos gratos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.