Estado integra Bequimão ao mundo digital

A comunidade de Bequimão está habilitada a pertencer ao cenário da inclusão digital. Neste domingo, 5 de janeiro, entre a implantação de serviços de iniciativa estadual promovida em Bequimão, pelo governador Carlos Brandão, está a Estação Tech. A unidade promove, além da inclusão digital, oferta de aprendizado e conexão tecnológica, capacitando mão de obra para o virtual mercado de trabalho.

Integrando a comitiva do governador que visitou Bequimão para inaugurar obras e serviços e inspecionar empreendimentos em andamento, o secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Saulo Lima, explicou o que faz uma unidade do gênero, programa federal que ganhou versão estadual para atender a todo o Maranhão.
Uma Estação Tech é equipada com computadores, impressoras 3D e outros equipamentos para oferecer oficinas e capacitações, com o objetivo de preparar as pessoas para o mercado de trabalho tecnológico. Hoje o Maranhão tem 20 estações – entre federais e estaduais – e o governo Brandão pretende, em sua versão estadual, instalar 150. Elas vão além da simples informática.

Agenda – Este foi um dos eventos constantes da programação de Carlos Brandão durante a passagem por Bequimão (anunciou a intenção de ir à Praia de Araoca, em Guimarães, relaxar da maratona). Na cidade, ele entregou a Praça da Família, uma unidade do Procon/Viva, e instalações físicas para o funcionamento da AGED e da AGERP; visitou obras em andamento no Hospital Municipais “Lídia Martins” e da Barragem “Maria Rita”/Rodovia, que liga Bequimão a São Bento.

Na visita à barragem e a estrada, o governador falou da importância dos dois empreendimentos para a integração regional da Baixada Maranhense, para a agricultura familiar, para a segurança do tráfego intermunicipal e para o esporte aquático. Informou que espera entregá-la em julho. Ao prefeito anunciou a autorização de uma escola militar e uma nova praça, em frente ao cemitério.

Parceria – Para o prefeito José Martins, a visita foi a reafirmação do prosseguimento da parceria estabelecida entre os dois entes – Estado e Município – desde a gestão anterior (do ex-prefeito João Martins, cujo mandato terminou em 31 de dezembro). Na oportunidade, agradeceu ao secretário Orleans Brandão pela aproximação entre os dois gestores – prefeito Martins e governador Brandão.

Sobre a barragem/rodovia, o prefeito reafirmou que a obra consolida a realização de sonho de mais de 40 anos, cujos benefícios principais são a facilitação e o encurtamento de distâncias entre comunidades da Rota dos Campos e Lagos e o desenvolvimento da atividade econômica regional, principalmente pelo fortalecimento do turismo.

Aldo Brown quer presidir o Conguarás

Ao assumir o segundo mandato como prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo Brown lança-se a outro desafio: quer presidir o Consórcio Intermunicipal da Região da Baixada Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás). Ele iniciou a movimentação mesmo antes de organizar o governo municipal nesta nova fase. E tornou pública a intenção na posse esta semana.

Aos jornalistas e outras personalidades, ele justificou a pretensão: quer criar mecanismos que promovam o desenvolvimento regional integrado da região, porf meio de ações de explorem racionalmente o potencial, principalmente turístico, do Litoral Ocidental Maranhense. A proposta do consórcio está “em banho-maria” e tem tudo para potencializar o desenvolvimento econômico da região.

Posse – Aldo Brown e seu vice Zequinha tomaram posse dia 1° de janeiro, em cerimônia na Câmara Municipal. O ato solene atraiu grande público, principalmente porque, na mesma ocasião, foram empossados os vereadores eleitos em 6 de outubro para atuarem na legislatura 2025-2028. Antes de receberem o juramento do prefeito e do vice, os parlamentares elegeram a mesa diretora para o biênio 2025-2026.

O Poder Legislativo tem a seguinte direção: Natoniel Pinto Macário (presidente), Iara Coimbra e Joud Mendes (vices), Wanderly Gonçalves e Dino dos Santos (sectários). Completam o Parlamento: Nelci Mendes, Idácio Nogueira, Jocinelson Silva e Valdir de Jesus. Os juramentos de Aldo Brown e Zequinha foram recebidos por eles.

Parcerias – Aldo Brawn incrementará a parceria estabelecida, no mandato findo, com o Governo do Estado. Na ocasião deste anúncio, lembrou a construção em ritmo acelerado do Restaurante Popular do município, uma das marcas do apoio estadual à gestão municipal. “Esta é uma associação que vem rendendo frutos em empreendimentos para o município”, observou o vice-prefeito Zequinha.
Sem citar nomes, Brown referiu-se aos parceiros parlamentares – estaduais e federais – cujas emendas têm sido bem-vindas ao desenvolvimento do município. Observou que, nas idas a Brasília, tem estreitado o relacionamento com estes parceiros e os frutos da parceria estão presentes aos olhos da população.

Planejamento – O prefeito falou de sua felicidade em ter recebido do povo nova prova de confiança para administrar os destinos de Porto Rico do Maranhão do papel que os vereadores exerceram em seu mandato anterior e no que vão exercer agora, no plano de metas que será ampliado e sobre o planejamento que orienta suas ações.

Sobre a presidência do Conguarás, disse que pretende intensificar os contatos com os colegas da região, mostrar-lhes suas intenções para dirigir o consórcio e conseguir a adesão de todos para comandar a campanha em sua etapa definitiva e preparar o processo eleitoral destinado ao estabelecimento do comando. “Acredito muito neste projeto”, arrematou em conversa com jornalistas.