Turismo religioso em Milagres do Maranhão aguarda pelo santuário

“Em 2026, pela intervenção da padroeira, festejaremos a santa em seu santuário”. A expectativa é da secretária Aline Caldas (Educação) e do padre Mardônio Cabral, comemorando o crescimento do festejo e sua contribuição para o turismo religioso na Região do Baixo Parnaíba. Para os dois a celebração já comporta uma estrutura física do gênero, compromisso do prefeito Zé Augusto.

Na avaliação da comissão organizadora, a presença de público de fora (da cidade e do Estado) superou a expectativa, obrigando na criação de alternativas para hospedá-lo, como a transformação de escolas em alojamentos. O que já justifica a implantação de equipamentos (hospedarias e similares) e a existência do santuário, há muito esperado pela população.

Mídia – A movimentação na atual temporada pôde ser acompanhada pelas redes sociais mantidas pela gestão municipal e pelas instituições ligadas à igreja católica na região. A alta frequência ao festejo pode ser atribuída à intensa divulgação, despertando o interesse dos públicos religiosos e não religiosos. Ao longo de 11 dias numerosos eventos aconteceram.

O dia 15 de agosto, data maior da festa, teve programação especial, com celebração e concelebração, esta presidida pelo bispo do Crato (CE), dom Henrique Magnus, procissão pelas principais vias da zona urbana, missa solene e adoração. Mas durante os outros 10 dias foram de atividades religiosas (novena) e eventos de entretenimento.

Santuário – O sonho do santuário, antiga aspiração dos católicos da região, poderá realizar-se em 2026. O projeto deve ter financiamento federal, para o que as autoridades locais têm mobilizado a bancada maranhense no Congresso Nacional. Senadores e deputados têm sido contatados, em Brasília, para atuarem junto ao Ministério do Turismo e doarem emendas que consolidem a pretensão dos fiéis.

“Pela expressão que a festa tem tomado nos últimos anos, o santuário já se impõe, emprestando ao secular festejo a importância que ele tem alcançado”, defende o padre Mardônio. A secretária Aline Caldas associa-se à manifestação do religioso e confirma a determinação do prefeito em realizar a aspiração dos católicos de Milagres do Maranhão. E enfatiza: “Afinal, a cidade nasceu da fé”.

 

Areia Branca recebe de volta escola abandonada há 65 anos

“Estamos extinguindo o último ‘caixão’ destinado a sediar atividades escolares no município”. Assim, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, apresentou o novo prédio de ensino fundamental em Areia Branca, a Unidade Escolar “João Vieira de Sousa”, entregue à comunidade após um abandono de 65 anos. Ela foi totalmente reconstruída e reequipada, “fiel ao padrão FNDE”, conforme anunciou o secretário municipal de Educação, professor João Braga.

A reinauguração marcou momento histórico de reencontro de figuras proeminentes da sociedade cururupuense, ligadas o funcionamento do antigo “caixão”, por onde passaram muitos dos ancestrais e até mesmo autoridades presentes à cerimônia. “Aqui estudamos as primeiras letras”, recordou o  secretário de educação João Braga , lembrando contemporâneos que dividiram os bancos escolares com eles.

Modernidade – O prédio ganhou linhas arquitetônicas arrojadas, instalações funcionais e equipamentos eletrônicos que proporcionam aos seus alunos acesso à avançada tecnologia adotada na moderna técnica de ensino nas escolas. Aldo Lopes o apresentou, destacando sua preocupação com a Educação de qualidade e exaltando a rica contribuição do professor e secretário João Baga.
“Sou um homem simples e humilde, só com o ensino médio; mas tenho preocupação com a Educação dos nossos alunos. Trabalhamos para transformar a realidade, que era termos nossos estudantes submetidos naquele “caixão”; hoje encerramos o triste ciclo dos barracões servindo como escolas.
“Eu e nosso secretário João Braga celebramos esse prédio com tecnologia de ponta, laboratórios de Química, Biologia, Informática, Física e Robótica. Nossos alunos estão aptos, com nosso apoio, a participar de competições de robótica pelo Brasil e pelo mundo”, disse orgulhoso o prefeito.

Escola-Padrão – O secretário João Braga complementou: “Nos orgulhamos de estar entregando obra significativa para a Educação de Cururupu. Fruto da determinação e do planejamento do nosso prefeito Aldo Lopes, realizada com recursos próprios, padrão FNDE, supervisionada pela nossa equipe da secretaria”.

“Esta é uma escola digna, apta a oferecer o melhor e mais avançado ensino aos nossos estudantes. O prefeito Aldo Lopes também está de parabéns por extinguir a figura do ‘barracão’ como instalação de oferta de ensino; com esta escola cai o antigo bastião, graças ao planejamento, à coragem e à determinação de um gestor”, pontuou o secretário Braga.

O secretário ainda lembrou o educador e filósofo Paulo Freire: “Não se pode falar de Educação sem amor”. E foi mais longe com Freire: “A Educação não transforma o mundo; mas prepara as pessoas para transformarem o mundo”. A escola foi justificada por ele como resultado da gestão “Compromisso e Trabalho”, lema da administração Aldo Lopes. E anunciou para breve o início da construção da quadra poliesportiva da “João Vieira de Sousa”, da Escola “Edvaldo Monteiro” (para atender alunos das Vilas Liège e São Francisco) e a retomada da maior creche do município, interrompida há anos, a espera de ajuste.

Manifestações – A escola em Areia Branca mereceu manifestações de várias origens. Destaque para o vereador Jenner Braw, dos ex-prefeitos Francisco Pestana e Wilson Carvalho (também ex-deputado estadual) e do ex-prefeito de São Mateus, ex-presidente da FAMEM e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Ivo Rezende.

Unanimemente fizeram considerações sobre os avanços alcançados por Cururupu nas gestões de Aldo Lopes (foi reeleito para um segundo mandato em 2024). Elogiaram sua dedicação à Educação e o trabalho de recuperação que promove na rede física da educação municipal. Ivo Rezende prometeu estar sempre presente a cada investimento que o prefeito fizer para o progresso de Cururupu e o bem-estar de sua população.