Dirce de Jailson consolida progresso de Lima Campos


O progresso chegou a Lima Campos, em bases modernas, há oito anos, quando da eleição de Jailson Fausto Alves. A receita aprovou e está sendo mantida pela prefeita Dirce Rodrigues, conforme foi constatado pelos que compareceram às festividades de 60 anos de emancipação do município, desmembrado de Pedreiras. Dirce, Jailson (agora secretário de Governo e Articulação Política), o vice Vicente Neto e o presidente da Câmara, Francisco Cardoso, fizeram as honras, recepcionando os convidados e confraternizando com o povo.

Ao saudar a todos, a prefeita se confessou uma prestadora de serviços, preocupada em cuidar melhor das pessoas, procedimento que acredita seja o correto cumprimento de propósitos de um gestor no poder público. Ela determinou três dias de celebração, com ação social, inaugurações, lançamento de programas de capacitação e acompanhou a iniciativa da Câmara em homenagear com títulos de cidadania e certificação de Honra ao Mérito personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.

Ação social – Cinco mil cestas básicas foram entregues a famílias em situação de risco no primeiro dia de celebração, 13 de janeiro. O vice Vicente Neto destacou a atenção que essas famílias merecem da administração e os cuidados com que são atendidas em suas necessidades. O Mutirão do Progresso aconteceu na Praça Duque de Caxias e incluiu a oferta de serviços de cidadania e assistência sanitária. A comunidade aplaudiu o procedimento e compareceu em grande número.

A primeira ação no interior aconteceu na sexta-feira 14, com a inauguração do Espaço Comunitário “Maria José Pires Nunes”, no Povoado Bode. A instalação terá serviços assistenciais à saúde, enumerados pela secretária de Saúde Liduína Curvina, e atenderá outras obrigações administrativas que devem ser oferecidas à comunidade. Isto depois da celebração de uma missa em ação de graças pelo transcurso da data, mandada rezar no Centro de Evangelização.

Cidadania – Na noite deste dia, reunida em sessão solene, a Câmara, sob a presidência do vereador Francisco Cardoso, entregou perto de 40 títulos de cidadania e comendas de Honra ao Mérito a personalidades cujos serviços ajudaram na consolidação do progresso socioeconômico e do bem-estar social da comunidade limacampense. Entre os homenageados o ex-prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia; e o ex-prefeito de Lima Campos e atual secretário Jailson Alves, contemplado com a titulação e o Honra ao Mérito.

Ao agradecer a honraria, Maia lembrou que a região do Médio Mearim vive uma realidade político-administrativa revolucionária, graças mentes brilhantes como a de Jailson Alves, com quem compartilhou a gestão municipal (ele em Trizidela, Jailson em Lima Campos), promovendo inovações que hoje resultam em grande progresso. Com o que concordou a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, esposa de Fred, integrante deste novo grupo político.

Para Jailson o título representou a confirmação documental da informalidade com que já convivia, sentindo-se limacampense desde quando eleito prefeito pela primeira vez, em 2012, e reeleito em 2016. Ele enalteceu as novas lideranças que militam na região e lembrou que Fred Maia se prepara para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde colocará o novo modelo de fazer política representativa. Ele se disse satisfeito e honrado por ser “filho de verdade, com registro e tudo”, em fazer parte da história do município.

Educação/lazer e esporte – No sábado 15, a comunidade se reuniu para acompanhar a reinauguração do Farol da Educação, onde funcionará também a Secretaria da Juventude. Os secretários Kyara Alves (Educação) e Flávio Carvalho (Juventude) comemoraram a instalação do Progresso Jovem, como chamaram o Centro de Capacitação que funcionará nas instalações do farol e se destinará a formar a mão de obra jovem para a inclusão no mercado de trabalho.

Em seguida foram todos prestigiar a revitalização do açude municipal, renomeado a Orla, ponto turístico do município, abandonado há anos e agora readequado para ser a atração que representa e sediar acontecimentos compatíveis com sua finalidade. A reestruturação do espaço foi elogiada pelos visitantes e pelos locais.

Finalmente a comunidade se reunião para acompanhar a final do Campeonato Limacampense de Futebol, versão 2021, disputada pelas equipes do São José (campeão) e Feitoense (vice), com o primeiro ganhando de 5 a 1 do segundo. Para Jailson Alves e Orlando Rocha (secretário de Esportes) o campeonato serviu para mostrar a pujança da modalidade e confirmou o interesse de atletas de várias idades pelo futebol, fórmula para atrair principalmente jovens para saudáveis disputas, livres de desvio de conduta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.