Icatu, “cidades de todos” no lema do prefeito Wallace Azevedo, celebrou 408 anos de soberania dias 25 e 26 de outubro, com vasta programação elaborada pela equipe da Secretaria de Cultura, administrada por Ana Paula Azevedo Matos. Ela justificou a comemoração como ato de compromisso do prefeito Wallace Azevedo para com a história da quadricentenária comunidade, Icatu é o segundo mais antigo município do Maranhão, depois de São Luís, na informação do ex-prefeito, escritor e presidente da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes, José Almeida.
O roteiro, orientado pelo prefeito, teve atos religiosos, cívicos, esportivos, de lazer cultural e artístico. Eventos religiosos como o culto evangélico e a missa em ação de graças, disputas esportivas, competições de dança e show artístico de encerramento. O deputado Ricardo Rios prestigiou as festividades, como parceiro da administração municipal. E acompanhou o entusiasmo do prefeito durante toda a celebração. Reeleito, disse que vai continuar dando a Icatu o apoio necessário ao desenvolvimento regional integrado.
Programação – Na véspera da data natalícia do município, 25, os organizadores da agenda promoveram corrida de pedestres e circuito bike; competições de futsal, vôlei, futebol society e jogos de salão; comemoração de um ano da Sala do Empreendedor; atividades culturais pelos 11 anos de Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes; aulão de zumba e culto evangélico, com louvores, pregações e musical gospel com a Banda Marcados. O público das denominações teve participação ativa. A seleção de futebol local ganhou o amistoso contra a de Tuntum: 3 a 1.
No dia do aniversário, 26, uma alvorada iniciou a programação, seguida de cortejo animado pela Banda Sementes de Icatu, missa em ação de graças na Igreja-Matriz de Nossa Senhora da Conceição, inaugurações (quadra reformada no Povoado Crissanto e revitalização das Praças João Caburé – em Baiacuí – e Lurdinha Azevedo – no Mutirão); desfile cívico, Parabéns Icatu e show cultural (radiola Dacyn Days, Filhos da Terra, Tribo de Jah, Karlos Rakan, Forró Sacode – em parceria com o Governo do Estado – e DJ Handyson Jhones).
Destaques – Wallace Azevedo ganhou certificado pela aprovação popular (71%) à sua administração, medida pelo Instituto Voz e Opinião, do operador de pesquisas Antônio Pereira. A vereadora Georgete Santos também recebeu certificação pela especial atuação na Câmara. Ao agradecer a manifestação popular, ela se disse lisonjeada, mas representativa do seu papel de representante do povo. Reafirmou sua disposição de prosseguir trabalho pelo progresso de Icatu e pelo bem-estar das comunidades carentes.
O padre James Dean falou da importância da benção cristã; o secretário Estadual de Esportes, Naldir Lopes, exaltou o incentivo que o prefeito dá ao esporte, com a criação de equipamentos; o municipal da área agradeceu ao prefeito o apoio às iniciativas da pasta, O secretário estadual de Turismo, Paulo Matos (com laços familiares na região – mãe nascida em Icatu e pai em Axixá) assegurou reforçar a política do setor no âmbito municipal, explorando o potencial. Citou obras no cais em Mamuna, em andamento, e outras já negociadas com o governador Carlos Brandão.
Parcerias – O vice-prefeito Carlos Pereira e a secretária da Mulher, Naiara Azevedo, falaram, respectivamente, da capacitação de mulheres para o mercado de trabalho e dos instrumentos de defesa da integridade física do gênero quando ameaçado de violência dentro e fora do lar (ela); e da revolução administrativa em todas as áreas provocadas pelo prefeito, que buscou parcerias no Governo do Estado e nos parlamentos (com os deputados Ricardo Rios, estadual reeleito; e João Marcelo, federal, não reeleito, mas expressivamente votado na cidade).
Wallace Azevedo manifestou satisfação pela participação popular na festa. Falou da importância do ecumenismo religiosos, respeitando as crenças da maioria da comunidade. Sobre a certificação do Instituto Voz e Opinião disse ser a resposta do povo ao trabalho que desenvolve, focado no bem-estar das comunidades carentes e no atendimento às necessidades básicas da comunidade como um todo. Anunciou que vai continuar pedindo ajuda as várias frentes, como a iluminação ao estádio e melhoramentos urbanos e incrementando o civismo, principalmente entre os jovens.