Com trabalho e parcerias, Léo do Banco impulsiona crescimento e entrega obras importantes em Jatobá

O município de Jatobá vive um novo momento de progresso sob a liderança do prefeito Léo do Banco. Em um dia marcado por importantes inaugurações, a cidade se tornou palco de um grande evento que reuniu lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e a população, evidenciando o avanço consistente da gestão e movimentando toda a região.

As entregas contemplaram áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura, com destaque especial para os investimentos na educação, que vêm transformando a realidade dos alunos com escolas reformadas, climatizadas e estruturadas dentro de um novo padrão de qualidade.

Entre as entregas, destaque para a inauguração da UBS da Taboca da Onça; Inauguração dos Correios, do Centro Integrado de Educação Especial, Conselho Tutelar; Farmácia Básica Escola Lêda Tájra e calçamento da Rua da Creche

Após as inaugurações:

as autoridades seguiram para um almoço e churrasco liberados na Fazenda Laura.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Angélica, ressaltou a emoção de fazer parte desse momento histórico para o município.

 

“É muito gratificante participar da entrega de obras tão importantes. Ver o sorriso de cada pessoa mostra o quanto esse trabalho tem feito a diferença. Seguimos firmes, contribuindo com ações que impactam diretamente a vida da nossa população”, afirmou.

A secretária de Educação, Consuelo, reforçou o compromisso com o futuro das crianças e jovens de Jatobá.

“Estamos construindo uma nova história. As escolas foram totalmente revitalizadas, climatizadas e preparadas para oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo. É um trabalho feito com dedicação e responsabilidade”, destacou.

O ex-prefeito de Barão de Grajaú e pré-candidato a deputado estadual, Gleydson Resende, destacou o avanço visível do município.

“Jatobá tem avançado de forma clara. O prefeito Léo tem feito um trabalho próximo da população, com resultados concretos. A satisfação das pessoas é visível, e isso mostra que o município está no caminho certo”, pontuou.

A deputada federal Amanda Gentil também enfatizou a importância da união política para garantir resultados.

“É através da parceria que conseguimos levar recursos para áreas essenciais, permitindo que o município avance e proporcione mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

O prefeito Léo do Banco fez questão de destacar que todo esse avanço é fruto de uma construção coletiva baseada em parcerias sólidas.

“Esse momento que Jatobá vive é resultado de muito trabalho e união. Temos a parceria do Governo do Estado, do deputado federal Pedro Lucas, da deputada federal Amanda Gentil e do nosso futuro deputado estadual Gleydson Resende, que têm sido fundamentais para trazer investimentos e impulsionar o desenvolvimento do nosso município. E vamos continuar avançando com mais obras e mais conquistas para o nosso povo”, declarou.

JEIS 2026 é encerrado com grande celebração, premiações e entrega de novos ônibus escolares em Itapecuru-Mirim

A cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares Itapecuruenses (JEIS) 2026 marcou um momento de emoção, conquistas e importantes avanços para a educação do município. Realizado em sua 23ª edição, o evento reuniu estudantes, professores, gestores e autoridades em uma grande celebração do esporte aliado à educação.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Paulo Buzar, destacou a importância do evento e os impactos positivos para a comunidade escolar. Em sua fala, ele ressaltou a emoção de mais uma edição concluída com sucesso:

“Estamos muito emocionados com a conclusão dos jogos escolares, que já estão na sua vigésima terceira edição. Este ano foi fenomenal. E para abrilhantar ainda mais esse momento, o prefeito Felipe Marreca entregará 10 novos ônibus com ar-condicionado para o transporte dos estudantes. Isso garante mais conforto, pontualidade e tranquilidade para os pais. O mais importante é que escola e transporte caminham juntos para fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos. E esse encerramento será uma grande surpresa para todos.”

O prefeito Felipe Marreca também celebrou o sucesso do JEIS 2026, destacando o crescimento do evento e os investimentos realizados na educação do município:

“Hoje é dia de premiar e parabenizar todos os vencedores, mas também todos que participaram dessa grande festa esportiva da educação. Conseguimos realizar um JEIS ainda maior que o do ano passado, e ver a alegria dos alunos recebendo seus troféus e medalhas é gratificante. Além disso, entregamos um presente importante para a comunidade escolar: 10 novos ônibus com mais acessibilidade e conforto. Também assinamos quatro ordens de serviço para reforma, ampliação e construção de novas escolas, dentro do nosso compromisso de entregar 25 unidades em 12026.”

Semana do MEI 2026 supera 2 mil atendimentos e leva capacitação a 133 municípios do Maranhão

Ações da Semana do MEI mobilizaram empreendedores de 133 municípios com capacitações voltadas à gestão e ao fortalecimento dos negócios. (Sebrae/ Divulgação)

Com 230 atividades realizadas, iniciativa do Sebrae mobilizou empreendedores em todas as regiões do estado e reforçou o apoio aos pequenos negócios.

Uma semana de aprendizado, troca de experiências, capacitação e oportunidades para quem empreende. Assim foi a Semana do MEI 2026 no Maranhão, que mobilizou empreendedores da capital e do interior em uma ampla programação gratuita com palestras, oficinas, cursos, consultorias e orientações técnicas. Ao todo, a iniciativa do Sebrae realizou 230 atividades em 133 municípios maranhenses e registrou mais de 2 mil atendimentos individuais.

O alcance da iniciativa acompanha o crescimento do empreendedorismo no estado. Segundo dados da Receita Federal, o Maranhão possui mais de 144 mil microempreendedores individuais ativos, que representam cerca de 40% dos pequenos negócios formais maranhenses, desempenhado papel fundamental na geração de renda, ocupação e movimentação da economia local.

Entre os participantes da Semana do MEI esteve a videomaker e fotógrafa Karolainny Diniz, que se formalizou como MEI neste ano e aproveitou a programação para buscar mais conhecimento sobre gestão e atendimento ao cliente.

Participantes da Semana do MEI reunidos na Sala do Empreendedor de Raposa após palestra sobre Reforma Tributária e oportunidades para microempreendedores. (Sebrae/ Divulgação)

“Eu comecei a participar dessas palestras e oficinas para conseguir oferecer um atendimento melhor e mais personalizado para cada cliente e construir um negócio mais estruturado. A capacitação foi excelente e vai contribuir bastante para os próximos atendimentos que eu realizar”, afirma.

Programação movimentou a capital

Em São Luís, as atividades da Semana do MEI ocorreram na Unidade de Negócios do Sebrae e nas Salas do Empreendedor do Anjo da Guarda e da Cohab. Além das capacitações, os participantes tiveram acesso a orientações especializadas e oportunidades de networking, fortalecendo conexões e ampliando perspectivas para o desenvolvimento dos negócios.

Empreendedores participam de capacitação da Semana do MEI em Buriti Bravo, ampliando conhecimentos sobre gestão e oportunidades para os negócios. (Sebrae/ Divulgação

“Conseguimos trabalhar tudo na prática, acompanhando cada etapa junto com os participantes. Isso fez com que a atividade fluísse de forma natural e dinâmica, e todos saíram satisfeitos e com ferramentas que podem aplicar imediatamente nos seus negócios”, destacou a especialista em marketing digital Rogeane Lopes, que conduziu a oficina “WhatsApp Business: Mais Vendas para o Seu Negócio”.

Na Raposa, região metropolitana da capital, a programação desmistificou os impactos da Reforma Tributária para os microempreendedores individuais e apresentou o Contrata+Brasil, uma plataforma digital que simplifica e acelera a contratação de micro e pequenas empresas por órgãos públicos

Para a microempreendedora Arady Amorim, o programa é uma novidade. “É uma oportunidade para nós sermos contratados pelo poder público sem a necessidade de participar de processos licitatórios mais complexos. Muitas vezes a gente acredita que não consegue competir com empresas maiores, mas vimos que existem oportunidades para os pequenos negócios crescerem e acessarem esse mercado”, afirmou.

4:Oficinas práticas abordaram temas como gestão, marketing digital, vendas e inovação durante a programação da Semana do MEI 2026. (Sebrae/ Divulgação)

Presença em todas as regiões do Maranhão

Além da programação realizada na capital, a Semana do MEI levou conhecimento e orientação para municípios de todas as regiões maranhenses. Com o apoio das Salas do Empreendedor e parceiros locais, as atividades chegaram a cidades de diferentes portes, ampliando o acesso a conteúdos sobre gestão, marketing digital, inteligência artificial, finanças e oportunidades de mercado.

Em Santa Inês, por exemplo, a empresária Maria da Paixão Cardoso Veras, que atua há 17 anos no segmento de materiais de construção, ferro e alumínio, destacou o impacto do conteúdo para o seu negócio.

“Aprendi sobre os processos de licitação, a importância da documentação correta e os requisitos necessários para que uma empresa possa fornecer produtos ou serviços para órgãos públicos. Mudou minha visão sobre novas oportunidades de negócio com o setor público”, relatou.

Também participante da programação, a empreendedora Luzinete Soares dos Santos ressaltou a importância do planejamento para o crescimento sustentável das empresas.

“São aprendizados importantes para o meu negócio. Compreendi que planejar é essencial para definir metas, organizar processos, controlar custos e tomar decisões com mais segurança”, afirmou.

Trabalho conjunto

A edição deste ano da Semana do MEI contou com a atuação da rede estendida do Sebrae, formada pelas Salas do Empreendedor e parceiros locais, que contribuíram para ampliar o alcance das ações e garantir a presença da programação em diferentes regiões maranhenses.

Para Marina Lavareda, gerente estadual de atendimento do Sebrae Maranhão, os resultados da Semana do MEI mostram o interesse dos empreendedores por qualificação e apoio para o desenvolvimento dos negócios.

“A forte participação dos empreendedores ao longo da Semana do MEI reforça a relevância dessa iniciativa para quem busca orientação, conhecimento e oportunidades para fortalecer seus negócios. Ficamos muito satisfeitos em perceber o engajamento do público e a mobilização de toda a nossa rede de atendimento, que trabalhou para levar conteúdo e apoio empresarial a diferentes regiões do Maranhão. O resultado demonstra que o empreendedor maranhense está cada vez mais interessado em se capacitar, inovar e buscar caminhos para o crescimento sustentável de seus empreendimentos.” destaca.

Procure o Sebrae – Para mais informações sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae, procure a Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, localizada no Multicenter Negócios e Eventos, ou a Central de Atendimento, no 0800 570 0800 (telefone e WhatsApp). Acompanhe ainda os canais digitais do Sebrae no Maranhão: Instagram (@sebraemaranhao) e YouTube (https://www.youtube.com/sebraemaranhao).

 

Release Semana do Mei 2026

Fotos:

https://drive.google.com/drive/folders/12lw3cxV8DoYjK8D4h6RU5ot2VSKIexwl?usp=sharing

Legendas:

1: Ações da Semana do MEI mobilizaram empreendedores de 133 municípios com capacitações voltadas à gestão e ao fortalecimento dos negócios. (Sebrae/ Divulgação)

2: Participantes da Semana do MEI reunidos na Sala do Empreendedor de Raposa após palestra sobre Reforma Tributária e oportunidades para microempreendedores. (Sebrae/ Divulgação)

3: Empreendedores participam de capacitação da Semana do MEI em Buriti Bravo, ampliando conhecimentos sobre gestão e oportunidades para os negócios. (Sebrae/ Divulgação)

  • 4:Oficinas práticas abordaram temas como gestão, marketing digital, vendas e inovação durante a programação da Semana do MEI 2026. (Sebrae/ Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Centro Novo do Maranhão, prefeito Júnior Garimpeiro realiza mega festa das mães e promove um show de prêmios e alegria

 

Momentos de muita emoção e alegria marcaram a realização da tradicional Festa das Mães, promovida pelo prefeito Júnior Garimpeiro no último dia do mês em Centro Novo do Maranhão. O evento, que já é marca registrada da gestão, surpreendeu mais uma vez pela grandiosidade e pelo cuidado com cada detalhe.

Neste ano, a celebração contou com o sorteio de quatro motos zero quilômetro, além de geladeiras, televisores, máquinas de lavar, fogões e diversos brindes, garantindo felicidade e reconhecimento às mães centronovenses.

Durante o evento, que reuniu mais de cinco mil mães, o prefeito destacou a evolução da festa ao longo dos anos e reafirmou seu compromisso em valorizar cada vez mais as mães do município.

“A gente vem crescendo a cada dia, colocando mais prêmios. Começamos com uma moto, depois duas, três, e hoje já são quatro. Além disso, tem geladeira, televisão e vários outros prêmios que deixam as mães satisfeitas. É uma lembrança que a gente leva com muito carinho, e isso só vai acabar quando eu morrer”, afirmou.

Júnior Garimpeiro também ressaltou as tradições da festa, que incluem premiações para diferentes perfis de mães, como as que tiveram mais filhos e até momentos descontraídos que reforçam o clima de alegria do evento.

Outro destaque foi o anúncio de um gesto que emocionou o público: uma das mães contempladas também receberá uma casa nova, com apoio direto da gestão municipal.

“Ela me falou que precisava da casinha dela, e eu dei o aval. Amanhã mesmo a equipe começa. Vamos dar toda assistência para construir a casa dela”, garantiu o prefeito. Outro diferencial da premiação é que as mães mais velhas ou com mais filhos receberam pix no valor de mil reais.

A decisão de realizar a festa no fim do mês também teve um significado especial, como explicou o gestor.

“A gente não quis fazer na data exata do Dia das Mães por motivos pessoais. Minha mãe já não está mais comigo, e a mãe do nosso secretário também partiu recentemente. Então resolvemos fazer agora, e todos compreenderam”, disse.

A vereadora Gezânia destacou o compromisso da gestão e elogiou a qualidade do evento.

“É muito fácil trabalhar com a gestão do Júnior Garimpeiro. É uma equipe comprometida, inclusiva e preocupada com as pessoas. Os eventos são sempre bem organizados, com prêmios de qualidade. A cada ano, o prefeito se supera, e o povo participa porque sabe que é bem tratado. É uma festa maravilhosa e uma tradição que só cresce”, afirmou.

Já o vice-prefeito Moabe Carrias reforçou o carinho da administração com as mães do município.

“Essa data não poderia passar em branco. O prefeito demonstra seu carinho proporcionando essa linda festa, com muitos prêmios, incluindo quatro motos zero quilômetro. É uma tradição que se mantém forte e que valoriza as mães centronovenses”, destacou.

Entre as premiadas, a emoção tomou conta. Raquel comemorou a conquista, enquanto Ana Cléia, ganhadora de uma das motos, expressou sua gratidão.

“A emoção é muito grande. Estou muito feliz com esse prêmio e agradeço ao nosso prefeito por esse cuidado com a gente. A festa foi linda e feita de coração”, disse Ana Cléia.

Sebrae fortalece inclusão socioprodutiva e projeta alcançar 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no Maranhão

Noélia Vieira Ferreira: “me descobrir como empreendedora e me conhecer melhor estão mudando a minha vida”.

Ação do programa Cidade Empreendedora sinaliza impactos sociais positivos, com iniciativas empreendedoras ou geração de condições de empregabilidade

No povoado de Mangabeira, em Santa Helena (MA), vive Noélia Vieira Ferreira, de 33 anos. Mãe atípica, ela vive o desafio de cuidar de três filhos, um deles adotivo. Entre os três, um tem TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador) associado a TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e a menina foi diagnosticada com autismo nível 1.

Para ela e o companheiro, a rotina do dia a dia envolve cuidar das crianças, levar à escola e estar atenta ao bem-estar delas. Nessa luta, as dificuldades servem de motivação. Ela fabrica e vende doces e salgados, mas já trabalhou em um restaurante, fornecendo esses produtos. Hoje, tira da atividade boa parte do sustento, além de estímulo para uma vida melhor.

Noélia pertence a um grupo de mulheres que são o público-alvo do Sebrae com a expansão da atuação no programa Cidade Empreendedora no estado, por meio de uma estratégia voltada à inclusão socioprodutiva, que foi incorporada como um eixo próprio do projeto. A iniciativa busca promover a emancipação socioeconômica de famílias e das mulheres, articulando políticas públicas municipais, focadas na capacitação, qualificação profissional, empreendedorismo e geração de renda, alcançando 106 municípios maranhenses.

No município de Graça Aranha, mulheres são capacitadas para a produção de doces

As ações combinam desenvolvimento humano, capacitação técnica, empreendedorismo e inserção produtiva. No caso de Noélia, que vende seus doces e salgados na própria residência e “onde mais tiver encomendas”, ajuda a gerar mudanças pessoais e contribui para inserção no mercado, consolidando o empreendedorismo como vetor de transformação social.

Para o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, “essa estratégia fortalece a gestão pública no atendimento ao cidadão, especialmente públicos historicamente mais vulneráveis; mas também tem impactos na geração de renda e melhoria da autoestima dos participantes, a partir do empreendedorismo”. “Essa ação vai muito além da capacitação. É um movimento de transformação e conquista de independência, que tem o empreendedorismo como base para gerar oportunidades e sustentar sonhos”, completou ele.

Estratégia transformadora

O eixo de Inclusão Socioprodutiva do Cidade Empreendedora atua em quatro frentes: com o Diagnóstico de Inclusão Produtiva; a implantação dos Planos Municipais de Inclusão Produtiva; o projeto Força Mulher e a Metodologia das 3 Fases.

O Diagnóstico funciona como uma radiografia socioeconômica dos municípios. Nesta etapa, é identificado o perfil das famílias vulneráveis, são mapeadas políticas públicas existentes e avaliada a estrutura das redes de proteção social como base para as ações voltadas à inserção produtiva e geração de renda. A partir daí, é implantado o Plano Municipal de Inclusão Produtiva, que orienta a gestão local quanto à definição de metas, responsabilidades e estratégias para qualificar os serviços ofertados ao cidadão, fortalecendo ainda a articulação com organizações da sociedade civil e parceiros locais.

Em Fernando Falcão, capacitação do Força Mulher abre novos horizontes e condições de empregabilidade para grupos de mulheres

Força Mulher se destaca como estratégia de ação ao público feminino

Já no atendimento direto à população, duas metodologias concentram as ações do eixo: o Força Mulher e a Metodologia das 3 Fases. Com o Força Mulher, prioriza-se o protagonismo de mulheres como Noélia, a partir de um dado relevante: aproximadamente 90% dos responsáveis familiares inscritos no Cadastro Único são mulheres. A metodologia trabalha o fortalecimento da autoestima, o desenvolvimento socioemocional, a qualificação profissional e o acesso ao mercado, buscando ampliar a autonomia econômica e a capacidade de geração de renda dessas participantes.

Noélia, que participa da capacitação oferecida em Turilândia, se emociona ao falar das descobertas ao concluir o programa. “Nas palestras e atividades, descobri minha força e aprendi coisas novas. Mudei meu jeito de pensar, de fazer os produtos, aprendi a aceitar críticas construtivas e seguir a vida para frente. Estou aprendendo sobre precificação e como vender pelas redes sociais”, conta ela, comemorando o resultado do Dia das Mães, que trouxe um lucro de quase R$ 600 reais.

Ela explica que, aos poucos, vem conquistando muitos sonhos. Dois anos atrás, conseguiu comprar uma moto e agora, já vislumbra um futuro melhor. “Do que ganhei no Dia das Mães, separei uma parte para reinvestir e a outra comprei material para o telhado de minha casa”, diz a empreendedora.

A mudança veio com o Programa Força Mulher. “Trata-se de espaço de acolhimento, aprendizado e oportunidades, incentivando mulheres a acreditarem no seu potencial, desenvolverem novas habilidades e construírem caminhos mais fortes e prósperos, com coragem e determinação”, explica o analista do Sebrae e gestor estadual da iniciativa, Carlos Vitor Barros.

Ele destaca outra solução voltada para o público vulnerável, que é a Metodologia das 3 Fases, direcionada ao desenvolvimento integral dos beneficiários e rompimento dos ciclos de pobreza por meio de três etapas complementares: desenvolvimento humano, com foco em competências socioemocionais; capacitação profissional associada à formação empreendedora; e geração de renda, com acompanhamento e mentorias voltadas à sustentabilidade dos empreendimentos e à inserção produtiva.

As ações do eixo de Inclusão Socioprodutiva iniciaram-se em 2025, enquanto as primeiras turmas do Força Mulher e da Metodologia das 3 Fases tiveram início em abril deste ano. Atualmente, diversas cidades já avançaram para a etapa de qualificação profissional. Para operacionalizar a iniciativa, o Sebrae mobiliza uma rede com mais de 30 consultores especializados que percorrem diferentes regiões do Maranhão levando as ações aos municípios.

O eixo de Inclusão Socioprodutiva conta com a parceria do Senai, que executa as oficinas profissionalizantes nos municípios contemplados pelo eixo. Parte do Força Mulher e da Metodologia das 3 Fases, essas ações incluem acolhimento social, qualificação técnica, formação empreendedora, acesso a mercado e atividades de inspiração e mobilização.

“Meu maior sonho é abrir minha lanchonete e vender meus produtos para mais pessoas. Para outras mulheres, que têm esses mesmos sonhos, eu posso dizer para não terem medo e lutar sempre até vencer onde Deus permitir, porque sonhar não tem preço”, conclui Noélia.

Resultados que geram impacto e dignidade

Além dos resultados econômicos, os primeiros resultados do eixo de Inclusão Socioprodutiva sinalizam transformações sociais profundas, geradas pelo programa Cidade Empreendedora. Hoje, o programa chega a 96 municípios, numa parceria com o Governo do Estado, ou na modalidade de contratação direta, onde são atendidos 36 municípios, em parceria com as prefeituras locais.