O prefeito Raimundo Silveira, com a secretária da Mulher e primeira-dama Girlene Costa, e a secretária de Educação Gábia Silveira, inaugurou, no domingo 27, o que considera o maior prédio escolar do país no gênero: a Escola Municipal “Cloves Campelo do Bonfim”, destinada ao ensino fundamental e atividades congêneres. Localizada no Bairro Agrovema, em 4.505,79 m², tem 27 salas de aula climatizadas, laboratórios, biblioteca e instalações para atividades de informática, robótica, esportivas, recreativas, culturais, atendimento educacional especializado (AEE), reuniões, cursos de capacitação e graduação em terceiro grau. O sistema de iluminação é de energia solar. A personalidade que dá nome ao estabelecimento foi um líder expressivo da comunidade, cujas filhas o representaram (in memoriam) na inauguração.
A entrega foi prestigiada pelo secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira, representando o governador Carlos Brandão (estava em Brasília reunido com a equipe de transição do governo Lula); deputado federal Rubens Pereira Júnior, deputados estaduais Othelino Neto (reeleito) e Leandro Belo (eleito), prefeitos das cidades do entorno, vereadores, secretários municipais e grande público. A obra, iniciada em 2019, enfrentou dificuldades financeiras para sua conclusão, mas manteve o cronograma estabelecido pelos profissionais da Ecel Construtora. Pronto, passou a constituir-se em cartão postal do bairro. Foi equipado pelo Governo do Estado e atenderá mais de mais de mil alunos em educação integral.
Etapas – Ao secretário Breno Silveira coube narrar a trajetória da construção. Confessou que a maior dificuldade aconteceu na época do auge da pandemia, quando os valores orçamentários elevaram-se acima do originalmente estabelecido no projeto inicial. Mas negociações com as arquitetas Mila Amorim e Renata Nogueira e os engenheiros Luís Viana (estrutural), Rubem Areia e Bruno Cardoso permitiram ao Tesouro Municipal investir os recursos próprios disponíveis para concluir o trabalho. “Muito decisiva a disposição do prefeito em assumir esse ônus”, disse Breno.
A primeira-dama Girlene Costa e a secretária de Educação Gábia Silveira dividiram entre si as explicações sobre a importância do empreendimento. A primeira considerou ser esta uma obra que atenderá a um público diversificado, incluindo portadores de necessidades especiais, devidamente aparelhada pelo Governo do Estado. E com extensão para atividades inclusivas, capacitação de professores e cursos de graduação preferencialmente no finais de semana. Entre estes o Curso de Direito.
Gábia Silveira destacou a contribuição do Governo do Estado no fornecimento do mobiliário específico, na manutenção da educação integral, com atividades próprias do currículo, e oferta de atividades extracurriculares para ampliar a absorção de conhecimentos do público-alvo, preparando-o para diversificação a ser enfrentada na vida comunitária. Ressaltou que alunos e professores vão experimentar uma interação de enriquecimento e melhor aproveitamento da convivência intraescolar. “Os resultados irão além da estrutura física oferecida”, anunciou.
Pela Mulher – Indagada sobre a atuação de sua secretaria, Girlene Costa informou acerca da ampla programação que desenvolve no combate a violência doméstica; na orientação aos jovens para denunciarem estes fatos às autoridades competentes; no estímulo à mulher empreendedora, desde o aproveitamento de sua criatividade até a oferta de sua produção ao mercado consumidor, entre outras atividades. Disse que o município tem instalada uma unidade que funciona no atendimento aos propósitos da Lei Maria da Penha, dotada de viatura, para melhor atuação presencial. Além de manter várias linhas de ação social.
Ao se referir aos festejos de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município, que terminaram nesse domingo, informou que a gestão municipal deu todo apoio à celebração. Ajudou na elaboração do programa, em conjunto com os grupos religiosos que atuam na efeméride, apoiou a cavalgada que tradicionalmente acontece no decorrer da festa, contribuiu para as sessões de entretenimento, como a contratação de bandas e artistas e ofertou três motocicletas que foram sorteadas entre o público frequentador.
Exemplo – O secretário Rubens Pereira se disse emocionado pela grandeza da obra que foi convidado a inaugurar, principalmente por representar o governador Carlos Brandão na ocasião. Justificou a ausência da Brandão e sugeriu aos prefeitos presentes e ausentes que “se mirassem” no exemplo de Silveira, pela disposição em trabalhar em benefício dos setores mais vulneráveis da população e pela determinação em realizar obras de vulto, como a entrega agora.
Informou que, por seu intermédio, Carlos Brandão e Flávio Dino agradeceram a votação expressiva que tiveram no município em outubro passado. Destacou a importância da parceria estabelecida com o município, que permitiu ao Governo do Estado participar do quotidiano de Parnarama. Idêntica manifestação fizeram o deputado federal Rubens Pereira Júnior e o estadual Othelino Neto, que estiveram na concentração, mas tiveram de ausentar-se antes do encerramento. Os prefeitos presentes também exaltaram o valor da parceria para suas gestões.