Regata de Cedral mostra Outeiro para o mundo

Restabelecida após dois anos de interrupção, em razão da pandemia, a Regata de Cedral, desde o ano passado, retomou sua movimentação plena. Nesses 6 e 7 de setembro a localidade de Outeiro teve sua praia ocupada por milhares de adeptos dos esportes náuticos. Na opinião geral, a 38ª competição superou a expectativa.

O prefeito Fernando Cuba, com os secretários Jaisson Lima Melo (Pesca) e Branco Melo (Cultura e Turismo), recepcionou visitantes e locais, apresentando-lhes, orgulhosamente, o potencial turístico do município. Nascido como uma brincadeira, há 45 anos, por iniciativa do professor Demerval Santos, o evento, hoje, está no calendário de eventos municipais e tem visibilidade mundial.

No mar – A programação associou o evento náutico ao concurso “garoto e garota regata” e às atrações artísticas. Torcidas foram organizadas para acompanhar a disputa entre velejadores de barcos e catamarãs, de olho na premiação em dinheiro, “que este ano se aproximou dos R$50 mil”, informou o secretário da Pesca.

No final da competição destacaram-se campeões Jorge Souza (canoa grande), Jesonias Silva (canoa média) e Werbert Santos (canoa pequena); entre os catamarãs destacou-se Araí, conduzindo Poseidon. As embarcações lançaram-se ao mar, cumpriram o roteiro estabelecido e tiveram sua condução avaliada por uma rigorosa comissão julgadora.

Garotos – No início da tarde, um desfile mostrou os “Quilombos de Cedral”. Seguiu-se o desfile dos candidatos a garoto e garota regata 2023. Em ambos os gêneros a presença de candidatos foi bastante concorrida, também de olho na premiação. E na oportunidade de ganharem visibilidade.

A comissão julgadora, responsável pela avaliação dos candidatos, selecionou três de cada gênero, por ordem de classificação: Daniel Castro (1° – garoto regata 2023), Valdemir (2°) e Francisco Carlos (3°) ficaram entre os garotos. Entre as garotas foram selecionadas Thlylane (1° – garota regata 2023), Sheyla Beatriz (2°) e Jamyle (3°).

Atuaram na comissão julgadora Rodrinayfison Show (narrador e locutor), Joyce Moura (contadora), Edson Pereira (engenheiro mecânico), Ana Cristina Guimarães (psicopedagoga) e Kailane Nunes (jornalista).

Manifestações – O empresário Júnior Passinho, cedralense de nascimento, mas morando fora do município, foi acompanhar a regata. Parabenizou o prefeito pela retomada da tradição (interrompida pela pandemia), celebrou o reencontro com parentes e amigos e reafirmou sua disposição de disputar a prefeitura da Raposa (Ilha de São Luís), onde está estabelecido empresarialmente, na eleição de 2024.
Outras manifestações de regozijo pelo sucesso da festa vieram de parte do presidente da Câmara, vereador Maurício Reis, e do vereador Jefferson Fraga (Nininho), representante de Outeiro no Parlamento Municipal. Para ele, a regata contribui para divulgar as belezas naturais do povoado, incluindo a praia.

No 167°aniversário de Pinheiro moradores da Vila José Genésio ganham moradia legalizada

No 167° aniversário da emancipação político-administrativa de Pinheiro, os moradores da Vila “José Genésio” ganham direito à moradia e segurança jurídica em sua localização física. O trabalho da Comissão de Regularização Fundiária (REURB) resultou na entrega de 100 títulos de propriedade de imóveis e na reclassificação da comunidade (antes considerada invasão) como bairro. Também foi iniciada a pavimentação por bloquete das ruas locais.

O prefeito Luciano Genésio presidiu a cerimônia, em companhia de altas autoridades, que comemoram o aniversário do município, transcorrido no dia 3 de setembro e com programação estendida até o dia seguinte, quando ocorreu o ato na Vila. Também liderou a comitiva que visitou as obras do Hospital do Câncer, extensão da Fundação “Antônio Dino” e fruto de emendas parlamentares.

Balanço – Cumprindo o segundo mandato, Luciano Genésio (cujo pai foi prefeito nos anos 1990 e cujo nome batiza a Vila) desafia o cenário econômico experimentado pelos municípios, com a baixa do FPM. “Fizemos um planejamento que não ameaça desempregar nem sacrificar investimentos. Por isto, temos um programa de obras estruturantes sendo executado”, anuncia.

Diz acreditar no governo Lula e que a situação será corrigida. Sobre a crise que se abate sobre o Nordeste com a diminuição das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), diz que fez um planejamento disciplinado, que lhe permite evitar o desemprego e promover obras estruturantes que assegurem mercado de trabalho e o desenvolvimento sustentável do município.

Gratidão – A cerimônia na Vila proporcionou aos moradores manifestar gratidão a três personalidades que lutaram pela organização fundiária do bairro e regularização das moradias: a secretária municipal de Governo e Articulação Política (recém nomeada), Thaiza Ortegal; e o vice-prefeito e presidente da Câmara, vereador Lucas Beiradão. Os dois falaram da luta do que foi alcançar êxito no programa, liderada pelo prefeito.

À presidente da REURB, Darciane Fernandes, coube esclarecer as etapas do projeto e destacar os benefícios que a operação trará para os moradores. Ela detalhou a parceria formada entre o Município, o Governo do Estado (por intermédio do Instituto de Terras do Maranhão – ITERMA) e o Tribunal de Justiça. Ela revelou que se concluía um processo iniciado há 27 anos.

O que é – A REURB foi criada com o objetivo de garantir o direito à moradia legalizada para aqueles que moram em loteamentos e condomínios de lotes informais localizados em áreas urbanas. Com imóveis legalizados seus proprietários poderão comprar, vender, financiar e transferir em herança com segurança.

Existem duas modalidades de REURB a serem trabalhadas em Pinheiro: a de Interesse Social (REURB-S), de regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais, ocupados predominantemente por população de baixa renda; e a de Interesse Eil, specífico (REURB-E), de regularização fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais, ocupados por população não qualificada como de baixa renda.

Hospital – Antes da solenidade na Vila, o prefeito e convidados visitaram as instalações do Hospital do Câncer, em construção avançada e com previsão de inauguração para dezembro. Conforme o prefeito, a unidade, cujos equipamentos estão todos comprados, atenderá vários municípios da Baixada, proporcionando tratamento a pacientes portadores da doença “que mais mata”.

Fruto de financiamento de emendas parlamentares, com campanha liderada pelo senador Weverton Rocha, a unidade é filiada à Fundação Antônio Dino, cujo vice-presidente, Antônio Dino Neto, acompanhou a visita. Na comitiva estiveram o senador Weverton Rocha e os deputados federais Josimar Maranhãozinho, Detinha e Pastor Gil, responsáveis pelas emendas financiadora, que somam R$ 25 milhões.

A pedra fundamental foi lançada em março de 2022. Na ocasião, a deputada Thaiza Ortegal disse que a população de Pinheiro estava “concretizando um sonho”. Enalteceu a luta do prefeito Luciano para levar o hospital para Pinheiro (“estava projetado para outra cidade”). E saudou a contribuição dos então deputados federais Hildo Rocha e Joao Marcelo.
O Hospital do Câncer em Pinheiro está sendo edificado em um terreno de 13 mil metros quadrados, com área construída de cinco mil metros quadrados. Terá 51 leitos, sendo seis de UTI, cinco de emergência, oito consultórios médicos para atendimento de 12 especialidades.

Contará, ainda, com emergência oncológica e Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Centro Cirúrgico com seis salas, quimioterapia, serviço de imagem completo e equipe multidisciplinar. Deverá gerar 250 empregos, atender 83 mil pessoas de 40 municípios de regiões próximas.

Prefeito Luciano, Fundação Antônio Dino, comitiva de deputados federais e senador Weverton apresentaram aos pinheirenses o Hospital do Câncer Dr. Antônio Dino

O Hospital do Câncer Dr. Antônio Dino de Pinheiro, é uma extensão da rede de Hospitais Aldenora Bello que é pioneiro no tratamento do câncer no estado do Maranhão. Esse grande empreendimento construído na Princesa da Baixada representa um grandioso avanço que só foi possível graças à articulação do prefeito Luciano e da boa vontade e dedicação da bancada federal.

“Estávamos discutindo sobre os investimentos e orçamentos e estava em pauta esse hospital que seria construído em outra cidade, estando ali o prefeito Luciano pediu que direcionassem o hospital para Pinheiro, a emenda de 25 milhões tornou possível esse sonho”, disse Weverton.

O sofrimento dos pacientes oncológicos da Baixada é conhecido, com o Hospital de Pinheiro o diagnóstico e tratamento estará perto de casa para milhares de pacientes que precisam.

“Hoje gostaria de estar inaugurando o nosso Hospital, mas infelizmente ainda não deu, então resolvemos hoje, apresentar a todos a nossa estrutura para dividir com vocês a felicidade que sentimos ao ver essa primeira etapa concluída. Agora temos um montante de 15 milhões para receber que farão o Hospital funcionar durante um ano nessa fase. O início dos serviços está marcado para dia 01 de dezembro. Quero aqui agradecer a todos que estão envolvidos nessa grande conquista de expandir os trabalhos e garantir atendimento de qualidade a todos aqueles que necessidade”, afirmou Antônio Dino, diretor da fundação de mesmo nome.

O Hospital do Câncer Dr. Antônio Dino tem toda a estrutura necessária para o atendimento, com equipamento de ponta.

Estiveram no ato de apresentação do Hospital, o Senador Weverton, os deputados Federais, Josimar de Maranhãozinho, Detinha, Pastor Gildenemir e Edilázio, a Dra. Thaisa, o presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro, Lucas do Beiradão, prefeitos da região, vereadores e lideranças políticas.

“Para nós é um orgulho ter feito parte da construção desse Hospital que mudará a história do povo da Baixada. Quero aqui agradecer ao Senador Weverton pelo apoio e ajuda para a implantação dessa unidade de Pinheiro, agradecer a todos os deputados por tornar esse sonho em algo possível. Nossa cidade está de parabéns e muito em breve esse Hospital estará de portas abertas para a população”, disse Luciano.

Sucesso em dobro: IGUINHO E LULINHA levam multidão para a praça José Sarney, em comemoração ao aniversário de Pinheiro

Mais de 15 mil pessoas estiveram na praça José Sarney para prestigiar o show de comemoração ao aniversário da cidade de Pinheiro.

As comemorações iniciaram no dia 03 de setembro, data em que se comemora a emancipação da Princesa da Baixada, a programação dessa grande festa contou com ações marcantes e eventos que vão ficar para a história. No dia 03 houve o Hasteamento da Bandeira e o desfile cívico das escolas municipais que encantou o grande público que compareceu para prestigiar as apresentações.

As unidades de educação desfilaram ao som da Banda Musical Mestre Honório, que deu um show. A banda é composta por alunos da rede pública municipal e conta com o apoio da Prefeitura de Pinheiro, para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos.

No dia 04, ainda comemorando o aniversário da cidade, houve a apresentação do Hospital do Câncer Dr Antônio Dino, o Lançamento do Programa Reurb, e a entrega do primeiro bairro
concluído pelo programa Pró-dignidade.

E o momento tão esperado, um grande show que arrastou uma multidão para a praça José Sarney. Banda Miragem e Iguinho e Lulinha. A apresentação musical divertiu, encantou e surpreendeu quem estava presente.

“Já é tradição a comemoração do aniversário, e mais uma vez nós nos superamos. Sucesso total, uma multidão na praça e muita alegria que é o que queremos. Agradeço a todos”, disse o prefeito Luciano

 

Legisladoras – Mulheres de todo o país debatem fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder

Agência Assembleia

Legisladoras - Mulheres de todo o país debatem fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder

Abertura do 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder, realizado pela Alema e Unale

O ‘1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder’ reuniu, nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, caravanas de deputadas, senadoras, prefeitas, vereadoras, lideranças políticas e sociais do Maranhão e do Brasil. A abertura foi comandada pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e pelo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Diogo Morares (PSB/PE), que destacaram a importância e o ineditismo do evento.

O encontro é uma iniciativa da Alema, em parceria com a Unale, e mobilizou milhares de mulheres interessadas em se aprofundar nas discussões sobre a presença feminina nos espaços de poder.

Na abertura, a deputada Iracema Vale falou da honra para o Parlamento maranhense em ser o anfitrião da iniciativa inédita, voltada para o debate de uma temática tão importante como o fortalecimento das mulheres na política.

“Para nós é uma alegria receber tantas mulheres, deputadas de todo o país e, também, as mulheres líderes do nosso estado, prefeitas, senadoras, vereadoras e líderes comunitárias. É um momento único de discussão sobre as mulheres ocupando espaços de poder para que nós, nas próximas eleições, tenhamos cada vez mais mulheres em posição de liderança”, assinalou a presidente da Alema.

 

Agência Assembleia

Caravanas de diversos municípios marcaram presença no seminário, reunindo mulheres de mandato, pré-candidatas, secretárias e lideranças comunitárias

Caravanas de diversos municípios marcaram presença no seminário, reunindo mulheres de mandato, pré-candidatas, secretárias e lideranças comunitárias

O presidente da Unale, Diogo Moraes, afirmou que o seminário engrandece o debate sobre a presença das mulheres na política brasileira e, a partir desse primeiro encontro, deve entrar efetivamente no calendário anual de eventos da instituição.

“A ordem do dia nos pede mais presença de mulheres na política. A partir desse primeiro seminário, vamos partir para fazer anualmente um fórum para que as mulheres possam, cada vez mais, ocupar seus espaços e decidir, justamente, as políticas públicas que sirvam para a valorização das mulheres brasileiras”, completou.

 

Agência Assembleia

O seminário reuniu lideranças políticas de diversos segmentos para debater temas voltados à ampliação dos espaços de poder para as mulheres

O seminário reuniu lideranças políticas de diversos segmentos para debater temas voltados à ampliação dos espaços de poder para as mulheres

 

Representatividade

Caravanas de diversos municípios marcaram presença no seminário, reunindo mulheres de mandato e, também, pré-candidatas e envolvidas em organizações sociais. A senadora Eliziane Gama (Cidadania) e a primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, também participaram do evento.

Na ocasião, a deputada Daniella (PSB), procuradora da Mulher da Alema, anunciou o lançamento do protocolo para auxiliar as Câmaras Municipais a implantarem Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas. “O nosso objetivo, a partir desse instrumento tão importante, é multiplicar o número de procuradorias e da representatividade das mulheres. Esse momento reflete o que nos viveremos ano que vem, pois estamos trazendo as informações que as mulheres tanto precisam para trabalhar a política nas suas cidades”, afirmou.

 

Agência Assembleia

Na abertura, deputada Iracema Vale falou da honra para o Parlamento maranhense em ser o anfitrião da iniciativa inédita

Na abertura, deputada Iracema Vale falou da honra para o Parlamento maranhense em ser o anfitrião da iniciativa inédita

 

A presidente da Comissão da Mulher da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos/RJ), também vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ratificou que as mulheres vêm, a cada dia, contribuindo cada vez mais para a política nacional.

“O Brasil se moveu para o Maranhão. Esses eventos regionais mobilizam e tratam das questões locais e isso é muito importante. Nós chegamos para ficar e estamos contribuindo para o desenvolvimento e para a política do nosso país”, declarou a parlamentar.

 

Agência Assembleia

1º Seminário Nacional de Legisladoras, uma iniciativa inédita realizada no país, contou com grande público

1º Seminário Nacional de Legisladoras, uma iniciativa inédita realizada no país, contou com grande público