Na comemoração dos 62 anos da soberania de Santa Rita, na Região do Munim, o prefeito Hilton Gonçalo decidiu estimular o turismo municipal, incentivando os empreendedores e financiando pequenos negócios. Entregou o Balneário de Areias, que inclui um porto, e lançou a ideia do Banco do Povo, com programa de crédito direto ou ofertado pela rede bancária oficial.
A oferta integrou o conjunto de obras e serviços inaugurados, comemorativos do aniversário e parte dos presentes destinados ao município para celebrar a efeméride. O prefeito e a primeira-dama Fernanda (prefeita de Bacabeira), lideraram uma caravana, que durante vários dias percorreram bairros e povoados municipais, promovendo inaugurações. “São centenas de realizações, que fazem a felicidade do povo”, ressaltou o deputado estadual Ariston Ribeiro.
Aprovação – Fernanda Gonçalo destacou o cumprimento do quarto mandato prefeitura de Hilton e o volume de realizações que marcam esses períodos. “Por isso não nos surpreendem os números de recente pesquisa, que indicam mais de 80% de aprovação para o desempenho do prefeito e sua atuação como gestor”, observa.
Ela acrescenta que, como prefeita da vizinha Bacabeira, toma a administração do marido como exemplo e levou para o seu governo vários programas santa-ritenses, que provaram seu acerto. Destaca desde projetos de habitação popular até os de saneamento básico, mobilidade urbana e rural e ações sociais aprovados pela população.
Roteiro – A extensa programação comemorativa cumprida de meados de novembro ao início de dezembro incluiu visitas e inaugurações em Sede, Areias, Canta Galo, Carema, Fogoso, Terminal, Caruaru, João Mendes, Recurso, Rampa, Centrinho, BR, 5 Estrelas, Gonçalo, Bahia, Vila Fé em Deus e Cai Coco.
Nas localidades, com direito a entretenimento artístico-cultural (artistas locais e de outras praças), o governo municipal entregou pavimentação asfáltica, casas de forno, prédios escolares, casas populares, postos de saúde, porto, praças, quadras poliesportivas, creches, instalações esportivas, ponte e calçamento.
Empreendedorismo – A proximidade com o Rio Itapecuru anima o prefeito a experimentar o turismo fluvial e atrair turistas para as belezas naturais que Santa Rita reserva para os visitantes. Ele considera que essa experiência poderá render frutos em tempo recorde e proporcionar ao município fortalecimento econômico e possibilidades de mercado à atividade pesqueira amadora.
Sobre o Banco do Povo, Gonçalo falou que a ideia é inédita e pode até ser exportada para outros municípios maranhenses. O município possibilita a aquisição de R$ 500 (quinhentos reais) por cada pequeno empreendedor, que implantará seu negócio e desenvolverá sua criatividade. A quem pretender quantia superior, o município poderá intermediar a negociação com organismos oficiais de fomento, incluindo bancos, valendo-se da política do Terceiro Setor.
Outro desafio que a gestão Gonçalo decidiu enfrentar foi a substituição de moradias de taipa por construções em alvenaria. A cada visita a bairros e povoados ele busca informações sobre a existência de casas do material precário para promover a mudança. “Até o final do mandato não existirá casas e ‘pau-a-pique’ em Santa Rita”, assegura.
Manifestações – Sobre o sucesso da administração Gonçalo em Santa Rita manifestaram-se o deputado estadual Ariston Ribeiro; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, o engenheiro civil, empresário e líder empresarial Celso Gonçalo de Sousa; a pré-candidata a prefeita de Bacabeira, advogada Naila Gonçalo (sobrinha de Hilton); e o pároco local, padre Clemilton Moraes.
Todos identificaram o governo municipal identificado com os anseios da população, principalmente a de menor poder aquisitivo; planejado de forma a atender as necessidades básicas das comunidades; com projeção para futuro bem-estar econômicos e social; e determinado a diminuir as desigualdades entre os vários segmentos populares.