63° aniversário de Santa Rita tem tom de despedida de Hilton Gonçalo

O 63° aniversário de emancipação política de Santa Rita teve clima de despedida, com o prefeito Hilton Gonçalo anunciando o final do seu quarto mandato (em 31 de dezembro), fazendo balanço das gestões cumpridas e admitindo disputar cargos majoritários na eleição de 2026. Amigos, correligionários e a população consideram justas suas pretensões e manifestam apoio.

Gonçalo, com 84% de aprovação em recentes pesquisas, deu a receita para o prestigio perante as comunidades que governa: trabalho, atendimento das necessidades básicas da população, principalmente a vulnerável, e sensibilidade para solucionar problemas complexos. Informou que, de forma itinerante, dialogará com o povo do Maranhão
Com financiamento da Fundação Gonçalo pretende levar a experiência da construção de casas populares para municípios onde detém influência política, como Bacabeira e Pastos Bons. E para consolidar sua liderança no Estado, visando uma eleição majoritária em 2026, percorrerá o Maranhão, numa carreta, para exercitar o “Conversando com o Maranhão”.

Política – Sobre seu futuro político, Hilton Gonçalo ouviu do colega prefeito reeleito de Pastos Bons, Enoque Mota, palavras de incentivo para estender a experiência adotada em Santa Rita para todo o Maranhão. Mota, que recentemente conduziu a aliança do seu grupo com o de Gonçalo em Pastos Bons, já se confessou aliado de primeira hora de Gonçalo para seus grandes projetos políticos. E liderou grande caravana para prestigiar a festa do colega.

Também simpáticos aos projetos políticos de Hilton Gonçalo (cuja força elegeu os prefeitos de Santa Rita, Milton Gonçalo, e de Bacabeira, Naila Gonçalo) manifestaram-se Berré Carvalho (reeleito vice na chapa de Milton Gonçalo), Celso Gonçalo (SEBRAE), o presidente da Câmara Fredilson Lopes, o deputado Ariston Ribeiro (representa o município na Assembleia Legislativa), Fernanda Gonçalo (prefeita de Bacabeira) e Francisco Santos (Maestro Neto).

Disputa – Em conversa com jornalistas, Hilton Gonçalo revela ter realizado algumas pesquisas e constatado que seu nome tem acolhimento em vários colégios eleitorais do Estado. “Esta aceitação e minha experiência administrativa de 16 anos, principalmente enfrentando as dificuldades próprias das gestões municipais brasileiras, credenciam-me a estender esta experiência para uma faixa maior de território”, analisa.

Sobre cargos, vê possibilidade na senatoria, considerando a existência de duas vagas em disputa. Admite poder representar o Maranhão na Câmara Alta. Mas não descarta concorrer ao Governo do Estado. “Tudo dependerá da evolução do cenário político dos próximos meses; disposição não me faltará para enfrentar os desafios e colocar meu nome à disposição”, observa.