Educação e Saúde lideram atuação do prefeito em Parnarama

Com a entrega de obras relacionadas à Educação e Saúde, o prefeito de Parnarama, Juvenal Silva, festejou o 76° aniversário de emancipação político-administrativa do município. Parnarama, no Leste Maranhense. Os empreendimentos disponibilizados mostraram a atenção que os dois setores seguem merecendo da gestão parnaramense. E o prefeito destacou a contribuição dos deputados Rubens Júnior (federal) e Othelino Neto (estadual).

Os quase 35 mil habitantes (estimativa de 2018) confraternizaram com as autoridades municipais e festejaram a continuidade administrativa do prefeito Juvenal Silva em relação ao ex-prefeito Raimundinho Silveira, principal apoiador do atual gestor. Os secretários Breno Silveira (Planejamento), Gábia Silveira (Educação) e Márcia Silveira (Saúde) narraram os avanços em apenas 100 dias do atual governo.

Mais obras – O prefeito entregou uma unidade escolar totalmente reformada e equipada com o que de mais moderno em tecnologia para atualizar o alunado. A secretária Gábia Silveira e o secretário de Planejamento, Breno Silveira, descreveram a estrutura à disposição da comunidade estudantil: oito salas de aula, biblioteca, laboratórios, à disposição durante o tempo integral de utilização do estabelecimento.

Ao referir-se à unidade de saúde entregue, o secretário Breno anunciou a construção de nova unidade de saúde e de mais uma escola, cujos procedimentos administrativos para o início das obras estão sendo concluídos. Ele admitiu que o ritmo de trabalho para implantação de novas realizações não diminuiu desde a Era Silveira. “Nossa atuação é de prover o município dos instrumentos de progresso e bem-estar”, assegurou.

Era Silveira – O ex-prefeito Raimundinho Silveira não cabia em si de satisfação, ao constatar que seu sucessor mantém o ritmo de trabalho com o qual a comunidade municipal já se acostumou. “Com certeza, em poucos municípios do Maranhão, tanto já se fez em termos de realizações como em nossa cidade”, prognosticou o ex-gestor.

Silveira reafirmou que o governo Juvenal é de continuidade, pautado numa filosofia de prosseguir construindo em favor do desenvolvimento físico, do bem-estar da população, em especial a carente, e de políticas sociais de favorecimento a melhor qualidade de vida. Aproveitou para agradecer ao governador Carlos Brandão a nomeação do delegado de Polícia Civil, de quem elogiou o trabalho.

Sobre perspectivas políticas, indagado sobre nomes locais para mandatos parlamentares, disse que seu grupo político mantem o compromisso de apoiar Rubens Júnior para deputado federal e Othelino Neto para deputado estadual. Aventada a hipótese de um nome de alguém ligado a ele disputar um dos dois mandatos, Raimundinho Silveira foi enfático: “Ainda não é a hora; tudo é na hora de Deus”.

São Félix de Balsas festeja 64 anos de história e cultura

Sob a égide da história e da cultura, São Félix de Balsas comemorou 64 anos de emancipação político-administrativa. Autoridades e populares confraternizaram em momentos de fé e entretenimento. E exaltaram valores que elevam o conceito da comunidade entre suas iguais no Maranhão. A festividade obedeceu ao comando do prefeito Heider Nunes, da primeira-dama Adênisa e do vice-prefeito Félix Bispo.

Para marcar a celebração foi entregue uma das 11 escolas reformadas e ampliadas, promovidos circuitos esportivos – jogos abertos e de salão e realizados shows artísticos, na Praça do Beira-Rio, com a participação de Os Meninos do Barão, Moleca100 Vergonha, FG Music e Forró do Pegador. A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, administrada por Heider Filho, cuidou da programação.

Patrocínio – Entre os que patrocinaram e prestigiaram a comemoração estiveram o deputado federal Marreca Filho; o vice-governador Felipe Camarão; Túlio Rezende, representando a mãe, deputada estadual Andreia Rezende; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira. A eles se associaram os prefeitos de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Silva; e de Loreto, Germano Coelho. Todos reafirmaram sua disposição em serem parceiros permanentes da gestão Heider Nunes.

Ao escolher como símbolo da celebração a entrega de escola reformada, o prefeito confirmou sua prioridade pela Educação, considerando-a fator de desenvolvimento. O mesmo argumento foi utilizado pela primeira-dama, ao atribuir ao setor o ponto de partida para o processo de consolidação da comunidade, associado ao bem-estar público. Sem o abandono de outras políticas públicas, aduziu.

Manifestações/domingueira – As professoras Elisângela Oliveira, subsecretária de Educação, Marciana Oliveira e Rosa de Fátima associaram-se no agradecimento ao prefeito pela escolha da Educação como carro-chefe da programação de governo. Por entenderem que o setor ajuda no desenvolvimento de outras políticas sociais, graças à oferta de conhecimentos necessários à consolidação educativo-cultural.

Neste sábado, 12, a programação se encerrou com maratona de competições esportivas, disputa de jogos de salão e shows artísticos. Mas o dia começou com exercício de fé, na missa celebrada na igreja-matriz, consagrada a São Félix Valois, padroeiro do município (também houve culto evangélico no dia anterior). Nascido em Amiens (França), o monge fundou a Ordem da Santíssima Trindade. Faleceu em 4 de novembro (mês do seu festejo na cidade maranhense) de 1212 e foi canonizado pelo Papa Urbano IV em 1º de maio de 1262.

Marreca Filho atende pedido de ajuda ao santuário

Em nome do conforto dos fiéis, o pároco do Santuário de São Félix de Valois, frei Paulo Zenatti, do Instituto Missionário Franciscano dos Filhos de Maria, pediu ajuda para a climatização do templo, dedicado ao padroeiro do município, ao deputado federal Marreca Filho. Argumentou que os espaços fechados dedicados ao culto a Deus, devem merecer os cuidados, que evitem o desconforto. E por representarem cartão-postal.

De pronto, o parlamentar assegurou a ajuda; primeiro por ser católico; depois, por entender que a comunidade é merecedora de ambiente climatizado. E garantiu que em 2026 espera estar entre os que se beneficiarão da climatização instalada na igreja-matriz. Considerou necessária a melhoria para que o culto a Deus ocorra em ambiente saudável.

Das onze escolas do município, nove já foram reformadas

Matões tem futuro promissor com Nonatinho

A atuação dos primeiros 100 dias de governo e os anúncios de numerosos empreendimentos para ainda este ano mostram que o mandato do prefeito Nonatinho promete um novo Matões para o povo e para o território. Isto ficou constatado na celebração dos primeiros três meses do mandato, neste final de semana. A cidade respirou futurosa expectativa.

As autoridades presentes e as manifestações da população consolidaram o slogan de “cidade que cresce”, lema adotado para incrementar a esperança num governo municipal identificado com os anseios de progresso e bem-estar, alimentados pelo clima de confiança instalado desde a campanha do prefeito agora eleito.

Confiança – O ex-prefeito Ferdinando Coutinho, padrinho da candidatura, juntamente com integrantes do grupo de apoio a Nonatinho, reconhecem o acerto da escolha, tanto deles quando do eleitorado que sufragou o nome nas urnas no dia 6 de outubro do ano passado. “Neste curto período de gestão Nonatinho já disse a que veio; e vamos ter muito mais”, acreditam.

Da mesma opinião comungam a deputada estadual Cláudia Coutinho e o deputado federal Juscelino Filho, parceiros de primeira hora e confiantes no sucesso que o gestor alcançará nos próximos quatro anos. Associados à confiança do eleitorado, os parlamentares asseguram que seus mandatos estão à disposição do prefeito e do seu arrojado plano de metas.

Política – O vereador e presidente da Câmara, Thyago Morais de Brito, revela que o relacionamento entre os poderes municipais prima pelo elevado nível, o que remete para uma administração plena de realizações. Algumas delas, segundo ele, entregues nesta ocasião, são fruto desse saudável entendimento, para felicidade geral da população.

A Câmara tem 13 vereadores, dos quais dois terços constituem a base parlamentar do Poder Executivo. Os projetos até aqui chegados à Casa têm merecido especial atenção e aprovação, sempre no interesse popular. O presidente informou que uma das matérias resultou nas escolas “”João Alves de Morais” e o Ginásio Vulcanito.

100 Dias – Para celebrar o início do mandato, Nonatinho brindou a população com a entrega de uma escola em OIteiro da Cruz, a reforma da Escola “João Alves de Morais” e do Ginásio Vulcanito; o calçamento das Ruas “Mário Alves de Carvalho” e “Marechal Castelo Branco”; e a entrada em operação de sistemas de abastecimento de água nos Povoados Novo Estado e Pedreiras (Saneamento e Saúde Pública).

Para o futuro tem projetada a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) (Bairro Santa Helena e Povoado Peruca); o Centro Cultural e o Hospital Municipal (50 leitos, licitação em andamento); quadras cobertas em Mandacaru e Marajá; abertura de vicinais (Santa Luzia a Zumbi, via Bonito; e Mocambo do Ferro a Canadá, via Santo Antônio do Canabrava.

Integração – Para ainda este ano ele espera que se concretize o anúncio recente do governador Carlos Brandão, sobre a assinatura de ordem de serviço para a construção da integração da MA-040 (rodovia estadual) com a BR-226 (rodovia federal), que permitirá a ligação de Matões – Parnarama – Timon, passando pela Beira do Rio. O trecho é antiga aspiração local.

A via interligará a MA-040 (Rodovia “Napoleão Guimarães”, que homenageia o ex-prefeito de Timon), à BR-226 (rodovia federal de integração nordestina que liga Natal (RN) a Wanderlândia (TO), atravessando os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins, numa extensão de 2.164 quilômetros).

Caxias recebe investimentos e prestígio do governador do Maranhão

Por sua posição histórica e geopolítica, Caxias mereceu prestigio e recebeu investimentos na recente visita do governador Carlos Brandão ao município. Ele entregou empreendimentos, assinou ordens de serviço para novas realizações, vistoriou obras em andamento e nomeou auxiliares de governo ligados à vida política municipal.

A população acompanhou, com atenção, o pronunciamento do governador sobre a importância da comunidade, sua estratégica posição no cenário político-administrativo do Estado e a contribuição que suas lideranças dão ao progresso e ao bem-estar do território e do povo. Revelou que as recentes decisões foram amplamente debatidas com as autoridades locais.

Destaques – Brandão entregou dois estabelecimentos escolares reformados (UI Duque de Caxias e CE Santos Dumont), duas arenas esportivas (Bairros Ponte e Volta Redonda), uma viatura policial; assinou ordens de serviço para reforma de prédios públicos e vias (2° Batalhão de Polícia Militar, pavimentação de ruas, incluindo o acesso à imagem de Nossa Senhor das Graças, ampliação da Avenida Pirajá (NER). E assinou medida autorizando a segunda fase da Operação “Cidade Segura”.

Ele também vistoriou obras em andamento, que têm a parceria do Governo do Estado (Academia Caxiense de Letras e Complexo Ferroviário de Caxias) e anunciou procedimentos para iniciar a implantação do aeroporto da cidade, agora que foi definida a questão da localização, com cessão de terreno pela administração municipal, com anuência do parlamento.

Administração – O governador assinou atos administrativos, nomeando auxiliares do governo estadual egressos da militância político-administrativa no município. O ex-prefeito Fábio Gentil é o novo secretário de Estado de Agricultura e Pecuária; Gabriel Tenório é o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense; Liziane Costa Bezerra é a chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran); Manoel Daniel Neto é o coordenador do Viva Procon; e Thaís Coutinho assumiu a diretoria administrativa do Hospital Macrorregional “Dr. Everaldo Ferreira Aragão”.

Ao recepcionar a comitiva governamental, o prefeito Gentil Neto não conteve a emoção ao manifestar sua satisfação em responder positivamente aos anseios da população caxiense, entregando obras e recebendo a atenção do Governo do Estado para sua administração. Saudou as autoridades que foram prestigiar a cerimônia saudou a classe política caxiense, ressaltou o pape do grande líder Fábio Gentil e colocou-se à disposição de quem tenha sugestões para promover o progresso de Caxias e o bem-estar dos caxienses.

Fé e Cidadania marcam aniversário de Timbiras

Os pastores Edson Silva (também cantor gospel) e Jaime Freitas, líderes de denominações evangélicas, e representantes da igreja católica oraram pelo futuro do município; cidadãos prestadores de serviço à comunidade receberam títulos de cidadania e medalhas de ”honra ao mérito”. Estas entre outras manifestações marcaram o 105° aniversário de Timbiras, comemorado nos dias 4 e 5 de abril.
O prefeito Paulo Vinicius, o vice Edmundo Luiz e o presidente da Câmara Municipal, Manoel de Jesus, uniram suas equipes para organizar uma programação grandiosa, que proporcionou a participação de todos os segmentos da comunidade nos vários eventos. Como tem sido nos recentes mandatos, todos recordaram a história da soberania timbirense.

Honrarias – A Prefeitura entregou medalhas de “honra ao mérito” ao chefe de Gabinete Leônidas Junior, ao senhor Raimundo (timbirense sogro do prefeito), ao deputado federal Marreca Filho e ao seu pai, ex-deputado federal e atual secretário estadual de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca. Do deputado o prefeito ouviu o anúncio de ajuda para instalar o portal da cidade, construir duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e emendas para novos investimentos.

A Câmara Municipal incorporou 19 personalidades à cidadania local: Raimundo Pimenta (proposto pelo vereador Thacyo Albuquerque), Newma de França (Maria Mousinho), Dyorgennes Souza (Maria Mousinho), Mariano da Silva (Maria Mousinho), Francisco da Silva (João da Silva), Leônidas Júnior (João da Silva), Jurandy Braga (Thacyo Albuquerque), Renato Santos (José Costa), Antonino Soares (José Costa), Eduardo Dias (Thacyo Albuquerque), Joyce Ribeiro (Thacyo Albuquerque), Dário Gomes Filho (Maria Oliveira), Eurides dos Santos Júnior (Francisco de Moraes Júnior), Carlos Adrião (Francisco de Mora Júnior); Maria Aparecida Rodrigues (João Santos); o deputado federal Marreca Filho (Maria Mousinho); e o secretário Júnior Marreca (Manoel Oliveira, Wilson Vieira e Raimundo de Assis).

Justiça – Os títulos foram considerados de justiça pelo que os homenageados fizeram e fazem pelo progresso do município e pelo bem-estar dos timbirenses. No caso do parlamentar a contribuição dada desde o duplo mandato passado do ex-prefeito Antônio Borba, agora secretário de Governo e um dos líderes do grupo político que governa o município. O ex-vereador e atual secretário de Administração, Wilson Vieira, justificou a homenagem a Júnior Marreca, como um dos propositores da titulação.

Coube a ele, na Câmara, saudar os novos conterrâneos e narrar os serviços por eles prestados a Timbiras. Para Borba, o município vive um novo momento, com perspectivas animadoras de futuro, alimentadas por uma nova mentalidade. O prefeito também reconheceu que o futuro de Timbiras é promissor, “pois o presente já é animador, pela prioridade das políticas públicas”.

Eventos – Da programação oficial constou atos cívicos e religiosos (com show gospel), inauguração de quadra poliesportiva no Bairro Sete Casas, entrega de títulos de propriedade para ocupantes de terrenos em Forquilha, encerramento da gincana cultural, encerramento de competições esportivas (ciclismo, corrida rústica e futsal) e sessão solene no parlamento municipal.

Macynho Sensação e Vitor Fernandes foram as atrações nacionais dos shows de encerramento, antecedidos pelos artistas locais. Coube ao prefeito manifestar seu melhor agradecimento a todos quando contribuíram para o sucesso da celebração e anunciar que o próximo aniversário será ainda mais grandioso e com novas incorporações ao progresso municipal.

 

Marreca filho, recebendo o título do pai, Júnior Marreca.