A entrega da “estrada do leite” pavimentada, assinatura de ordens de serviço para novos empreendimentos e fornecimento de vestimentas e equipamentos para serviços de saúde, higiene e limpeza marcaram a visita do governador Carlos Brandão a Bacabal neste início de semana, 4 de maio, domingo. Durante a permanência da comitiva governamental na cidade foi destacada a importância da parceria Prefeitura Municipal x Governo do Estado para o progresso dos municípios, por intermédio de obras estruturantes.
O prefeito Roberto Costa, também presidente da Federação dos Municípios (FAMEM), recepcionou os visitantes na companhia das principais lideranças locais, como a presidente da Câmara Municipal, vereadora Natalia Duda, do ex-prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, de prefeitos e vereadores da região, do secretariado e de lideranças comunitárias. Ao governador foi manifestada gratidão por intermédio da outorga do título de “cidadão bacabalense”, em reconhecimento pelo apoio à gestão municipal, no exercício do municipalismo que caracteriza o governo estadual.
Comitiva – Acompanharam o governador a presidente da Assembleia Legislativa (ALEMA), deputada estadual Iracema Vale; o secretário estadual para Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; os deputados estaduais Davi Brandão, Florencio Neto e Ana do Gás. De todos Costa recebeu elogios pelo trabalho realizado em apenas quatro meses de gestão, representado pelos atos de iniciativa do gestor operados durante a visita.
O governador destacou a importância da “estrada do leite” pavimentada, caminho obrigatório da produção leiteira de vários povoados até a sede, importante contributo à economia regional. Lembrou o tempo que os pequenos produtores esperaram para transformar sua atividade em instrumento econômico, o mesmo argumento exibido pela presidente da ALEMA em seu pronunciamento.
Municipalismo – No discurso de recepção, Costa observou o caráter municipalista do governo, que, independente de ideologia, empresta sua contribuição aos planos de metas das gestões municipais. Falou da importância da estrada para a economia regional, da força empreendedora que os pequenos produtores emprestam à economia regional e do papel que a filosofia do governo exerce sobre a atuação dos gestores e o benefício que proporciona ao bem-estar das comunidades.
Costa reconheceu que, graças ao municipalismo, pode associar atos municipais à agenda proativa do governador, como a incorporação de unidades de serviço à frota municipal – ambulâncias (2), caminhões compactadores de lixo (9), caminhonetes (7) para uso em serviço, fardamento para agentes de saúde e da limpeza pública e distribuição de títulos do Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana.
Ordens de serviço assinadas permitirão a reconstrução do Parque de Exposição e o retorno da Exposição Agropecuária de Bacabal (EXPOABA); de duas Unidades Básicas de Saúde (Centro e Vila da Paz); do Centro de Acolhimento Adulto (Vila Frei Solano); do Centro Especializado em Reabilitação; e do Espaço Esportivo Comunitário (Sede).