Estrada em São João Batista aproxima comunidades

A inauguração do trecho rodoviário restaurado de 15 quilômetros, ligando a sede municipal de São João Batista ao Povoado Santana, aproximará mais de 18 comunidades e contribuirá para o fortalecimento de suas economias, pela condução segura de sua produção agrícola e pesqueira até os centros de comercialização.

A constatação é do prefeito Mecinho (Emerson Pinto) na solenidade presidida pelo governador Carlos Brandão, presente os secretários de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandao; e o de Infraestrutura, Aparício Bandeira. Quem também prestigiou a reunião foi o prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, trabalhando sua pré-candidatura para deputado estadual em 2026.

Aprovação popular – “O trecho, antes, era só lama, tinha muito buraco; hoje está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município e, por isto, só temos que agradecer”, comentou o funcionário público e morador da região, Izandro Mota. Ele disse estar representando o pensamento das populações das comunidades beneficiadas.

“Pelo número de populares presentes à entrega, comprovou-se a consolidação da esperança de longos anos; o municipalismo do governador Carlos Brandão nos proporciona obras dessa envergadura, assegurando futuro promissor ao nosso desenvolvimento regional. Nossa gratidão ao secretário Orleans Brandão, cujos esforços também estão premiados nesta conquista”, expressou o prefeito Mecinho.

Impressão – Resende não poupou elogios ao colega Mecinho. Parabenizou-o pelo trabalho que realiza em São João Batista, classificando-o como uma referência entre os gestores da Baixada Maranhense. Manifestou seu agradecimento pelo convite à participação na festa joanina (emoldurada pela vitória do Flamengo na conquista pelo título na Libertadores) com a inauguração da Estrada de Santana.

Sobre a obra enalteceu a sensibilidade do governador em atendeu ao apelo histórico da população, considerando a importância da ligação em seus vários aspectos – econômicos, sociais e infraestruturais. Falou da grande amizade que o une ao prefeito Mecinho e a todos os seus familiares, nas várias gerações. Disse estar feliz pelo povo de São João Batista e pelo grande empreendimento agora conquistado.

Estrada – O trecho rodoviário liga a sede municipal de São João Batista ao Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314. Em seus 15 quilômetros foram investidos R$29.8 milhões. Os serviços foram coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura; incluíram terraplanagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário. Moradores das localidades atravessadas terão melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar. Terão facilitado o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região e redução no tempo de deslocamento e nos custos de transporte.

Travessia da Baixada – Na inspeção às obras da Travessia da Baixada foi constatado o avanço do cronograma dentro dos prazos estabelecidos. Ela começa na sede de Anajatuba e vai até a beira do Rio Mearim, trecho praticamente pronto. Ali será construído um terminal de onde sairá a balsa até São João Batista. Quando pronto, o caminho reduzirá em até 3 horas o acesso à Baixada.

“Estamos vencendo um ‘desafio de engenharia’, pois trabalhando em área de difícil manejo”, esclarece o secretário de Aparício Bandeira. A maratona governamental foi assim avaliada pelo prefeito de São João Batista: “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do Governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista”.

Vistoria no futuro cais pesqueiro da Raposa

 

 

Estrada de Santana sendo inaugurada

Semana Quilombola tem Bebê-Símbolo

A Semana Quilombola de Bequimão, pioneira e inédita até aqui no país, chegou à sua 13ª edição neste 2025, preservando as manifestações do gênero e cumprindo o papel de incentivar o respeito às tradições. Ao longo de seis dias (25 a 30 de novembro) foi intensa a movimentação em torno de ações sociais e atividades culturais e recreativas da programação. No encerramento, a atração principal foi o Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), chamado de São Luís para abrilhantar o final da temporada 2025.

Todos os órgãos da administração municipal intervieram na programação, realçando as políticas públicas de suas áreas, promovendo palestras educativas, incentivando oficinas de atividades culturais e recreativas. O Governo do Estado teve participação pelas secretarias de Cultura (leia-se Yuri Milhomem) e Assuntos Municipalistas (Orleans Brandão).

Abertura – Na cerimônia de abertura o prefeito Zé Martins, idealizador do evento em 2013, funcionando ininterruptamente até hoje, falou que os objetivos da criação seguem sendo cumpridos, alimentados pelo interesse de pais e responsáveis a uma melhor qualidade de vida aos menores sob sua guarda.

Dos 22 quilombos do município certificados pela Fundação Cultural Palmares (FCP), 18 participaram intensamente das atividades. Elas se constituíram em oficinas de diversos itens, palestras educativas, adoção de políticas públicas e ações de entretenimento.

Fidelidade – Criada há 13 anos, num dos mandatos do atual prefeito Zé Martins, a semana, segundo ele, permanece fiel aos seus princípios: incentivar a preservação das manifestações tradicionais dos quilombolas e manter o interesse pelas raízes do segmento para que sua história não desapareça.

Este foi o recado que ele transmitiu no pronunciamento que fez na cerimônia de abertura da edição 2025 da semana. Confessou, com satisfação, a existência de interesse de cidades brasileiras em adotar o evento, que permanece apenas em Bequimão.

Envolvimento – A equipe de governo envolveu-se toda ela na promoção, desde a convocação das famílias até o acompanhamento da programação. Para os secretários Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), Janaína Mendonça (Igualdade Racial) e José Orlando (Governo e Educação) o sucesso das semanas, em todas as edições, repousa nessa participação massiva.

Da sessão de abertura até o encerramento a movimentação atraiu público. O bebê-símbolo, nascido durante o evento, recebeu a faixa e a chave da cidade; ele é Lorran, também identificado como bebê-prefeito.

na promoção até a próxima edição. e 2026.