Festa de Sant’Ana em Coelho Neto, neste 2023, supera a expectativa

Consagrada como uma das mais frequentadas celebrações religiosas do Maranhão, a festa de Sant’Ana (mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus), padroeira Coelho Neto, surpreendeu em público este ano. Recebeu cerca de 20 mil pessoas/dia ao longo dos 10 dias de festejo (16 a 25 de julho), durante a novena e as atividades de largo (entretenimento).

O prefeito Bruno Silva e o pároco Célio Roberto comemoraram em seus respectivos ambientes – o religioso e o profano. O gestor pela presença de visitantes, elevando o conceito do turismo religioso e fortalecendo a economia municipal, principalmente o segmento informal, para satisfação dos ambulantes.

Fé e entretenimento – O vigário, pela presença dos fiéis no novenário, pela manifestação de fé durante as orações, pelas contribuições que permitiram financiar o evento na parte religiosa, deixando a não religiosa a cargo da administração municipal. Que patrocinou as atrações artísticas e culturais apresentadas durante o período.

Da programação artístico-cultural participaram artistas individuais e bandas nacionais e regionais. Destaque para a valorização das manifestações populares e do agrado do público. O último dia registrou recorde de público, que foi prestigiar o show de Mari Fernandes. “Foi um encerramento com ‘chave de ouro’, coroando uma agenda das mais bem-sucedidas”, comemorou o prefeito.

Inovações/manifestações – A exemplo de outros festejos religiosos, o da padroeira de Coelho Neto teve um tema sobre o qual os fies reflexionaram: o “Dai-lhes, vós mesmos, de comer”, inspirado no da Campanha da Fraternidade, de combate à fome. Também inovou na mobilização, promovendo a integração, pela fé, das comunidades rurais e reunindo idosos e crianças em participações específicas, etapas elogiadas pelo membro do Conselho Paroquial e ex-prefeito Antônio Cruz.

Quanto ao financiamento, o padre Célio Roberto informou que, atualmente, o da parte religiosa fica a cargo dos fiéis e outros colaboradores, ficando o poder público responsável pelo patrocínio da festa popular. O vigário destacou as visitas domiciliares da imagem de Sant’Ana, aproximando mais o povo da celebração e estimulando o exercício da fé católica.

O vereador Rafael Cruz, líder do governo na Câmara, parabenizou os organizadores pelo sucesso da festa, destacou a contribuição dela para o turismo religioso, elogiou o apoio do prefeito e da classe política e ressaltou os ganhos para a economia municipal que o festejo proporciona. ”A festa superou a expectativa”, constatou o parlamentar.

Vaquejada em Barreirinhas agrega outras atrações

Pela segunda vez em seu governo, o prefeito Amílcar Rocha recebe os maiores elogios pela organização e pelo sucesso da Vaquejada de Barreirinhas, em sua 38ª edição. Com um caprichoso trabalho da equipe do secretário Carlinhos Lins (Cultura), e atuação de todos os órgãos da administração, a promoção reuniu quatro eventos.

No mesmo cenário foram agrupadas a vaquejada propriamente dita, o parque de diversão, o “São João fora de época” e a programação de shows. A multifuncionalidade do evento agradou ao público local, aos visitantes e às personalidades que foram prestigiar a agenda barreirinhense, inovada pelos organizadores.

Calendário – A movimentação transcorreu entre 19 e 23 de julho, transformando-se em mais um atrativo para os simpatizantes das atrações oferecidas pelo circuito-portal das Regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, tradicional e internacionalmente conhecido. Eficiente sistema de segurança garantiu a tranquilidade dos frequentadores.

A Vaquejada de Barreirinhas 2023 recebeu concorrentes do Maranhão e de Estados onde tradicionalmente a modalidade é praticada. A premiação ganhou novos valores e o espaço da prática recebeu novo incremento, que favoreceu disputantes e assistentes. Todos os ingredientes para alcançar o êxito pretendido.

Incremento – O prefeito celebrou as inovações – novas áreas de circulação, barracas de alvenaria padronizadas para os comerciantes da economia informal, locais seguros e confortáveis para os ambulantes, gratuidade do ingresso às áreas – e anunciou para o ano que vem ampliação das arquibancadas e novos atrativos em estudo.

Sobre a atuação administrativa, Rocha destacou a parceria com o Governo do Estado, que permitirá o Mercado Municipal reconstruído (obras em andamento) e a requalificação do complexo esportivo, onde está o estádio da cidade, que passará por reformas. “Vamos, assim, melhorando as instalações para quem vive e visita a cidade”, informa.

Atrações – O secretário de Cultura, Carlos Lins, ao agradecer a colaboração dos colegas e das equipes da administração municipal, discorreu sobre o efetivo e eficiente sistema de segurança que foi montado para o período, atribuindo a ele parte do êxito da polivalente promoção. E destacou a ajuda do seu colega da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSP), Wilson Carlos Silva.

Entre as atrações oferecidas ao público estiveram Samira Show, Brasas do Forró, Moleque Doido, Tony Guerra e Forró dos Plays. Ele enalteceu a decisão do prefeito em autorizar a gratuidade do ingresso, que permitiu aumentar o público contemplado com a atrações. Medida que deve ser incorporada à programação da mostra a partir de agora.

Elogios – As inovações autorizadas pelo prefeito, a elevação do valor dos prêmios, a organização e a seleção de atrações mereceu elogios de frequentadores especiais, como o vice-prefeito Antônio Lisboa (Antônio Diretor), o organizador da “derrubada do mourão” (derrubada do boi) Tom Fragoso e a líder do Boi de Axixá, Leila Naiva.

Ela festejou o fato do prefeito ser um “eventual cantador de toadas”, conhecendo todas as antigas e interessado em aprender as novas, sempre que as identifica. O vice elogiou os investimentos feitos para este ano e a atenção que o prefeito tem para com o que pode representar desenvolvimento. E Fragoso as inovações feitas na área da “derrubada do mourão” (zona da queda do boi).

Perspectivas – Amílcar Rocha lembra os investimentos feitos pelo então governador Flávio Dino (conclusão do aeroporto, ponte sobre o Rio Preguiças, abertura e conservação de vicinais). No caso do aeroporto, retomando as obras interrompidas com a cassação de Jackson Lago no Governo do Estado).

Agora Barreirinhas recebe uma linha aérea de voos, enquanto negociações são desenvolvidas para aumentar essa frequência. Também é frequente a chegada de voos fretados, pelo interesse que a cidade e a região despertam nos viajantes do mundo inteiro. “Recebemos turistas de toda parte do mundo”, comemora o prefeito.

No início da cavalgada em direção ao parque da vaquejada, os vaqueiros recebem as bênçãos do pároco da Igreja matriz

Dr. Amilcar faz abertura da vaquejada

CONCURSO DA RAINHA DA VAQUEJADA

Auriane Costa, rainha da 38° Vaquejada

Debora Carneiro – duqueza, Dr. Amilcar, Auriane – rainha e Ana Catarina – princesa

SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA 👇

153° aniversário de Itapecuru

A narrativa da sequência de premiações e o canteiro de obras instalado no município foram destaque na comemoração do 153° aniversário de emancipação de Itapecuru-Mirim. O prefeito Benedito Coroba compartilhou com seus auxiliares e a população as conquistas da administração, uma das mais produtivas nos recentes governos municipais.

Com o governador Carlos Brandão e outros ilustres presentes – Neto Marreca, Júnior Marreca, Miltinho Aragão – o prefeito dividiu a satisfação de entregar a Casa da Mulher Maranhense (versão estadual da Casa da Mulher Brasileira) e o prédio da unidade municipal do Colégio Tiradentes (diferente do conceito cívico-militar do projeto nacional do governo Bolsonaro), onde antes funcionava a escola municipal “José Jorge Gomes Rodrigues”.

100 obras – O prefeito contabilizou mais de 100 obras em dois anos e sete meses de governo, e atribuiu a escalada à parceria de órgãos constituidores de uma frente ampla de trabalho, que reúne Governo do Maranhão e respectivas repartições, Embrapa, Sebrae, SESC, SESI, SENAC, SENAI.

As ações conjuntas, desenvolvidas por estes órgãos, proporcionam avanços na educação, saúde, infraestrutura, agricultura familiar, assistência social, igualdade racial, política da mulher, da juventude, esporte, cultura, economia. O êxito dos projetos resultou na conquista de prêmios como o do paulista Instituto das Cidades Sustentáveis (SP), pela criação do Centro Municipal de Saúde Integrada e Plantas Medicinais (CASIPLAM).

E a chance próxima de conquistar o Prêmio Cidade Presente, disputa com mais 11 cidades (apenas três do Nordeste) pela criação de projeto integrado de desenvolvimento sustentável, do Ministério das Cidades, do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, e apoio da GIZ, agência alemã de cooperação técnica.

Compromisso – O prefeito se disse feliz com a presença do governador, a quem classificou como grande amigo de Itapecuru, a quem o município deve grandes realizações graças ao sistema de parceria. Agradeceu o empenho da secretária estadual da mulher, Abigail Cunha, pela instalação da Casa da Mulher Maranhense.

Ao coronel PM Andrade manifestou gratidão pela instalação do Colégio Tiradentes, exemplo de padrão de eficiência e disciplina na formação cidadã dos estudantes. Juntamente com o secretário municipal de Educação, professor Hilton César da Silva, destacou a atuação do coronel Andrade para a instalação do Colégio Tiradentes, que, associado à unidade de ensino coordenada pelos bombeiros militares, amplia o espaço para matricular os em idade escolar e melhorar a qualidade de ensino.

Mais casas – Coroba reafirmou que as escolas reforçam o compromisso da sua administração com a Educação, contribuindo para aprimorar o aprendizado e ampliar a oportunidade da chegada dos jovens à universidade e ao verdadeiro conceito de cidadania. E para maior chance anuncia a construção de uma escola integral que estará pronta até o final do ano.

A secretária estadual da Mulher, Abigail Cunha, anunciou a ampliação da rede de casas para novas 18 unidades (o governador contabilizou 16), atendendo as vítimas da violência doméstica com os serviços do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Patrulha “Maria da Penha” e Secretaria de Segurança Pública (Delegacia da Mulher).

Personalidades recebem Comenda “Mariana Luz”

A Câmara de Vereadores de Itapecuru-Mirim colocou na programação de aniversário do município a entrega da Comenda do Mérito Municipal “Mariana Luz”, criada pela Lei Municipal n° 1319, de 5 de dezembro de 2014. Ela é destinada a homenagear pessoas que, no campo de suas atividades, tenham contribuído com o engrandecimento do município.

A presidente da Federação das Academias Maranhenses de Letras e integrante da Academia Ludovicense de Letras (São Luís), Jucey de Santana, explicou como se dá a outorga da honraria, a mais importante do município. Neste ano foram contempladas 11 pessoas, entre elas o prefeito Benedito Coroba. “Fui surpreendido com a homenagem”, confessou.

Outra homenageada foi a Madre Teresa de Jesus (irmã Maria Teresa Carvalho), nascida itapecuruense, mas vivendo atualmente na Itália, onde integra a ordem religiosa Congregação das Irmãs de Jesus Crucificado. Ela fez uma apresentação especial no contexto da festa, gravada em CD pelo produtor cultural José Raimundo Rodrigues (Raízes) que acompanha a carreira da artista religiosa desde o início, nos anos 1980. Deverá ser o último trabalho dela gravado.

Também foram homenageados o professor Inaldo Lisboa, presidente da Academia Itapecuruense de Letras; o centenário comerciante libanês Jamil; e o músico José Santana. Para o presidente da Câmara, vereador Cleomar Rodrigues, a celebração reafirmou o elevado relacionamento entre os poderes e realçou o papel do Parlamento na comunidade itapecuruense. Ele saudou a presença de governador Brandão, a atuação do prefeito Coroba e manifestou apreço ao secretariado.

Governo publica autorização para a realização de 14 concursos públicos com 2 mil vagas; veja cargos

Portarias preveem que editais sejam publicados em até seis meses. Governo deve autorizar pelo menos outros cinco concursos nos próximos dias, com mais 320 vagas.


Governo anuncia mais de 3 mil vagas em concursos públicos

Governo anuncia mais de 3 mil vagas em concursos públicos

O governo federal publicou as autorizações para a realização de 14 concursos públicos que, somados, possuem 2.160 vagas. As portarias foram publicadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira (19). Veja a lista mais abaixo.

Na terça-feira (18), o governo já havia adiantado que iria abrir 3 mil vagas em concursos públicos, com salários que podem chegar a R$ 21 mil. Nem todas as autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta.

Ao anunciar os concursos, a ministra da Gestão, Esther Dweck, disse que o atual quantitativo de servidores no Poder Executivo Federal está “muito inferior” ao que seria necessário para “prestar bons serviços à população”.

Ainda não há data para que os concursos aconteçam. De acordo com as portarias, os editais devem ser publicados em até seis meses.

CONCURSOS: Veja 4 dicas para organizar as finanças e focar exclusivamente nos estudos

Vagas

Veja, abaixo, quais os cargos foram autorizados para concursos públicos.

 

1. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

  • Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários: 30 vagas

 

2. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia: 40 vagas

 

3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas: 275 vagas
  • Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas: 312 vagas
  • Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas: 8 vagas
  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas: 300 vagas
  • Total: 895 vagas

4. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

  • Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres: 50 vagas

 

5. Agência Nacional de Saúde (ANS)

  • Especialista em Regulação de Saúde Suplementar: 35 vagas

 

6. Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

  • Analista da CVM: 40 vagas
  • Inspetor da CVM: 20 vagas
  • Total: 60 vagas

 

7. Banco Central

  • Analista do Banco Central: 100 vagas

 

8. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

  • Especialista em Regulação de Aviação Civil: 70 vagas

 

9. Ministério da Fazenda

  • Auditor Federal de Finanças e Controle: 40 vagas

 

10. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços

  • Analista de Comércio Exterior: 50 vagas

 

11. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 150 vagas

 

12. Ministério da Justiça e Segurança Pública

  • Analista Técnico Administrativo: 100 vagas

 

13. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

  • Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico: 40 vagas

 

14. Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

  • Analista Técnico de Políticas Sociais (MEC): 70 vagas
  • Analista Técnico de Políticas Sociais (MJSP): 30 vagas
  • Analista Técnico de Políticas Sociais (MDHC): 40 vagas
  • Analista Técnico de Políticas Sociais (MGI): 360 vagas
  • Total: 500 vagas

Outros concursos

Além destes 14 editais, o governo deve abrir ainda concursos públicos para:

  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc): 40 vagas
  • Ministério do Planejamento e Orçamento: 100 vagas
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): 80 vagas
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): 50 vagas
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): 50 vagas

Segundo o governo, desde o início do ano foram autorizadas ou abertas mais de 23 mil vagas para cargos públicos. Em junho, por exemplo, mais de 4 mil vagas foram anunciadas.

Governo autorizou a realização de 14 concursos públicos — Foto: Freepik/Divulgação

Governo autorizou a realização de 14 concursos públicos — Foto: Freepik/Divulgação,

Por: g1.globo.com

Forasteiros ameaçam cenário político de Barreirinhas

 

Aliados a grileiros que ameaçam o meio ambiente municipal, após devastarem áreas em cidades vizinhas, forasteiros tentam criar poder político em Barreirinhas para consolidar seus desmandos. A denúncia é do advogado Adler Leitão, alertando a população sobre a sutil, mas crescente aproximação desses aproveitadores.

A presença dos “estrangeiros” já se faz notar pela tentativa de compra da confiança do eleitorado, pela oferta de benesses. “A compra de votos ameaça Barreirinhas”, alerta o causídico, que iniciou campanha para prevenir a população contra as artimanhas adotadas pelos forasteiros.

Desafio – Para o advogado, este é mais um desafio enfrentado pelo povo de Barreirinhas, “que teve estar atento ao que já aconteceu com a presença desses aproveitadores em cidade vizinhas, como Urbano Santos, onde chegaram oferecendo benesses, e as transformaram em pesadelos.

Doutor Adler chama a atenção para as ofertas feitas sob a bandeira do agronegócio e da plantação de eucalipto e soja, “mas sem os cuidados para evitar os prejuízos que essas atividades causam ao desenvolvimento sustentável. Nossa preocupação associa uma cidade próspera, mas com uma população saudável”, advoga.

Principalmente para as populações residentes nos povoados banhados por rios e riachos, o advogado alerta: “Diga NÃO à exploração da monocultura predatória e exploratória. Barreirinhas tem riquezas a serem sustentadas e meio ambiente a ser preservado. Temos lideranças locais à altura de nossas competentes escolhas”.

Ouçamos a mensagem do “Cavaleiro da Esperança Barreirinhense”:

PRESIDENTE DO SEBRAE CELSO GONÇALO É RECEBIDO PELO PREFEITO DR.AMILCAR EM BARREIRINHAS.

Recebi com entusiasmo a visita do presidente do Sebrae, Celso Gonçalo, em Barreirinhas. Juntamente com Celso Brandão, coordenador do Sebrae, e outras autoridades locais, discutimos a possibilidade de instalar uma unidade regional do Sebrae em nossa cidade. Durante a reunião, visitamos potenciais imóveis que poderiam ser cedidos pela prefeitura para essa finalidade.

Embora estejamos avançando nas negociações, é importante ressaltar que ainda existem alguns processos burocráticos a serem concluídos para garantir a concessão oficial. Estou empolgado com essa parceria, pois acredito que a que o Sebrae impulsionará ainda mais o empreendedorismo e contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, gerando novas oportunidades para nossa comunidade.

“São João Fora de Época”, em Coroatá, estimula a economia informal em clima de segurança

A tradição foi mantida e o sucesso marcou a temporada de quatro dias (6 a 9 de julho) do “São João fora de época”, em Coroatá, na versão 2023. Segundo o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Juventude e Lazer, Erinaldo Rodrigues, o prefeito Luís da Amovelar Filho, novamente, garantiu todas as condições para o êxito da festa, rigorosamente planejada.

O evento, idealizado há anos, evita a concorrência da época junina propriamente dita com a região e estimula a economia municipal (principalmente a informal), pela atração de visitantes. Outro fator de sucesso, conforme o secretário, é a segurança oferecida “para o bem de todos”, lema da gestão. Dela cuidam o 24° Batalhão de Polícia Militar (tenente-coronel Maurício), a Guarda Municipal (comandante Davi Duarte) e vigilantes particulares.

Concurso de quadrilhas – A programação, este ano, reservou um dia para as manifestações exclusivas do município, entre as quais as quadrilhas de grupos locais; numa outra data foi realizado o concurso de quadrilhas da região, também muito concorrido. “Isto proporciona saudável intercâmbio entre as manifestações”, celebra Rodrigues.

Oito quadrilhas se inscreveram inicialmente para a disputa regional; mas, apenas quatro se apresentaram (ausência e atraso provocaram a falta de apresentação e a desclassificação). A classificação final mostrou “Bagaceiros da Alegria” (Pedreiras) em 1°; “Sai de Baixo” (Caxias, campeã do ano passado) em 2°; “Brilho Nordestino” (Vargem Grande) em 3°; e “Rabiscados” (Timbiras) em 4°.

Manifestações – O empresário e ex-prefeito (dois mandatos) Luís da Amovelar, a vice-prefeita de Peritoró Joana Mendes (Joana da Amovelar), o vice-prefeito de Coroatá Juscelino da Fazendinha, o empresário Vamberto e filhos elogiaram a organização da festa, destacaram o incremento à economia municipal, ressaltaram a divulgação turística que ela proporciona e enalteceram a atuação dos serviços de segurança para a tranquilidade do público.

Para Luís da Amovelar o êxito decorre de um trabalho bem planejado, da participação dos servidores públicos, do estímulo do poder público e da disposição dos agentes culturais que ajudam Coroatá a manter-se nos anais da história. “Esta festa é, antes de tudo, um investimento; reforça a economia municipal e estimula a informal”, observa o ex-prefeito, ao contabilizar mais de 100 barracas armadas no arraial.

O secretário Erinaldo citou, entre as principais atrações artísticas, Romy Matta, Tony Guerra, Forró Sacode e Clecinha, que estenderam o encerramento da festa até a manhã desta segunda-feira, 10 de julho. Ao longo da temporada prestigiaram o arraial os líderes políticos locais e autoridades da região, como o prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Emanuel Lima de Oliveira (BIGU).

A grande vencedora, campeã 2023 BAGACEIRA D’ALEGRIA – Pedreiras ⬇️

A campeã, acima ⬆️

Brincadeiras de sábado dia 8 ⬇️

Baixo Parnaíba explode com “São João Fora de Época”

A 25ª edição do “São João Fora de Época” de Magalhães de Almeida confirmou a animação e o sucesso das etapas anteriores. Neste “jubileu de prata” mantem-se (encerra neste domingo 9) o estímulo à cultura popular, marca da administração dos Carvalho, que lideram o comando político em parte da região do Baixo Parnaíba. O “fora de época” regional envolve ainda Santa Quitéria do Maranhão (encerrado) e São Bernardo (na semana que vem).

Para o prefeito Nonato Carvalho e o líder Neto Carvalho esta é uma manifestação que prestigia os valores locais e mantem viva a tradição e preserva a cultura local, não deixando que ela desapareça. “A cada ano aprimoramos o festejo, estimulamos mais grupos, consolidamos investimentos (recursos próprios) e oferecemos mais atrações”, diz Neto Carvalho.

Concurso – A edição 2023 mantém o concurso de quadrilhas, quando grupos da região mostram sua criatividade e disputam os prêmios oferecidos. “A cada ano recebemos mais candidatos e nos surpreendemos com as apresentações, sempre muito criativas e demonstrativas da originalidade dos artistas que as produzem”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Francisco Borges.

A cada etapa a festa tem um tema a trabalhar; o deste ano foi “Mundo Mágico de São João”, de caráter circense. As manifestações foram orientadas a trabalhar suas performances a partir da estrutura do circo. “O tema é para incentivar a criatividade dos participantes e tornar mais atrativa a apresentação dos grupos”, justifica o secretário.

Expectativa – Neste domingo 9 acontece o concurso de quadrilhas, esperado com expectativa pelo prefeito Nonato Carvalho, pelo vice Rafael Silva (Rafael do Badá), pela prefeita de Santa Quitéria do Maranhão, Samia Carvalho, de pelo público. A decoração do arraial está de acordo com o tema proposto para este ano.

A prefeita Samia celebra a união das lideranças políticas, comunitárias e da população regionais em torno do acontecimento. Fala com emoção da festa em seu município (encerrada semana passada) e anuncia a expectativa da celebração em São Bernardo, que começa dia 13 de julho. “É sempre bom estarmos todos juntos, celebrando a vida e consolidando nossas manifestações culturais”, comenta.

Pindaré-Mirim retoma tradição da cavalgada para festejar padroeiro São Pedro

A temporada junina em Pindaré-Mirim foi encerrada com honras ao padroeiro São Pedro, restabelecendo eventos interrompido há alguns anos. Foi retomada a tradicional cavalgada da sede até o povoado Areias, conduzindo a imagem do patrono, que posteriormente é trazida em procissão fluvial desde a localidade até o cais da cidade, donde sai a caminhada terrestre. Todo este roteiro foi revitalizado.

O prefeito Alexandre Colares justificou o retorno da tradição em respeito à história do município e aos costumes populares, considerado ser Pindaré-Mirim o berço cultural da região. Aproveitou para divulgar a dança indígena, também retomada, considerando-a tão importante como a apresentada em Parintins, no Amazonas, em beleza e desenvoltura. “No Maranhão, a dança é exclusiva do Pindaré”, falou com orgulho.

Revolução – Aos jornalistas que cobriam a programação, o prefeito apresentou algumas realizações que devem ser inauguradas dia 28 de julho, quando Pindaré-Mirim celebrará 100 anos de emancipação política. Entre elas o hospital municipal, recebido pela atual administração inativo, “trancado a cadeado”, traumatizante para um gestor médico.

Colares também comentou sobre as ações dedicadas à Educação, tão importante quanto à Saúde, confessando-se um resultado da educação na sua formação profissional. Considera-se um “revolucionário da educação”, pelo que já empreendeu na construção e na reforma de prédios escolares e no aprimoramento da pedagogia aplicada, pela capacitação dos professores. Mestrado é a próxima meta. Os salários dos mestres é o melhor da região e pago em dia.

Pioneirismo – Os investimentos (até o final do mandato as 58 escolas da rede municipal estarão restauradas, ampliadas e climatizadas) já resultaram na concessão de prêmios e no reconhecimento das autoridades educacionais, principalmente pela implantação de cursos, como o de inglês “contra turno”, também pioneiros.

Nesta modalidade, o aluno (pais de alunos também podem ser contemplados) tem aulas tradicionais pela manhã e à tarde recebe a extensão. Para o segundo semestre a meta é oferecer o espanhol. Com essas iniciativas, ele prepara a juventude para o aprimoramento intelectual e oportunidades no mercado de trabalho. “Chance que não tive”, revela.

Saneamento – Na Saúde, ele cuida da consolidação da rede de unidades de saúde, instalando e reformando postos e dotando-os de equipamentos e serviços à altura das necessidades da população a ser atendida. Em Areias, por exemplo, o sistema contará com o reforço de uma ambulância, solucionando o problema do transporte de pacientes.

Outro grande projeto celebrado por Alexandre é o tratamento que os resíduos do hospital irá receber. Antes, eram lançados no Rio Pindaré com 100% de impurezas; agora, vai com 95% de pureza. “Em nome da saúde pública e da defesa da vida”, revela o prefeito, classificando o feito como de grande valia para o saneamento.

Devotos reverenciam padroeiro

Os devotos do padroeiro participaram ativamente da retomada da cavalgada, antiga “procissão dos vaqueiros”, caminhada terrestre da sede municipal até o povoado Areias, donde a peregrinação prossegue, agora pelo rio Pindaré (procissão fluvial), de volta a sede pelo cais, retomando a caminhada. Esta primeira parte esteve ignorada durante anos, até o resgate promovido agora pela atual gestão municipal.

Para a professora e secretária Rita Trindade, de Educação e Cultura, o titular do Departamento de Comunicação, Ericson, consideraram a temporada digna das tradições de Pindaré-Mirim, principalmente pela valorização dos artistas e das manifestações locais. Eles celebraram o êxito da festividade, principalmente pela afluência do público, atraído pelas promoções rigorosamente escolhidas.
Os dois destacaram os investimentos que o prefeito Colares faz em favor da cultura municipal, principalmente no tradicional bumba-meu-boi, sotaque da Baixada, no que Pindaré-Mirim é pioneiro. Ericson informa que a festa do centenário será inesquecível, com 10 dias de celebração, até a data de 28 de julho.

O vereador Antônio Martins (“Cabeça Branca”) e os devotos João Sandro e Roseana Magalhães destacaram a importância da fé no santo e os cuidados que cercam a organização da festa. Ressaltaram o trabalho dos sacerdotes, a manifestação do povo e o número crescente de peregrinos nos últimos dois anos. Sobre a cavalgada, o vereador festejou o resgate do evento e prometeu cavalgada mais expressiva em 2024.

Bequimão encerra temporada junina com relato pormenorizado

 

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Bequimão precisou de algum tempo para consolidar os dados da temporada junina que o governo local promoveu. Por isso, só agora divulgou relatório circunstanciado dos festejos ocorridos no final de junho, considerado de sucesso absoluto pela avaliação popular.

O secretário da pasta, Rodrigo Martins, destacou o apoio do prefeito João Martins, colaboração de todos os órgãos públicos do município e a contribuição de renomado grupo de apoiadores. “A ajuda de tantos incentivadores e a participação popular deram o brilho que o evento exibiu ao longo do período”, afirmou o secretário.

A equipe do Blog Floresta dos Guarás, para esta edição, contou com a assessoria do companheiro Paulinho Castro. Ele cedeu o material colhido durante a temporada para que pudéssemos divulgá-lo com a abrangência e o destaque que o festejo teve. A ele os agradecimentos de nossa editoria.

Veja o vídeo: