Turismo em São Luís e Litoral Ocidental Maranhense ganha impulso com assinatura de acordo de cooperação

Termo de cooperação técnica, destinado à criação de novo roteiro turístico para a Ilha de São Luís e o Polo Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, foi firmado, nesta segunda-feira, 21 de agosto. Integrantes dos órgãos responsáveis pela política do setor nas localidades terão um ano para a elaboração da agenda.

São 15 os protagonistas do acordo: por São Luís, a capital, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara; pela Floresta dos Guarás, Bequimão, Cedral, Mirinzal, Central do Maranhão, Guimarães, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum-Açu e Porto Rico do Maranhão.

Regionalização – A direção do polo Floresta dos Guarás entregou, na ocasião, o plano de regionalização elaborado “para estruturar e promover o turismo no Litoral Ocidental Maranhense, gerando desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável; e preservando os ativos culturais e ambientais”.

A Floresta dos Guarás é um ecossistema rico em biodiversidade, banhado pelo Oceano Atlântico, na região amazônica do Maranhão. Nele o Governo do Maranhão aposta no rendimento socioeconômico, a partir da exploração plena de sua potencialidade. Integra a Área de Proteção Ambiental Reentrâncias Maranhenses (APARM), que se estende por 12 mil quilômetros quadrados.

Signatários – Prefeito e secretários de turismo dos municípios envolvidos foram os signatários do acordo. Com a decisão, assumiram o compromisso de, em um ano, apresentarem o plano a ser criado, elaborado e implementado. A eles estarão associados empresas do setor privado atuantes no turismo, que firmaram o termo.

Na solenidade foram anunciadas as empresas Gekos Turismo, Delta Lençóis Kit Tripe e Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão. O plano prevê cursos de capacitação, entre outras ações, que consolidarão o roteiro, ajudando na potencialização e no despertar da questão turística como fator de desenvolvimento econômico e social.

Presenças – O prefeito de São Luís (cidade patrimônio mundial da humanidade), Eduardo Braide, destacou a importância do acordo pela possibilidade que ele proporciona aos visitantes da capital conhecerem outros pontos do Estado, expandindo a visitação. “E esta assinatura permite avançar neste propósito e consolidar o ciclo do turismo maranhense na economia do Estado”, avaliou.

Da mesma opinião comungaram os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba; e de Apicum-Açu, José de Ribamar Ribeiro (Zequinha), presentes na cerimônia; o secretário de Turismo de Guimarães e presidente da Instância de Governança da Floresta dos Guarás, Antônio Marcos; o presidente do Polo São Luís, Benedito Amado; o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santo; e todos os secretários de Turismo dos municípios envolvidos.

PÓLO FLORESTA DOS GUARAS AVANÇA PRA SE TORNAR POTÊNCIA NO SETOR TURÍSTICO.

Na tarde do dia 18 de agosto de 2023, o Prefeito Aldo Lopes, juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência Tecnologia e Turismo, Ademilton Ramos, participaram de uma importante reunião na Sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM.

Na ocasião foram apresentadas propostas e projetos de Infraestrutura para o desenvolvimento turístico e cultural do Polo Floresta dos Guarás. Na oportunidade, o Secretário de Turismo de Cururupu, o Sr. Ademilton Ramos, apresentou o Projeto “Rota do Maçarico” e o projeto de fomento à cultura cururupuense, com o objetivo de alcançar a construção da estrada que dá acesso à Praia de Estacamento e recursos para a cultura local.

Estiveram presentes na reunião: o Presidente da Instância de Governança do Polo Floresta dos Guarás, o Sr. Antônio Marcos, o Presidente do Conguarás, o Sr. João Martins, o Presidente da ADERE, o Sr. José Francisco Pestana, o Diretor da FAMEM o Sr. Miltinho Aragão, o Presidente da FAMEM o Sr. Ivor Resende e os demais Secretários Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura do Polo Floresta dos Guarás.

Milagres do Maranhão festeja a padroeira

Durante 10 dias milagrenses e romeiros reverenciaram a padroeira Nossa Senhora dos Milagres na cidade que leva seu nome. O festejo secular registrou inédita movimentação popular, surpreendendo os organizadores e confirmando o crescimento do evento e sua classificação turístico-religiosa.

A extensa programação reuniu missas, ministração de sacramentos, procissões, sob a coordenação do vigário da paróquia, padre Mardônio Cabral. Surpreso com a movimentação de fiéis, ele comentou que o povo buscou na fé religiosa alento para tempos difíceis e consolo para os muitos problemas enfrentados. Ele destacou o apoio do prefeito José Augusto Caldas (Gugu).

“Pedra dos Milagres” – A maior movimentação registrou-se na “pedra dos milagres”, localizada no Morro de Santo Antônio, onde a cidade nasceu. Também dizem haver ocorrido ali a intercessão de Nossa Senhora para a ocorrência do milagre que dá nome ao município, criado em 1994, última divisão territorial feita no Maranhão.

Um pescador, numa frágil embarcação, enfrentou terrível tempestade, que ameaçava jogá-lo contra a concentração de pedras do local. Uma imagem, parecendo Nossa Senhora, interveio e amainou o tempo, permitindo ao homem de mar salvar-se. Da lenda originou-se Milagres do Maranhão.

Crença popular – Indagado sobre fenômenos que se têm registrado na pedra, como o jorro de um líquido branco, semelhante a leite, o pároco diz não ignorar a crença popular, mas não conferir poderes divinos ou de cura ao fenômeno. Observa a distância a confiança depositada pelo povo, mas sem conferir-lhe natureza milagrosa.

Sobre o fenômeno, há um estudo científico, conforme informa a professora e secretária municipal de Educação, Aline Caldas. “Ele analisa os elementos que compõem o líquido, que parece escolher quem deve recolhê-lo para o bem ou para o mal. Esse estudo deve integrar livro sobre a história de Milagres, a ser lançado em novembro, por ocasião do aniversário da cidade (29° ano). Sob o título “Minhas Raízes”.

Obras – A secretária aproveitou para anunciar a entrega, este mês, da primeira unidade do colégio militar, da rede mantida pelo Governo do Estado sob administração da Polícia Militar. Necessariamente entrará em funcionamento no final do mês, para não atrapalhar o calendário escolar, já atrasado.

Ela também se referiu à reforma geral da praça em frente ao templo, cuja intervenção geral colocou-a como cartão postal da cidade. Citou a romaria que veio de Brejo como um dos destaques do festejo. E celebrou o número de público que prestigiou a festa, confirmando seu caráter de turismo religioso.

Cururupu faz homenagem aos pais com êxito

Pela passagem do Dia dos Pais, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Cururupu promoveu nesse sábado, 12 de agosto, o “Papai é Show”. O evento se destinou a homenagear os pais cururupuenses pelo transcurso do seu dia, celebrado neste domingo. O poder público recebeu a contribuição do líder municipalista Miltinho Aragão.
O projeto acontece pela segunda vez para prestigiar os pais, diferentemente do que ocorre na maioria dos municípios, conforme constatação de consultores locais. Concorrem para o êxito da iniciativa o apoio do prefeito Aldo Borges e do vice Gustavo Pestana, sob a coordenação da secretária Maria de Nazaré Oliveira (Cotê).

Premiação – O prefeito Aldo Lopes acompanhou a programação, que teve premiação para os homenageados (eles se inscreveram para concorrer aos brindes), churrasco liberado e show artístico. A celebração obedeceu aos mesmos moldes da que tem sido oferecida às mães quando são comemoradas.

Aliás, os organizadores consideram que o encontro faz a alegria dos pais e resgata antiga celebração, que está desaparecida do calendário da maioria das cidades maranhenses. A secretária considera injusto ignorar a celebração da data para os chefes do clã, pelo papel que eles exercem no seio da família.

Objetivo – Para o prefeito, o importante é o congraçamento que a reunião proporciona, a chance de reunir os chefes das famílias e ouvir suas ponderações sobre as políticas públicas que a gestão municipal executa. “Essa aproximação consolida o relacionamento dos homenageados com a gestão municipal”, admite.

Entre as atrações que se apresentaram ao público estavam Del Diniz, Paulinha, Companhia Som da Casa, Dênis Braga, Léo Soares, e valores “prata de casa” nos intervalos da premiação. A concentração na Praça do Carvalho reuniu grande público, transformando-se num expressivo congraçamento familiar.

Manifestações – Aldo Lopes disse que a reunião foi “show de bola”, repetindo o sucesso do ano passado, chamando o testemunho da equipe d’O Municipalisa, que acompanhou o evento em 2022. A secretária Cotê complementou: “Estamos trabalhando o social com esta promoção, que oferece mais de 100 premiações (uma moto zero km), e parceria do deputado Aluísio Mendes, do vice Gustavo Pestana e do parceiro Miltinho Aragão”.

Ao ser indagado sobre sua intervenção junto ao Governo do Estado para levar benefícios para os municípios, causando ciumeira a lideranças políticas (insinuação do repórter do blog), o líder municipalista Aragão disse estar cumprindo a missão institucional da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), da qual é secretário-executivo.

Nova frente – Disse Miltinho Aragão que o Litoral Ocidental Norte Maranhense estar cumprindo o municipalismo do governador Carlos Brandão e promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades do interior, “defendendo os interesses do Maranhão como um todo e do povo carente dessas comunidades. Vou continuar com essa pegada”, prometeu.

Depois de reafirmar o projeto do futuro aeroporto de Cururupu, com negociações sendo concluídas e destinado a ser um dos equipamentos de ponta do “pré-sal do turismo no Litoral Ocidental Norte Maranhense, bordão lançado recentemente”, Aragão concluiu, informando que nesta semana comitiva da FAMEM estará em Brasília, negociando recursos para o Maranhão. Ele confirmou estar o Estado alinhado com a União.

Famem debate municipalismo em Brasília com prefeitos

Nos próximos dias 15 e 16, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sediará uma importante mobilização municipalista na capital federal. Prefeitos e prefeitas de todo o país estarão reunidos para discutir a tão aguardada reforma tributária, um tema de extrema relevância para as administrações municipais. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) estará presente neste encontro, comandando uma comitiva de prefeitos maranhenses.

A reforma tributária tem sido amplamente debatida nos últimos anos e os municípios desempenham um papel fundamental nessa discussão, uma vez que muitas das responsabilidades atribuídas a eles carecem de recursos adequados para serem executadas de maneira eficiente.

Além dessa pauta, a Famem aproveitará para levantar duas outras questões que muito interessam aos gestores e gestoras municipais: a publicação que regulamenta a distribuição da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o atraso na liberação dos recursos para Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e a liberação de emendas de recursos federais.

Na última semana, todos os 217 prefeitos e prefeitas do Estado aderiram à Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Desde sua criação, a Federação tem desempenhado um papel fundamental na articulação e defesa dos interesses dos municípios maranhenses, e essa adesão em massa reflete um compromisso de todos em trabalhar em prol do desenvolvimento local e regional na atual gestão.

Com esse feito histórico, ainda em Brasília, a Famem aproveita para inaugurar a sede do novo escritório, como ponto de apoio institucional para as prefeitas e prefeitos maranhenses que necessitam representar seus municípios na capital federal. O presidente da Famem, Ivo Rezende, destacou a importância dessa iniciativa: “A inauguração deste escritório é um marco para os municípios maranhenses. Ter um local de suporte e representatividade em Brasília fortalecerá nossa capacidade de pleitear recursos e defender os interesses do nosso estado junto às esferas governamentais”.

A sede da Famem será instalada na SHIS, QI 25, conjunto 07, casa 07 e ficará à disposição dos prefeitos e prefeitas a partir do dia 15.

Famem debate municipalismo em Brasília com prefeitos

Nos próximos dias 15 e 16, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sediará uma importante mobilização municipalista na capital federal. Prefeitos e prefeitas de todo o país estarão reunidos para discutir a tão aguardada reforma tributária, um tema de extrema relevância para as administrações municipais. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) estará presente neste encontro, comandando uma comitiva de prefeitos maranhenses.

A reforma tributária tem sido amplamente debatida nos últimos anos e os municípios desempenham um papel fundamental nessa discussão, uma vez que muitas das responsabilidades atribuídas a eles carecem de recursos adequados para serem executadas de maneira eficiente.

Além dessa pauta, a Famem aproveitará para levantar duas outras questões que muito interessam aos gestores e gestoras municipais: a publicação que regulamenta a distribuição da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o atraso na liberação dos recursos para Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e a liberação de emendas de recursos federais.

Na última semana, todos os 217 prefeitos e prefeitas do Estado aderiram à Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Desde sua criação, a Federação tem desempenhado um papel fundamental na articulação e defesa dos interesses dos municípios maranhenses, e essa adesão em massa reflete um compromisso de todos em trabalhar em prol do desenvolvimento local e regional na atual gestão.

Com esse feito histórico, ainda em Brasília, a Famem aproveita para inaugurar a sede do novo escritório, como ponto de apoio institucional para as prefeitas e prefeitos maranhenses que necessitam representar seus municípios na capital federal. O presidente da Famem, Ivo Rezende, destacou a importância dessa iniciativa: “A inauguração deste escritório é um marco para os municípios maranhenses. Ter um local de suporte e representatividade em Brasília fortalecerá nossa capacidade de pleitear recursos e defender os interesses do nosso estado junto às esferas governamentais”.

A sede da Famem será instalada na SHIS, QI 25, conjunto 07, casa 07 e ficará à disposição dos prefeitos e prefeitas a partir do dia 15.

Denúncias de Perseguição Política e Uso Indevido de Hospital Público na Pré-Campanha de Filho de Iracema em Barreirinhas

Barreirinhas – Denúncias de perseguição política e suposto uso indevido de um hospital público para fins eleitorais têm causado grande preocupação na cidade de Barreirinhas. As alegações envolvem a atual Presidente da Assembleia, Iracema, e seu filho, pré-candidato ao cargo de prefeito, em uma polêmica que tem impactado o cenário político local.

Segundo informações recebidas de fontes confiáveis, mais de dez funcionários do hospital regional de Barreirinhas foram demitidos recentemente, levantando suspeitas de perseguição política. Relatos apontam que essas demissões podem ter sido motivadas por questões políticas, o que gera preocupações sobre o clima de intimidação e retaliação contra servidores públicos.

As denúncias ganham ainda mais relevância devido ao suposto envolvimento do filho de Iracema na pré-campanha política, mesmo sem ocupar cargos políticos no estado.

Anúncio de investimentos e ações sociais marcam 259° aniversário de emancipação de Pastos Bons

A assinatura de ordens para obras e serviços, com investimentos calculados em R$ 42 milhões; e ações sociais patrocinadas pelo Sistema S marcaram o 259° aniversário de emancipação de Pastos Bons, comemorado ao longo de 10 dias. Na data da celebração, 28 de julho, foi cumprida intensa programação, liderada pelo prefeito Enoque Mota e pela primeira-dama e secretária de Saúde, Vera Mota, com participação de todo o secretariado e da base parlamentar do governo municipal na Câmara de Vereadores.
Entre grandes realizações destacaram-se a entrega de sistemas de abastecimento de água em bairros e povoados, do Balneário “Luiz Mota” (homenagem ao pai do prefeito, na margem do Rio Balseiro) e a iluminação a led das Avenidas “Domingos Sertão” (canteiro central da BR 230) e “Alonso Félix Poncion”, que leva ao balneário.
Agenda – Estradas, lançamento de programas, reforma de prédios públicos, entrega de equipamentos, melhoramento em instalações esportivas, pavimentação de vias, serviços de cidadania e show de entretenimento completaram a agenda de eventos político-administrativos.
Por iniciativa do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e do Conselho Deliberativo do Estadual do SEBRAE Maranhão (CDE), Celso Gonçalo (conterrâneo), SESI Itinerante (Sistema S) instalou-se no município durante o aniversário. Foram oferecidas gratuitamente ações de saúde – consultas de clínica geral, pediatria, oftalmologia, odontologia, exames laboratoriais, testagem, vacinação e eletrocardiograma.
Destaque – O prefeito destacou a importância da programação, principalmente em relaçao aos sistemas de abastecimento de água. Descreveu a iniciativa como solucionadora de antigo problema de numerosas famílias da periferia com água potável, “agora solucionado em 90%”.

Enoque Mota esclareceu que tudo o que foi entregue neste aniversário são ações esperadas pelo povo para o seu conforto, bem-estar e qualidade de vida. Assim classificou as praças, as vias urbanas, o conforto e a segurança da iluminação, a pavimentação, a reforma no estádio, os prédios públicos, entre outras instalações.

Exaltação – O trabalho do gestor como fortalecimento do grupo político a que ele pertence foi realçado pelos prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, Hilton e Fernanda Gonçalo (ambos nascidos em Pastos Bons). “Temos uma representação política forte e inédita na região, graças à atuação de Mota na condução do governo em Pastos Bons”, reconheceram os Gonçalo.

Hilton citou o papel exercido pelo deputado estadual Ariston Ribeiro, o suplente de deputado federal Doutor Gonçalo, o seu próprio como prefeito de Santa Rita e dos nomes que, originários do município, fazem política na região, como o prefeito de Sucupira do Norte, Marcony Santos. Sem esquecer o patriarca dos Gonçalo, seu pai José, iniciador da trajetória política da família – prefeito por três mandatos.

Em casa – Auxiliares de Enoque Mota celebraram o aniversário felizes por proporcionar em suas áreas de atuação benefícios esperados pela população. Assim se referiram os integrantes do governo Francisco Reinaldo (vice-prefeito), Vera Mota (Saúde), Raifran Silva (Meio Ambiente, na pasta desde 2018), Claudiana Câmara (Educação) e Jair Correia (Agricultura).

Outras vozes também manifestaram seu agrado pela atuação do governo municipal. Falaram do avanço de suas pastas graças à sensibilidade e o apoio do prefeito, sempre atento às necessidades básicas do público que lhes cabe assistir. ”As realizações são de tirar o chapéu”, arrematou Vera Mota. “E são esses benefícios que elevam a confiança do povo no gestor”, reconheceram o desembargador José Gonçalo Filho (filho da terra e do clã dos Gonçalo) e o deputado estadual Ariston Ribeiro.

Celebração sob as bênçãos de São Bento

Simultaneamente ao aniversário da emancipação, Pastos Bons orou por bênçãos e graças de São Bento, padroeiro do município, cujo festejo integra o Calendário do Turismo Religioso do Estado do Maranhão. A iniciativa do deputado Ariston Ribeiro, proposta em Projeto de Lei, foi transformada na Lei n° 11.742, de 30 de junho de 2022, pelo desembargador Paulo Veten, então governador em exercício.

Celebrado anualmente entre 19 a 28 de julho, o festejo se estende por 10 dias, com novenário, cavalgada e Missa do Vaqueiro no encerramento. Agora com espaço no calendário turístico religioso, atrai para o município número expressivo de peregrinos, de dentro e de fora do Estado.

Este ano, na comemoração sob a nova posição, já foi possível notar a crescente movimentação em torno do período. Não só de cultuadores da fé católica, como de turistas simpáticos às comemorações religiosas. “É mais um incentivo para a visitação ao nosso território”, reconhece o prefeito Enoque Mota.