“A qualidade do evento atraiu público maior do que esperávamos, principalmente porque reuniu as famílias tradicionais do município. Nossa intenção, além do entretenimento, foi despertar a consciência cívica da população para a necessidade de buscar sensibilizar o Governo do Estado para atuar, como parceiro da gestão municipal (hoje distante), no processo de desenvolvimento do território”. Assim, o líder do grupo de empresários que promoveu o “lava-pratos” pioneiro em Pirapemas, Luís da Amovelar, explicou o sucesso da festa, ocorrida em 17 de fevereiro de 2024, primeiro sábado pós-carnaval.
A festa recebeu apoio do governador Carlos Brandão, do secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins; do delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva; do delegado regional de Polícia Civil, Samuel Morita; e do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Fernando Queiroz e o Promotor de Justiça, Márcio Antônio Alves de Oliveira. “Assumimos nosso compromisso com a cultura e o lazer da população maranhense”, disseram as autoridades.
Patrocinadores – A liderança de Luís da Amovelar (ex-prefeito de Coroatá e proprietário da Amovelar) atraiu a colaboração dos proprietários dos empreendimentos ESPLANADA CONSTRUÇÕES, COMERCIAL ARAÚJO, COMERCIAL BARATEIRO, CASA DA ÁGUA, COMERCIAL SB, PIRAPEMAS MÓVEIS, COMERCIAL MESQUITA, RM CONSTRUÇÕES, GABY FARMA, COMERCIAL BRITO, RANCHO DO CARLÃO, PARQUE MARIA ELENA, DEPÓSITO DO BAZOCA, BAR DO HELILSON, COMERCIAL REY LAR, AGRO PIRAPEMAS, JÚNIOR RAÇÕES, FRUTARIA POPULAR DE CANTANHEDE, SORVETERIA SANTO ANTÔNIO e COMERCIAL RJ DO ADENILSON.
O patrocínio principal, no dizer dos organizadores foi da população, “que prestigiou o evento, participando em clima de congraçamento, demonstrativo da hospitalidade que caracteriza o povo da terra”. Ao destacar a necessidade da parceria do Estado na administração municipal, Luís da Amovelar traçou um perfil triste do que esta ausência tem causado a Pirapemas: falta de investimentos em infraestrutura, educação, saúde, agricultura, esporte, lazer, assistência social.
Compromisso – O líder do grupo anunciou a disposição de todos em procurar o Governo do Estado para consolidar a trafegabilidade das ruas e avenidas na zona urbana, os serviços básicos que a população está a exigir e a melhoria das condições de vida dos que habitam nas áreas menos assistidas e que desejam um futuro melhor para si e seus familiares.
Luís da Amovelar destacou como projetos prioritários a integração de Pirapemas com as cidades mais desenvolvidas do seu entorno, pela ligação rodoviária com Coroatá e São Mateus. Assegurou que está em andamento movimento das lideranças municipais junto à bancada parlamentar em Brasília, visando atrair recursos federais para essas obras de infraestrutura. Concluiu dizendo que a falta de investimentos inviabiliza o crescimento dos pequenos empreendedores rurais que atuam no município.
Entretenimento – Para o entretenimento dos foliões fez-se rigorosa seleção de atrações que incluiu Romim Mahta, DJ Jhonata e Leno, mega trio elétrico BS e Paredão Moça Flor. A população aprovou o evento e todos os comentários remeteram para a renovação em 2025. Os promotores já se arregimentam para planejar a promoção.
A festa sofreu tentativa, sem sucesso, de impedimento pela administração municipal. O primeiro trio elétrico enviado à cidade sofreu avarias causadas por grupo ligado ao prefeito, que atacaram a equipe de funcionários da empresa proprietária do equipamento. Houve confronto pessoal e tiros foram ouvidos por testemunhas.