Inaugurado comitê de Cururupu Segue em Frente

A campanha pela reeleição de Aldo Lopes (Republicanos-10) e Gustavo Pestana (PSB-40) em Cururupu está na rua. Uma mobilização mista (carros, motos e caminhantes) marcou a inauguração do comitê principal da coligação, no centro da cidade (Rua Getúlio Vargas), depois da aplicação de adesivos no Bairro Três Corações. Os correligionários percorreram dois quilômetros entre um ponto e outro dos atos políticos.

À frente da mobilização os candidatos majoritários e os concorrentes à vereança lideravam, com palavras de ordem que confirmavam a escolha da convenção pelos candidatos da coligação. A movimentação atraiu caravanas dos mais distantes locais. Para alcançar a vitória, sugerem os candidatos majoritários, a militância precisa ir às ruas, falar com as pessoas, pedir voto. Isto por 24 horas.
Onda amarela – Considerando a importância do metal, o amarelo do ouro dá o tom da campanha e foi a cor predominante durante a caminhada em direção ao comitê. Lopes e Pestana foram alvo de cumprimentos durante o trajeto e, como é do hábito dos dois, posaram para fotos e conversaram descontraidamente com os participantes.

Ambos aconselharam os correligionários a formarem cordões e visitar as comunidades. De preferência informando sobre o plano de metas, reforçando as comunicações dos candidatos durante as reuniões. “É bom começar a campanha reunindo vocês aqui. O comitê é a nossa base, mas a movimentação deve acontecer m todos os pontos. Aqui, em grande estilo, devemos nos reunir dia 6 d outubro, para comemorar a vitória. Até lá, daqui partiremos para missões estratégicas”, orientaram os líderes.

Objetivo – No comitê ficará instalada a administração da campanha, com a missão de atender às atividades dos grupos de trabalho. Nele deverão ser procurados o material de campanha, as orientações estratégicas, a agenda de reuniões políticas e demais atividades inerentes à movimentação dos candidatos. Lá os eleitores também podem buscar informações eleitorais.

A Coligação “Cururupu Segue em Frente” é resultado da aliança entre os Partidos Republicanos e Socialista Brasileiro. Patrocina o projeto de reeleição de Aldo Lopes e Gustavo Pestana e conta com milhares de apoiadores. A linha de conduta firmada para ser adotada nas manifestações é a de respeito aos adversários, mas sem esmorecimento na luta pela conquista dos votos.

Conquistas – Os dois lembram que, em 2020, o povo cururupuense deu-lhes a oportunidade de mostrar que a experiência e a juventude poderiam fazer a diferença; provaram, adotando o trabalho sério como padrão. “Agora nos é oferecida a oportunidade de prosseguir fazendo o que o município ainda precisa; e o faremos com a mesma dedicação”, concordam os candidatos majoritários.

E aproveitam para elencar as realizações mais importantes, como escolas, postos de saúde, urbanização, políticas sociais de relevo e o cuidado com as pessoas. E mostram que, apesar das limitações de recursos, realizam utilizando suas habilidades, a dedicação e a competência de uma equipe coesa e a confiança de uma população. “Nossa meta é ver a cidade prosperar”, comprometem-se.

Aliança em Coroatá dá exemplo de educação política

A convenção partidária realizada no sábado passado em Coroatá foi um exemplo de educação política acima de interesses pessoais. A aprovação da chapa majoritária – Aryanna da Amovelar, prefeita; e Tatiana Murad, vice –, candidatas à eleição de outubro, selou o acordo firmado, em abril passado, pelas duas maiores lideranças do município e da região: Luís da Amovelar e Ricardo Murad.

“Maravilhosa” foi o adjetivo atribuído pela candidata a vice, enquanto a concorrente a prefeita classificou a convenção como acontecimento histórico e mais expressivo registrado no município nos últimos tempos. Principalmente pela confirmação da aliança firmada há quatro meses, depois de uma separação de 20 anos.

Apadrinhamento – As duas candidatas da chapa majoritária consideram-se bem apadrinhadas para exercer o mandato, considerando a herança política de que são detentoras. Luís da Amovelar, duas vezes prefeito e com enriquecedora visão administrativa servirá de referência à atuação da sobrinha Aryanna, quando esta assumir o mandato prefeitural.

Tatiana Murad tem o pai como exemplo de bem-sucedido parlamentar e com experiência administrativa comprovada nos vários cargos que exerceu. Na saúde pública tem iniciativas memoráveis no desenvolvimento de campanhas e ações que marcaram época. Ambas se consideram prontas, preparadas para servir à população coroataense.

Convenção – A homologação das candidaturas majoritárias e proporcionais da eleição em Coroatá foi decidida por convencionais do MDB, PP, PT, PCdoB, PV, Agir, PDT e PL. Os candidatos a vereador são 64, representando todos os segmentos da sociedade. Fortalecidos pela aliança acima mencionada, deverão oferecer sustentáculo bastante para a administração das duas guerreiras que concorrem ao pleito pela coligação/federação.

Na mensagem de agradecimento à indicação, em seu nome e no da companheira de chapa, disse Aryanna: “Viver este momento junto com a população coroataense foi de alegria, união e esperança. Conosco no governo Coroatá vai crescer, porque somos duas mulheres determinadas. Eu e Tatiana Murad estamos prontas para governar Coroatá com compromisso, dedicação e amor pela nossa cidade. Podem confiar na gente; estamos prontas, preparadas para servir a cada coroataense”.

Mudança na chapa em Bequimão: sai João, entra José; sempre Martins

A chapa que disputará a eleição pela situação em Bequimão sofreu mudança de última hora: João Martins foi substituído por José Martins (ex-prefeito) na candidatura a prefeito; mas permaneceu a hegemonia da família no comando da política local ao longo de 60 anos. A participação do PT como vice será do vereador e presidente da Câmara, Professor Ivaldo Oliveira. A homologação aconteceu durante a convenção nessa segunda-feira, 5 de agosto.

O anúncio da mudança coube ao próprio prefeito João Martins, até então tido como candidato à reeleição. Ele alegou decisão de grupo para a proposta apresentada à convenção, que foi aprovada sem contestação. Caravanas vieram desde um quilômetro de distância, muitas a pé, para preencher todos os espaços do Ginásio da Estiva, onde aconteceu o ato político.

Grandeza – A renúncia de João Martins foi reconhecida como gesto de grandeza, pelo beneficiado e pelas principais lideranças do grupo. “Ainda estou emocionado com o que estamos vivendo nessa nossa convenção, que, sem dúvidas, já é histórica! Presenciamos aqui um ato nobre, que só os grandes homens são capazes de fazer”, exaltou José Martins.

José disse receber a atribuição de ocupar a cabeça da chapa como uma missão, para dar continuidade ao trabalho que Joao vem realizando em prol do bem-estar da comunidade e do desenvolvimento físico do território nesses três anos e meio. Temos um prefeito com coragem, honestidade, hombridade e dedicado ao nosso município”, realçou.

Reminiscência – João Martins recordou o legado de Juca Martins, com quem tudo começou (falecido em 2017), no comprometimento para com o bem-estar do povo humilde. Compromisso que, segundo ele, prosseguirá sendo honrado, de forma coletiva, pela atuação do grupo.

“Nós temos um legado deixado por Juca Martins, que é o compromisso com o nosso povo; e que, enquanto Deus nos der saúde, nós vamos continuar honrando pra Bequimão seguir em frente. E nós não fazemos isso sozinho, fazemos em consenso com o nosso grupo. Aqui não tem reino dividido, aqui tem grupo fortalecido”, enfatizou João Martins, ao enfatizar a atitude.

Frente – Também foram anunciados os nomes que disputarão as cadeiras da Câmara Municipal. Eles estão inscritos na Frente Partidária Pra Bequimão Seguir em Frente”, constituída pelos partidos PCdoB, PV, PT, MDB, PSDB, PL, Avante e Cidadania.

Na opinião dos analistas políticos da terra, a convenção mostrou a força do grupo e foi ato político histórico. Representou o início de uma nova era na vida da cidade, de progresso e esperança, mas consolidada pela agenda de 60 anos. “Estamos pronto para trabalhar por um Bequimão próspero”, reafirmou o vereador Ivaldo Oliveira.

Miltinho Aragão celebra aprovação de Aldo e Gustavo em Cururupu

O deputado estadual Miltinho Aragão (PSB), amigo incondicional de Cururupu, festejou a aprovação dos nomes de Aldo Lopes e Gustavo Pestana como candidatos à reeleição no município. Os dois foram confirmados juntamente com 28 candidatos a vereador pela coligação “Compromisso e Trabalho” (Republicanos e PSB), que patrocinou a primeira eleição dos dois em 2020.

A convenção, conforme o parlamentar, reconheceu a força política dos concorrentes, aprovou o trabalho deles no mandato que se encerra em dezembro e a atuação na construção da paz, do amor e da prestação de serviços. Para Miltinho, antigos e novos aliados têm na dupla o exemplo de líderes comprometidos com o bem-estar da população de Cururupu.

Reconhecimento – O trabalho de Aldo e Gustavo, nestes quatro anos, a se completar em dezembro, conforme José Francisco Pestana, ex-prefeito, é o trunfo com que conta junto ao eleitorado. Considera que a atuação dos líderes e da equipe ainda não se completou; e defende a necessidade de ser mantido o ritmo de trabalho para a conclusão de metas a que se propuseram.

Este mesmo raciocínio preside a adesão de antigos adversários políticos ao projeto de Aldo e Gustavo. Nestas circunstâncias se incluem os que aderiram à proposta da reeleição da dupla, entre os quais o ex-prefeito e ex-deputado médico Wilson Carvalho, seu filho Érico (foi à convenção levar o cumprimento do pai), o vereador Antônio Filho, Nelson Chaves e Ailton Abreu.

Troca difícil – O vice-prefeito Gustavo Pestana, candidato à reeleição para o mesmo cargo, falou do retorno ao PSB recentemente, a convite da Executiva Estadual, para concorrer nesta eleição. Recordou que sua trajetória político-partidária começou no PSB, quando ele tinha 18 anos. Depois migrou para o PDT.

Agora, na volta ao antigo ninho, deixou no PDT grandes amigos; mas confessa estar feliz com o regresso, prestigiado, e com o mesmo ânimo de, com a ajuda da agremiação, lutar pelo desenvolvimento de Cururupu. Sobre a disposição do povo em andar um quilômetro para, ao final da convenção, deixar o prefeito em casa, disse ser resultado da empatia existente entre governo e povo em Cururupu.

Vereança – Muito elogiada a chapa proposta para os candidatos a vereador do grupo. Convencionais e população enalteceram a seleção, considerada composta por nomes experientes, capazes de dar robustez ao futuro governo reeleito. “São pessoas de peso político, influentes, catalisadoras de votos e conhecedoras da realidade cururupuense, capazes de dar robustez ao governo,
“Um Legislativo forte e competente assegura grandes realizações ao Executivo, principalmente considerando o potencial a ser explorado pelos gestores e os mecanismos institucionais a serem adotados para a conquista de objetivos exigidos pela evolução dos acontecimentos”, advogam os subscritores das candidaturas.

Mídia – Os marqueteiros da campanha admitem que os dois líderes são figuras fáceis, com imagens leves e mensagens simples e diretas, facilmente absorvidas por todos os segmentos da população. “Aldo e Gustavo fazem bom uso da mídia, entendendo a importância desse mecanismo para se fazerem compreendidos pela população, em qualquer nível”.

Grupo Gonçalo mantem liderança em sua área de militância política

O grupo político Gonçalo mantém controle sobre a área de militância na qual atua. E que atribui ao trabalho em favor das populações que governa – Bacabeira e Santa Rita. O que prova a escolha da advogada Naila Gonçalo para candidata à Prefeitura de Bacabeira (recentemente incorporada à Região Metropolitana de São Luís), no Centro de Convenções. em 3 de agosto.

A advogada teve sua pré-candidatura lançada há meses e, desde então, percorreu os muitos povoados do município, apresentando suas metas às lideranças políticas e comunitárias da região. Garante atuar administrativamente como a atual prefeita, dando continuidade a um trabalho aprovado plenamente pela população (90%).

Após a homologação do seu nome (apenas o do vice ficou para ser anunciado mais tarde, mas dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral), a candidata agradeceu os apoios e o carinho popular, assegurando que prosseguirá “percorrendo todos os cantos de Bacabeira, levando a mensagem de continuidade do governo Fernanda Gonçalo desde 2017. Andaremos de casa em casa, de rua em rua”, anunciou.

Perfil – A advogada Naila Gonçalo é advogada. Integrante de uma família de políticos, é filha da ex-prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, sobrinha dos deputados Doutor Gonçalo (federal) e Ariston Ribeiro (estadual) e dos prefeitos Hilton Gonçalo (Santa Rita) e Fernanda Gonçalo (Bacabeira).

Exerceu algumas funções públicas que “lhe garantem positivo exercício do mandato”, diz o tio Ariston, de quem foi assessora parlamentar, na Assembleia Legislativa. Na eleição para deputado federal, em 2022, integrou o “Coletivo Doutor Gonçalo”, alcançando a primeira suplência. Tem expressiva militância em Bacabeira, ao lado da tia Fernanda.

Manifestações – Sobre a aprovação da candidatura falaram algumas personalidades. O presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo, considera que a escolha dos convencionais reconheceu a indicação da prefeita Fernanda. Mas, também, a experiência adquirida pela candidata na convivência com os familiares políticos e no exercício das funções públicas.

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e o deputado Ariston Ribeiro concordam que a escolha dos convencionais foi presidida pela aprovação que a “madrinha” da candidatura detém, atualmente, entre os “futuros governados” de Naila. Um trabalho voltado para o bem-estar da população e de ações que promovem o desenvolvimento e a elevação da qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, acordam.

PRD realiza Convenção da Esperança em Itapecuru Mirim e confirma Fillipe Marreca como candidato a prefeito da cidade

A cidade de Itapecuru Mirim recebeu, na tarde do último sábado (3), a convenção do Partido Renovação Democrática (PRD), que oficializou os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador do partido para as eleições de 2024.

Reunindo mais de 6 mil pessoas na BB Show, Fillipe Marreca, candidato a prefeito da cidade pelo PRD, oficializou sua candidatura, confraternizando com o público e trazendo a esperança de dias melhores para Itapecuru, que sofre com o descaso e o sucateamento de políticas públicas, prejudicando diretamente a população. Em tom firme e encorajador, Fillipe firmou o seu compromisso com a cidade, sobretudo, por meio do cuidado com as pessoas.

Eu quero lutar para que Itapecuru volte a ser uma cidade boa para o itapecuruense morar. Que vocês voltem a andar nas ruas com segurança. Que as ruas de vocês voltem a ter asfalto de qualidade, que as escolas e as creches, os postos de saúde voltem a funcionar, como meu pai deixou. E quero resolver problemas que só nosso grupo será capaz de solucionar como o acesso à água. Com o apoio de vocês, nós vamos ganhar e mudar Itapecuru para melhor!, discursou o candidato.

Com o apoio do pai, vice-presidente nacional do PRD, secretário de Estado de Indústria e Comércio e ex-prefeito da cidade, Júnior Marreca, do irmão deputado federal, Marreca Filho, e de aliados, Fillipe fez do palco da convenção um momento de conversa com o eleitorado, para entender melhor suas necessidades e apresentar pontos estratégicos do seu plano de governo. A atitude do candidato foi elogiada pelo seu irmão. Neste dia, estamos de frente a uma nova etapa de Itapecuru, onde uma nova realidade é possível. Por isso, peço a Deus que você honre e orgulhe cada um de nós que está aqui para te aplaudir, admirar, te respeitar e ajudar, afirmou em seu discurso.

Puxado pelo legado, Júnior Marreca fez um emocionado discurso sobre o compromisso de melhorar a vida do cidadão itapecuruense. Hoje, nós estamos aqui para que você saiba o tamanho do compromisso que estamos assumindo com a nossa sociedade. Todos nós precisamos olhar para cada uma destas pessoas aqui presente e dizer que estamos prontos e, juntos, faremos com que os sonhos da população se tornem realidade, reforçou.

Na convenção, foram apresentados o candidato a vice-prefeito, Junior Maranhão, além dos candidatos a vereador. A convenção contou ainda com um momento cultural, com as apresentações da Orquestra Quilombola de Berimbau do Povoado Canta Galo; do Tambor de Crioula do Povoado Outeiro e do Bumba-meu-boi Mocidade Alegre de Itapecuru.

Quebra de acordo adia escolha de vice em Peritoró

A convenção dos partidos de oposição em Peritoró revê sua conclusão adiada para esta semana, em razão da quebra do acordo firmado em setembro do ano passado. Na véspera do ato político, os convencionais foram surpreendidos com a recusa de Vanessa Murad em aceitar a indicação, preferindo lançar-se candidata.

Assim, os partidos coligados apenas aprovaram o nome da titular da chapa, a vice-prefeita Joana da Amovelar, lançada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB – 40). Os convencionais serão novamente convocados para aprovar o nome que o grupo escolherá, procedimento que deve ser adotado até o final desta semana, para cumprir o calendário eleitoral.

Os delegados partidários aprovaram a chapa de candidatos a vereador que concorrerão às cadeiras na Câmara. Os registros deverão estar concluídos até meados da próxima semana (15 de agosto) para que a campanha, inclusive com a publicidade gratuita deva estar nas ruas a partir de 16 de agosto. Este procedimento só poderá ser adotado até 3 de outubro, três dias antes do pleito.

Novo tempo – Joana da Amovelar, após a proclamação do resultado, fez um longo pronunciamento. Começou por agradecer a confiança dos convencionais, reconhecendo nela a aprovação popular. Reafirmou o desejo de criar um novo cenário ante o descaso a que a atual administração submeteu o município.

Com longa trajetória política no município, a candidata anunciou novo tempo quando ganhar a eleição, recuperando a autoestima do povo humilde, reabilitando os serviços básicos e pondo fim ao grave problema da falta de água na maioria das comunidades rurais, o que compromete a saúde dos vulneráveis. “Água limpa para o povo será nossa prioridade”.

Manifestações – Para o marido da candidata, o ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar, este é um momento crucial na história política de Peritoró. Ele crê que o povo tem consciência da necessidade de mudança, demonstrada pela expressiva multidão que prestigiou o ato político. “Nós temos compromisso com os humildes”.

Ao prognosticar um futuro promissor para Peritoró, o líder lembrou que esse projeto tem o aval do governador Carlos Brandão, que tem dado demonstração de simpatia ao grupo político e às propostas que contemplarão os peritoroenses. “Receberemos dele agora e retribuiremos no momento oportuno”, assegura o líder.

Na convenção, o padre Jozias (três mandatos de prefeito), considerou a importância do acordo, passado quase um ano, para a história política de Peritoró. “O resultado da convenção mostrou que o povo quer mudança; e nós contribuímos para isto. Acreditamos que Joana será a surpresa da eleição”, comentou como que falando em nome do grupo.

Hilton Gonçalo celebra escolha da convenção em Santa Rita

A aprovação da chapa da situação para disputar a eleição municipal em outubro, pela convenção, em Santa Rita, agradou ao prefeito Hilton Gonçalo, há quatro mandatos à frente da prefeitura. O médico e empresário Milton Gonçalo Mota e o atual vice-prefeito Berré Carvalho concorrerão, chancelados pelo Mobiliza, Podemos, PRD, União Brasil, PMB e PV.

A convenção desse sábado, 3 de agosto, também homologou os nomes dos candidatos a vereador no município. Na opinião de analistas locais, esta chapa reúne o que há de melhor entre os segmentos comunitários, rigorosamente selecionados, para proporcionar bancada compatível com o futuro gestor que, acreditam, seja o titular da chapa.

Público – Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao Centro de Convenções de Santa Rita e acompanharam, com interesse, os pronunciamentos dos vários oradores. Todos enalteceram as qualidades dos integrantes da chapa majoritária, principalmente o aprendizado do titular, egresso de uma família de políticos experimentados e bem avaliados.

Em seu discurso, o agora candidato Milton Gonçalo enumerou o que pretende como gestor eleito: prosseguir o correto trabalho do prefeito Hilton Gonçalo em todos os mandatos exercidos e continuar oferecendo qualidade de vida à população carente. “Não vou decepcionar, pois pretendo aplicar corretamente o aprendizado que recebi ao longo dos anos”, assegurou.

Dever cumprido – Aos jornalistas que o entrevistaram, o prefeito disse ter a sensação do dever cumprido, embora ainda haja tempo para realizações após o pleito. Ao sucessor entregar uma administração “enxuta”, com mecanismos que ajudem na transição e assegurem o cumprimento de metas e compromissos desde o primeiro dia de mandato.

O candidato reagiu com a colocação de estar servido de bons gestores “em casa”, com “modelo de gestão que deu certo”, e armado de instrumentos que proporcionem seguro crescimento a Santa Rita. Para a primeira-dama Fernanda Gonçalo, o prefeito deixa um legado facilmente seguido, que permitirá a quem o substituir (esperando que seja o Milton) realizar grandes propósitos e continuar promovendo o bem-estar da população vulnerável.

Presenças – Entre as lideranças presentes à homologação das candidaturas da coligação estiveram o deputado estadual Ariston Ribeiro (PSB), representante da região na Assembleia Legislativa; o deputado federal Doutor Gonçalo (Podemos-MA), a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; o presidente da Câmara de Bacabeira, Capitão Lucas; o vice-prefeito de Itapecuru-Mirim, Mauricio Nascimento.

Vários oradores fizeram uso da palavra, enaltecendo a qualidade dos escolhidos, destacando a importância das eleições, elogiando o trabalho realizado pelo prefeito de Santa Rita, traduzindo a satisfação do povo e confiantes na vitória do grupo no dia 6 de outubro. Esta foi também a expectativa das lideranças comunitárias locais ouvidas pelos repórteres.

Festival do Abacaxi é atração em São Domingos do Maranhão

Julho em São Domingos do Maranhão foi marcado pelo 5° Festival do Abacaxi. A mostra foi rica em manifestações culturais, incentivo à criatividade, exaltação à beleza e entretenimento artístico. A iniciativa da Prefeitura Municipal ganhou apoio de entidades privadas e públicas, entre as quais o Governo do Maranhão. Entre 25 e 28 de julho, o Estádio Pereirão recebeu autoridades e populares, produtores rurais e visitantes aos quais foram apresentadas as qualidades da fruta e o que dela pode-se aproveitar.

Pelo relato da secretária de Cultura, Cleres Sousa, ficou-se sabendo que não só a polpa do abacaxi importa, mas outras partes da fruta, como as folhas, as quais se aproveita para produzir papel, sacolas e caixas para embalagens. Também da polpa faz-se licor, sucos, doces, cachaça, conforme mostrado em “blitz” apresentada ao público no primeiro dia. Isto foi parte da história contada ao longo dos quatro dias.

Organização – A programação incluiu manifestação cultural, como o concurso de poesias para alunos das escolas municipais públicas e privadas; concurso de beleza, como o da “rainha do abacaxi”, ganho por Rebeca Herkisedek, premiada com dinheiro e vale-compra das Lojas Noroeste; e show artísticos com renomados artistas nacionais. A grade de atrações foi elogiada pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Flávio Viana.

Ao longo do festival produtores rurais da agricultura familiar participarem de oficinas para aprenderem sobre o aproveitamento pleno da fruta, procedimentos de manejo e práticas de cultivo. Foram informados sobre a importância econômica da fruta na grade de arrecadação, com a oferta da produção primária e secundária nos mercados interno e externo.

Capital – Por iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago, São Domingos do Maranhão recebeu o título de “Capital do Abacaxi”. O festival honra a titulação e celebra a fruta que lhe confere respeitável status institucional e econômico. Ao longo da permanência na cidade, o secretário Viana, que representou o governador Carlos Brandão, ouviu do presidente do Instituto Maranhense do Abacaxi, Geovane Andrade, relato acerca do papel do cultivo na vida socioeconômica do município.

Outra grande contribuição ao festival foi dada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED). O presidente da autarquia, Cauê Aragão, foi representado pela diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Rejane Valéria Costa e pela coordenadora de Inspeção Sanitária e Insumos Agrícolas, Filomena Carvalho. Est ministrou palestra sobre as boas práticas no uso de agrotóxicos.
O festival também recebeu apoio do Sistema FAEMA/SENAR.