Sambaíba agradece a Dino, mas pede mais

Sambaíba precisa de duas pontes para escoar a produção da zona rural, com o que assegurará sua caminhada em direção ao progresso econômico e social. O pedido foi feito pela prefeita Fátima Dantas durante a visita do governador Flávio Dino e do vice Carlos Brandão. Os dois foram prestigiar os 68 anos de emancipação político-administrativa do município.

Ao longo das festividades foram entregues duas praças e anunciadas obras financiadas pela parceria Governo do Estado e Municípios. Também foram distribuídos insumos dos programas sociais implantados pelo governo Dino: vale-gás e kits para estimulo da agricultura familiar. Tudo em meio à satisfação popular pela visita governamental e pelos presentes.

Gratidão – A prefeita resumiu o sentimento seu e da população em gratidão pela atenção que o governo tem dedicado aos pleitos de sua gestão. E aos parceiros – com destaque para os deputados André Fufuca (federal) e Pará Figueiredo (estadual) – reafirmou a disposição de continuar merecendo o apoio, cuidando de transformar em bem-estar os anseios populares.

Dino confirmou a disposição de prefeita, revelando recebe-la com frequência em São Luís, sempre levando reivindicações importantes e oportunas e cobrando celeridade no atendimento. “Temos uma parceria firme com a Prefeitura Municipal e, em nome dela, estamos desenvolvendo ações sociais e procedendo entrega de obras”, disse Dino, lembrando os 68 anos do município. E parabenizou Fátima.
Fala Brandão – O vice-governador Carlos Brandão disse que dia de festa é ocasião para anunciar benefícios (presentes). Referiu-se à inauguração da praça e à autorização de dois sistemas de abastecimento de água, que são complementares à oferta do produto na sede municipal, à distribuição de sementes para a agricultura familiar e doação de vale-gás.

Brandão anunciou para, no máximo, em dez dias a entrega da Escola “Paulo Ramos”, da rede de Escolas Dignas. Enfim, confessou-se integrado ao clima de festa e enalteceu a atuação da prefeita para dotar o município dos instrumentos necessários à inclusão entre os de excelência no universo estadual.

Fala prefeita – No principal pronunciamento, a prefeita saudou os pais (o pai com 96 anos e a mãe com 91), os colaboradores, os parceiros. Recordou algumas doações do Estado em junho passado: ambulância, cestas básicas; e a assinatura de autorização para a construção da Praça da Família “Vice-prefeito Santana Ribeiro”, agora entregue. O conceito da obra está fundamentado em lazer, segurança e acessibilidade.

No breve balanço, a prefeita enumerou o realizado até agora: reforma de postos de saúde abandonados, recuperação de estradas vicinais construção de pontes, geração de renda, calçamento, perfuração de poços artesianos, construção da Praça “João Alves Costa” (recursos próprios). Lembrou da emenda parlamentar do deputado Fufuca, que financia o calçamento do povoado Ananás.

No final, pediu ao governador duas pontes de concreto, que permitirão o escoamento da produção agrícola da zona rural. E destacou no governo Dino a preocupação com o bem-estar do povo.

Manifestações – A ação do governo Dino em Sambaíba gerou manifestações de várias autoridades presentes. Os deputados André Fufuca e Pará Figueiredo elogiaram a parceria, exaltaram a capacidade de trabalho e a busca incessante de recursos empreendida pela gestora e o resultado da aplicação deles. Fufuca confessou que nem foi votado ali, mas agora é parceiro incondicional.

O secretário municipal de Cultura, Dorgival Pereira, diz não se surpreender com os resultados da administração, pois é atento observador da atuação da prefeita e de sua determinação em buscar, onde quer estejam, os recursos para atender o plano de metas estabelecido para o mandato. Para ele, Fátima Dantas transforma Sambaíba em “princesinha do Sul, capital da Amizade”.

Da mesma opinião comungam a vereadora Patrícia do Luciano (líder do governo), o marido (ex-vice-prefeito e vereador por quatro mandatos) e o vereador Emir Oliveira.

Turismo para Floresta dos Guarás em planejamento (Vídeo)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cedral promoveu a terceira reunião da Instancia de Governança do Polo Floresta dos Guarás, ponto ecoturístico localizado no Litoral Ocidental Maranhense. Autoridades cedralenses, lideradas pelo secretário Branco Melo, recepcionaram os participantes. A direção dos trabalhos coube a Antônio Marcos, presidente da Instancia.

Os representantes municipais alinharam aspectos a serem considerados no planejamento estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo na área; e a forma de utilizar as riquezas naturais, de expressivo potencial, mas ainda timidamente explorado. A intenção era concluir a programação a ser aplicada ainda no corrente ano e no decorrer de 2022.

Identificação – Antônio Marcos revelou que a pauta priorizaria a identificação de pontos turísticos relevantes a serem preparados para integrar a grade de locais atrativos para o turismo. Destacou o caráter participativo da reunião, permitindo a cada delegado apresentar o que de melhor sua área de influência ofereceria.

Branco Melo, secretário de Cedral, e os demais companheiros enumeraram as ações que estão sendo cumpridas e apontaram atuações que irão enriquecer o programa a ser desenvolvido. Depois, agradeceu a contribuição dos presentes: prefeitos, secretários da pasta, vereadores. E celebrou o retorno pleno de Cedral ao polo.

Destaques – Constituem o Polo Floresta dos Guarás Apicum-Açu, Bacuri, Guimarães, Cururupu, Porto Rico do Maranhão, Bequimão, Mirinzal, Central do Maranhão e Cedral. O nome dado ao polo deve-se à ave de plumagem vermelha predominante na região. O objetivo na sustentação do polo é transformar os atrativos turísticos em atividade econômica.
Entre os maiores atrativos turísticos do polo está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, inteiramente formada de areia. Também na região circula a lenda do Touro Encantado, que seria o rei de Portugal, dom Sebastião, fugido da luta contra os mouros, refugiado na região sob a forma do animal.

O governo do Maranhão trabalha para garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do turismo na região. O local conta com atrativos naturais e culturais, destacando-se como um santuário ecológico, formado por baías e estuários, onde os rios deságuam em meio a manguezais. A organização em andamento permitirá a visitação segura da fauna e flora abundantes, florestas, praias selvagens e ilhas,

Veja o vídeo:

Estado estimula o desenvolvimento em Cururupu

 

Com oferta de serviços e entrega de material a pequenos e médios empreendedores, o Governo do Estado (leia-se Flávio Dino) participou dos 180 anos de emancipação político-administrativa de Cururupu. O prefeito Aldo Lopes liderou as festividades e celebrou o fato de, em dez meses de gestão, ter reanimado a esperança dos cururupuenses.

O ânimo desenvolvimentista, experimentado pelos dirigentes e beneficiários da ação social dos governos – estadual e municipal – marcou o clima de comemoração. Dele participaram os deputados Aluísio Mendes (federal) e Márcio Honaiser (estadual, licenciado para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Presentes – Cururupu completou 180 anos de soberania a 3 de outubro. O domingo foi dedicado à festividade e a recepção dos portadores de presentes. O deputado Marcio Honaiser levou 50 equipamentos para pequenos empreendedores, já treinados, iniciem seus pequenos negócios, conforme a vocação manifestada durante o treinamento. Também levou ordens de serviço, encaminhadas pelo governador Flávio Dino, para a construção do Restaurante Popular, que será entregue ainda este ano.

O deputado Aluísio Mendes revelou o envio de emendas parlamentares para fortalecer a rede sanitária (oito unidades básicas de saúde), promover a pavimentação com bloquetes, abrir e conservar estradas vicinais. Para breve, negociará recursos para a reforma da sede da Prefeitura e conclusão de obras inacabadas no município, principalmente creches.

Agradecimentos – O prefeito Aldo Lopes, o vice Gustavo Pestana, o líder do governo municipal na Câmara, vereador Marcos Soares, e o presidente da Câmara, Antônio Silva (Vereadora Pinto) concordaram unanimemente que a parceria com o Governo do Estado tem rendido frutos os mais valiosos. Consideram a experiência muito válida para expressivas conquistas sociais.

Os vereadores enalteceram a aliança existentes entre os poderes municipais, destacaram a determinação e a vontade política do prefeito. O vice festejou o clima de entendimento existente entre as lideranças, o que contribui, segundo ele, para a transcorrência de uma administração voltada para os altos interesses comunitários e para o bem-estar da população carente.