Em um único dia Prefeitura de Cururupu reinaugura duas escolas na sede do município

Em um único dia Prefeitura de Cururupu reinaugura duas escolas na sede do município

Acompanhado do Secretário Municipal de Educação, João Carlos Braga e do vice-prefeito Gustavo Pestana, vereadores, comunidade escolar e demais pessoas presentes, o prefeito Aldo Lopes, reinaugurou nesta sexta-feira (24), duas importantes Escolas da rede municipal de ensino, trata-se da Unidade Integrada Profº. Martibel Antônio Silva, localizada na Rua G. Osório, bairro São  Benedito e a Unidade Escolar Sisino da Silva Cunha, localizada na Rua J. Viegas – S/Nº – bairro de Brasília. Ambas as unidades receberam ampla reforma e serão  devolvidas à municipalidade já nesse período letivo.

Aguardada a muitos anos pela comunidade escolar das respectivas escolas, as reformas contemplaram toda estruturara, desde da parte hidráulica a elétricas. As mobilias também foram trocadas, assim como as salas foram todas climatizadas, dando aos professores e alunos as melhores condições possível para o ensino e aprendizagem.

Desde de 2021, ano em que o prefeito Aldo Lopes assumiu a administração do município, dezenas de escolas já foram reformadas, assim como outras já foram construídas. O prefeito Aldo Lopes e o Secretario Municipal de Educação, João Carlos Braga, priorizam a educação municipal, dando aos alunos, professores e diretores condições ideais para desenvolverem suas atividades.

“Agradecemos imensamente a toda a equipe da Secretaria de Educação, comandada pelo secretário João Carlos Braga, por todo empenho e dedicação para possibilitar equipamentos educacionais com toda a qualidade que os nossos alunos merecem”, comemorou o prefeito Aldo Lopes.

“Hoje, a educação municipal de Cururupu ganha duas escolas importantes totalmente reformadas. O bairro de São Benedito e Brasília estão de parabéns por receber mais essa prestação de serviço da nossa gestão. Como todos sabem, para nosso governo, educação é e será sempre uma prioridade em todos os sentidos, sobretudo, na valorização de nossos professores, e na qualidade de ensino aos nossos alunos. Reformadas, essas escolas continuarão cumprindo um importante papel educacional e social nos bairros onde estão localizadas. Essas intervenções contribuem para o sucesso educacional de nossos queridos alunos, além de devolver aos nossos professores espaços dignos para a prática do ensino”, finalizou o prefeito.

O secretário municipal de educação de Cururupu, João Carlos Braga, também demonstrou alegria e gratidão pela escola revitalizada. “A comunidade escolar esperava por essas reformas a muitos anos, estou muito feliz em poder junto com o prefeito Aldo Lopes conseguir realizar mais essa importante obra para nosso município. Essa melhoria ajuda a proporcionar um retorno mais do que especial às crianças e funcionários após os tempos difíceis que vivemos na pandemia. A proteção, o cuidado e o colorido tem feito com que nossos dias sejam mais alegres e produtivos”, disse o secretário.

Para completar sua fala, o secretario de educação destacou que a entrega dessas obras é uma conquista importante para as crianças e para todos os bairros atendidos. “Nossas escolas tem se tornado um ambiente ainda mais favorável para a aprendizagem, além da valorização dos nossos educadores, todos com seus vencimentos em dias, era necessário darmos uma passo a diante, e esse passo tem acontecido na forma de reformas, adequações, melhorias e construção de novas escolas, permitindo que em pouco tempo, os resultados sejam percebidos em nossos indicadores que ainda não são os que desejamos e almejamos, mais que não o perdemos de vista”, complementou Braga.

Presente na cerimônia de reinauguração, o vice-prefeito Gustavo Pestana fez questão de se pronunciar sobre mais essas conquistas para o município. “Aqui em Cururupu estamos reinaugurando certamente a obra mais transformadora na vida das pessoas, que é a escola, é a educação. Uma belíssima escola, com padrão de excelência, toda mobiliada e pronta para funcionar”, disse Gustavo.

Para Gustavo Pestana, as reinaugurações realizadas hoje, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trata-se de mais uma conquista educacional para a população cururupuense.

“Sem dúvida nenhuma, esta é mais uma conquista para a educação. É mais uma ação da gestão do prefeito Aldo Lopes que de forma exitosa entrega à nossa população mais essas duas escolas totalmente reformada e mobiliada, um sonho para nossos alunos e professores que conviviam com as  condições precárias dessas unidades de ensino. Quero aqui, render meus parabéns a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, sobretudo, agradecer ao nosso secretário Joao Braga, que tem realizado um brilhante trabalho a frente dessa importante secretaria”, finalizou o vice-prefeito.

GALERIA

Cururupu, Berço do Carnaval, encerra temporada

Cururupu – Terminou, nessa Quarta-feira de Cinzas, a temporada carnavalesca neste município. Alegria e tristeza se confundiram entre a sensação do dever cumprido e o fim da folia. Nas praças, corredor(es) da folia, foi possível ouvir ainda sons distantes de bandas e blocos tradicionais varando a madrugada.

Cansado e moído, houve quem se recolhesse antes da meia-noite, mas sem conseguir dormir, incomodado pelo barulho que ainda vinha da avenida.

Da janela do quarto acompanhou os últimos suspiros da festa tradicional, impressionado com o orgulho que filhos e amigos de Cururupu sentem pela festa e pelo que ela representa para a cidade. Mesmo com o triplo de pessoas momentaneamente no município, difícil ouvir lamento ou reclamos; há sons de alegria nas escolas de samba e nos blocos tradicionais.

Cenário – Nesta manhã a cidade voltava ao normal, com o vai-e-vem das carroças descendo e subindo as ruas. Mas ainda havia foliões trôpegos, como numa procissão, indo silenciosamente para casa, em carros de boi, montados em burros, de carona em motos e bicicletas. Todos exaustos, depois de quatro dias de folia.

Em casa, aos 86 anos, causava inveja o “irmão Artur”: bebeu o dia inteiro, brincou, dançou até à meia-noite, não se lembrava do que viu, mas não amanheceu de ressaca.

Padroeiro – Constatou-se certa religiosidade no ambiente, considerando a consagração do município e de sua igreja a São Benedito. Muitos pedindo sua intercessão para proteção de si e seus instrumentos.
No altar da comunhão juntaram-se carroceiro, político, empresário, servidor público, numa harmonia e convivência pacífica.

Mais atentos, os líderes das comunidades aperfeiçoavam gêneros e treinavam a ascendência afro do tambor de crioula, a batida de mina, o molejo do samba de roda, o reggae jamaicano e o brega paraense.

Finalmente homenageavam os ancestrais mestres carnavalescos: os “raízes” Mestre Mandioca, Burrica, Lulu, Cabedá, Pilherga, Dorinha, Osvaldino, Mael, Manezinho, entre tantos outros.
Cláudio Coutinho (Baiaco)

Matinha, aos 74 anos, tem reforço parlamentar

Três deputados estaduais e um deputado federal formam a base parlamentar de que Matinha, município da Baixada Maranhense, dispõe para realizar seus projetos de desenvolvimento regional integrado. Foi o que ficou constatado durante as comemorações do 74º aniversário da emancipação política. Os candidatos votados pelos liderados da prefeita Linielda Cunha e seu marido, Eldo Jorge, prestigiaram a celebração: o federal Marreca Filho, representado pelo pai, ex-deputado federal Marreca Júnior, e os estaduais Ricardo Lago, Guilherme Paz e Júlio Mendonça. Todos agradeceram a votação, expressiva, recebida, e se prontificaram a encaminhar emendas para promover o município.

Os dois dias de festa foram distribuídos em entrega de obras públicas em comunidades importantes, como prédio escolares, projetos de urbanização e de saneamento básico (sistemas de abastecimento de água com poços artesianos e fornecimento residencial). Entre as localidades beneficiadas está Itans, destacado centro produtor de pescado, que ganhou urbanização em bloquete e uma escola digna, prédio desativado há anos, cuja reconstrução consumiu várias viagens da prefeita a Brasília e providencial ajuda do deputado Marreca Filho. Para a retomada precisou-se apenas da mudança de uma expressão no processo: “obra paralisada” para “obra em construção”.

Cessão predial – Reafirmou que todo o mandato tem sido dedicado a minimizar os problemas que, principalmente, a população carente enfrenta, “pois são muitas as necessidades existentes, algumas não muito fáceis de resolver. A satisfação que temos em entregar benefícios é muito grande. Afinal, fomos eleita para promover estas realizações e o estamos fazendo. E, com a ajuda de Deus e a confiança do nosso povo, faremos muito mais, pois há, ainda, muita coisa por fazer”.

Na esteira das declarações anunciou a entrega de obra interrompida no Quilombo Santa Maria, uma escola paralisada há anos, reivindicada pela comunidade, “onde há outras necessidades a serem atendidas”. Lá mesmo, a direção da associação dos moradores reivindicou a cessão definitiva de um prédio para o funcionamento da entidade. De pronto, a prefeita atendeu ao pleito e, conforme manda a legislação vigente, encaminhou o pedido à Câmara para que a posse seja legalmente efetivada.

Itans – Na entrega da escola digna em Itans, a prefeita convocou alunos, pais de alunos, professores e servidores administrativos da unidade para compartilharem a satisfação pela entrega da obra. Em nome dos alunos de todos os níveis cumprimentou os presentes – autoridades e populares; em particular o vice-prefeito Narlon Silva, morador na comunidade e um dos baluartes pela presença da escola na área. Agradeceu o pastor Oliveira pela oração que proporcionou agradecer a Deus pelos feitos da administração. Também, a secretária Núbia Cutrim e o gestor Elias, também enfrentadores de angústias.

Depois, Linielda aproveitou para dar uma aula de comportamento político, enfatizando a responsabilidade de cada protagonista no processo político-administrativo. Depois contou a história do prédio, que não começou com ele, mas precisou ser enfrentado por ela, quando assumiu em 2017. A partir daí precisou esperar a hora de acontecer, porque é preciso esperar para que as coisas aconteçam, pois os problemas são muitos e as soluções não chegam com a mesma velocidade. Mas disse que é preciso ter ânimo para continuar.

Eldo Jorge – O líder e marido da prefeita, Eldo Jorge, falou das dificuldades do exercício da liderança e para conseguir conduzir os negócios públicos. Em relação à escola inauguranda, disse ser uma obra de 2014 (paralisada), quando o grupo assumiu a prefeitura em 2017. Para destravar o processo, no FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, de onde provem o recurso), com a ajuda do deputado federal Marreca Júnior, foi longo o caminho para mudar a expressão “obra paralisada” para “obra em execução”, destinada à retomada.

“A pandemia interrompeu o procedimento e, só após ela, foi possível continuar a construção. E hoje chegamos à inauguração, que é um momento prazeroso, após tantos anos; prazeroso por sermos ligados à educação, na qualidade de professores. Como prazeroso é cuidar de outras pastas, como Saúde, Urbanização, Esportes, Cultura (nesta parte, agradeceu a verba para o carnaval conseguida pelo deputado estadual eleito Rodrigo Lago)”. E lembrou a importância do coletivo para que os objetivos sejam alcançados.

Sobre a conclusão da escola, ao parabenizar a comunidade pelo ganho, o líder atribuiu-a à coragem e ao desbravamento da prefeita. Desafiou-a a não ter medo dos desafios, pois há familiares e amigos dispostos a ajuda-la para sobrepor-se aos obstáculos, venham de onde vier, sejam de que tamanho for.

Indústria de pescado – Para o vice-prefeito Narlon Silva, morador em Itans, a escola digna inaugurada é um sonho realizado desde criança, o mesmo alimentado pelo seu filho, hoje com 10 anos, futuro aluno do estabelecimento. Disse ele que a comunidade de Itans tem sido contemplada e está feliz com os benefícios. Informou que seu mandato de vice tem se caracterizado por consultar os residentes e levar as demandas para a prefeita, a fim de solucionar os problemas.

Narlon lamentou que tivesse de esperar sete anos para ver o sono realizado, “mas, afinal, chegou o dia de comemorar”. Sobre o alcance dos serviços que a escola prestará, disse que ela atenderá não só à comunidade de Itans, mas localidades vizinhas, com ensino de qualidade e estrutura competente de apoio técnico e administrativo. Ele anunciou que a comunidade ganhará, em breve, a primeira indústria de beneficiamento de pescado do Estado do Maranhão, em Itans, Matinha, fruto do empreendedorismo de sua esposa, pela associação comunitária que preside. O prédio está em final de construção.

A presença dos Marrecas em Matinha

Os Marrecas (pai e filho) são identificados pelos eleitores matinhense há alguns anos. Amizade que cresce duradoura, com troca de amabilidades, gentilezas e apoio administrativos. Ao representar o filho na festa dos 74 anos da emancipação política de Matinha, o pai, ex-deputado federal, representou o filho. Saudou a gestora como a “primeira prefeita empreendedora da história de Matinha”.

Saudou-a pela credibilidade alcançada perante a comunidade, graças à maneira de servir ao povo que adota no exercício do mandato. O que, segundo ele, credencia sua gestão a receber muitos benefícios. Também saudou o vice-prefeito Narlon Silva, o presidente da Câmara, José Silva Filho, os deputados estaduais presentes e os secretários municipais. E parabenizou os organizadores da programação.

Ao transmitir a mensagem do filho pela data comemorativa, justificou a ausência do representado. Disse que ele precisou ficar em Brasília, em razão de votações importantes. E entre elas, algumas relativas a projetos que deverão beneficiar Matinha. Manifestou gratidão aos matinhenses (por extensão a municípios vizinhos) pela expressiva votação dada ao filho. Disse que a manifestação eleitoral recebida é transformada em benefício. E que isto continuará acontecendo.

Guilherme Paz

“Vim congratular-me com o povo de Matinha pelos 74 anos de emancipação política, agradecer a expressiva votação alcançada nas seções eleitorais do município e regiões próximas. Vim parabenizar a prefeita pelo trabalho realizado, refirmar meu apoio à gestão dinâmica dela e do seu vice”.

Júlio Mendonça

“Muito feliz por estar hoje em Matinha, congratulando-me com os irmãos e irmãs de Matinha. Sou baixadeiro, de Viana, e tenho meu coração também em Matinha. Sou muito grato ao povo de Matinha. Quero saudar todo o povo, em especial classe política, os vereadores. Estamos em festa pela inauguração das obras realizadas e entregues nesta ocasião, principalmente na área da educação. Estaremos de mãos dadas ajudando a administração de Linielda e o povo de Matinha”.

Rodrigo Lago

“Em nome da prefeita Linielda saúdo os matinhenses pelo transcurso dos 74 anos de conquista da soberania plena do município. Quero manifestar meu profundo agradecimento aos eleitores que sufragaram meu nome na eleição de outubro passado. E antes mesmo de iniciar o mandato, já mostrei ao que vim aos matinhense, ajudando a patrocinar seu carnaval. E com essa mesma disposição irei demonstrar meus propósitos ao longo do mandato, tudo fazendo pelo apoio à gestão e pelo bem-estar do povo. Esta festa representa a coroação de um projeto político em andamento, que ainda renderá muitos frutos para Matinha e os matinhenses. Parabéns MATINHA, pelos seus 74 anos de independência!

Premiação de blocos encerra Carnaval em Bequimão

Com a premiação dos mais destacados blocos carnavalescos da temporada a cidade de Bequimão encerrou a temporada 2023, celebrando o sucesso. O prefeito João Martins comemorou o êxito da festa e anunciou, a partir de agora, a presença permanente na programação local do Bicho Terra, atração de São Luís que estreou, este ano, no circuito bequimãonense. Bequimão ignorou a concorrência do Carnaval de São Luís, que diminuiu o fluxo de foliões para a Baixada Maranhense. “Aqui o refeito foi mínimo”, estimou o prefeito.

O secretário de Cultura de Bequimão, Rodrigo Martins, festejou a temporada e justificou a premiação como “estímulo a que nossos produtores e promotores culturais, juntamente com os foliões, prossigam investindo seu talento e sua criatividade em nossas manifestações. Queremos ter sempre fortes nossos blocos tradicionais e alternativos, marca de nossa temporada carnavalesca”.

Chamamento – Após dois anos de ausência das passarelas, motivada pela pandemia, as organizações carnavalescas atenderam prontamente ao chamado da organização e cerraram fileira com o poder público, “no sentido de retomarmos a animação do nosso carnaval. E o que vimos foram os espaços públicos, destinados à folia, preenchido pelo público saudoso da alegria e da boa convivência festiva”, observou o secretário.

O prefeito João Martins exaltou a participação do público, agradeceu o comparecimento dos turistas e ignorou a concorrência que o Carnaval da capital fez à Baixada Maranhense nesta temporada. O alto investimento do Governo do Estado em São Luís diminuiu o fluxo de público para a nossa região; mas o efeito disso aqui, em Bequimão, foi mínimo. Nossos visitantes são cativos”.

Prestigio – A família Martins, que lidera a política em Bequimão, celebrou o sucesso da temporada, com a presença do Bicho Terra, bloco tradicional de São Luís, que foi à Baixada Maranhense mostrar mensagem associada à defesa dos costumes tradicionais. “O sucesso da presença foi patente e o grupo está compromissado a comparecer, a partir de agora, às nossas temporadas, para abrilhantar nossa programação”, anunciou o prefeito.

Quem também voltou às raízes foi o deputado estadual Zé Inácio, natural da região, que manifestou sua satisfação em receber amigos e correligionários em sua terra natal e principal base política e mostrar o que Bequimão tem de mais tico, mais autêntico e mais representativo. ”Aqui a tradição fala mais alto, porque temos um circuito cultural expressivo”, observou o parlamentar.

Premiação – Antes da alta temporada carnavalesca, foram acertados os valores da premiação entregue no último dia da festa. Nele os blocos voltaram a desfilar, já em clima de competição, submetidos a rigoroso julgamento de comissão especialmente constituída para essa finalidade. Vários aspectos da apresentação dessa organizações carnavalescas foram observados.

Assim, os grandes campeões do Carnaval em Bequimão, em 2023, consideradas as categorias, foram contemplados com R$ 1.500 (primeiro colocado), R$ 1.000 (segundo), R$ 500 (terceiro), R$ 300 (quatro) e R$ 200 (quinto). “A premiação é uma recompensa a todos que lutam pelo nosso Carnaval, colocando seus blocos nas ruas da nossa cidade todos os anos e abrilhantando essa que é a maior festa popular do nosso município”, justificou o secretário Rodrigo Martins.

O secretário de Administração, Sidney Buéres, justificou os investimentos com o Carnaval, maioria deles oriundos do Tesouro Municipal (recursos próprios): “Ao povo também é devido entretenimento e lazer, como parte da política de bem-estar. E as nossas festas populares servem para o cumprimento desse objetivo, por parte da gestão municipal. Estamos felizes por cumprirmos mais este papel”.

Foliões ganham mais espaço no carnaval de Porto Rico do Maranhão

Em Porto Rico do Maranhão o carnaval 2023 ganhou mais espaço: a sede municipal foi incluída na programação, antes só acontecida nos principais distritos e povoados. A decisão do prefeito Aldo Brown (Aldenis Nogueira Passinho), prontamente executada pelo secretário de Cultura, Paulinho Fonseca, aumentou as possibilidades de geração de emprego e renda a expressiva faixa da população empreendedora informal e ofereceu novo cenário aos visitantes que buscaram a cidade para os festejos de Momo. Os dois comemoraram o público presente na abertura da temporada e acreditam no sucesso da iniciativa.

Por tradição, o forte do carnaval no município era a zona rural – Cateaua, Remanso, Rabeca e Sumaúma por exemplo. Acreditando que para a sede falta investimento, o prefeito concentrou esforços e arriscou. “Como vemos, no primeiro dia, estávamos certos. Cremos e aí está estão os locais e os turistas aprovando nossa iniciativa. Vamos prosseguir e firmar o conceito de que a sede municipal merece estar neste roteiro. Assim, Porto Rico do Maranhão ganha novo espaço nesta festa popular”, decretou Aldo Brown. Consultado, o público presente aprovou a inovação.

Chamamento – O prefeito também comemorou o fato de os produtores e promotores culturais de Porto Rico do Maranhão terem aceito o chamamento da gestão municipal para incrementar a festa, recebendo ajuda financeira e fazendo boa aplicação dela. Com isso, segundo ele, foi possível voltar com força total à temporada carnavalesca, depois de dois anos de pandemia e total afastamento de outras comemorações coletivas. Como a dos dez anos do bloco oficial, “este ano mais animado, pela volta e pela associação ao mega show, uma das atrações do nosso carnaval 2023”.

Também o prefeito agradeceu os patrocínios que recebeu do Governo do Estado (a Secretaria de Estado da Cultura, por intercessão do governador Carlos Brandão, forneceu ajuda financeira) e dos parlamentares que dão sustentação ao prefeito – o federal Josimar Maranhãozinho e o estadual Pará Figueiredo. E observou que outras comemorações merecerão sempre a atenção do poder público e o investimento da gestão.

Gosto pra tudo – “Fizemos uma seleção, consultados os nossos experts, para agradar”, esclarece o secretário de Cultura, Paulinho Fonseca sobre a relação de atrações alinhadas para o carnaval porto-riquense. Segundo ele, nela estão gêneros diversos, constituindo-se um “roteiro para todos os gostos”. Thiaguinho Mala Mansa (Fortaleza), Paulo e os Parças, Andson Mendonça, Pimenta e Banda, Mega Show são alguns dos atrativos que animarão o carnaval 2023 de Porto Rico do Maranhão entre este sábado (18) e a terça-feira de carnaval (21).

Com os cuidados que as autoridades de vigilância financeira assumem contra o desperdício de verba públicas, o secretário esclareceu que, no caso de Porto Rico do Maranhão, a gestão municipal foi criteriosa, gastando apenas o que foi destinado para a programação carnavalesca. “Não houve nem haverá comprometimento de programas sociais permanentes, nem dilapidação de recursos. A política de investimentos mantém suas reservas e caminhará normalmente, reafirmando a soberania do nosso povo.; cada situação está colocada de modo a não prejudicar nenhuma outra”.
Por agora, vamos nos divertir com segurança e hospitalidade!

Acima, Bloco As Safadas do Brown

Abaixo, Bloco Oz Frenéticoz, de Remanso

Abaixo, Sarapó Folia, de Rabeca

Abaixo, os dois blocos são de Cateaua

Bloco Os Mascarados

Bloco Os Gojobeiros

Bloco dos Amigos torna carnaval de Cururupu grande família

A caravana entre Areia Branca e Praça do Carvalho vai incorporando foliões e mostrando o valor da amizade, transformando-se numa grande família. Assim se explica a expressão que vai tomando o Bloco dos Amigos que o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, lidera no carnaval de Cururupu. Este ano o grupo deu mais um exemplo de solidez, na retomada da festa carnavalesca mais emblemática do Litoral Norte Maranhense, dois anos após ser interrompida pela pandemia.

A temporada cururupuense começou dia 17, com o Baile à Fantasia, e terminou nesta Quarta-feira de Cinzas (21) com a concentração no Circuito de Areia Branca. Lá, grandes desfiles de blocos e movimentação de outros grupos da época encerraram o Carnaval Cururupuense de 2023. Com a presença de personalidades ilustres, como do ex-prefeito de São Mateus e grande líder municipalista Miltinho Aragão.

Multiplicidade – O carnaval em Cururupu, um dos mais famosos do Litoral Norte Maranhense, tem fama tradicional e atrai para a cidade foliões de várias partes do Maranhão e do Brasil. Este ano a festa atraiu mais gente, interessada em saber de mudanças profundas, depois de dois anos de interrupção, motivada pela pandemia. Segundo Adiel Fonseca (Balaio), um brincante popular e histórico da região, o número de foliões, este ano, aumentou.
“Cururupu tem um carnaval múltiplo, com espaços para várias manifestações, próprias ou de fora de nossa localização. O que atrai um público diversificado. E o estímulo dado pela administração municipal aumenta a participação de participantes das brincadeiras e desperta o interesse dos que ouvem falar e vêm conhecer nossas experiências. Com o que concordam Aldo Lopes e primeira-dama Regiane. Os dois estiveram presentes a toda a movimentação.

Patrocínio – A festa foi financiada com recursos próprios, em sua maioria, mas contribuições paralelas foram feitas por amigos e colaboradores da administração. Como Miltinho Aragão, líder municipalista da região do Médio Mearim, que foi conhecer a festança do Litoral Norte e se impressionou com a grandiosidade do evento. “A cidade é uma festa só e a diversidade cultural imensa!”, exclamou ao percorrer os circuitos.

Mas o Governo do Estado teve participação no evento, dentro da ampla programação que elaborou para todo do Maranhão, marcando a retomada da festa popular após dois anos de interrupção. O governador Carlos Brandão não mediu esforços para transformar o Maranhão numa grande passarela do samba, reconheceram os que viajaram pelo Maranhão durante a temporada.

Atrações – Del Diniz, secretário de Cultura de Cururupu, considera que esta foi uma grande retomada, refirmando as característica da temporada e preparativa para as próximas grandes promoções populares a cidade experimentará em outras datas memoráveis e tradicionalmente celebradas no município. “Tivemos cardápio para todos os gostos”, reconheceu ele.

O público assistiu, sob a liderança do “rei” Momo Gustavo e a “rainha” do carnaval Amanda Farra Surreal, Swing do Negão, Chicana, Dj Filipi Ferreira, Samuca do Pagode, Albertinho Miranda e rapaziada, André Miranda, Mega Vibe, trio Elétrico; Banda W40, Pimenta e Banda, Jonas Esticado, Anderson Mendonça, Banda Moleca sem Vergonha; Gargamel Banda, Erickson Andrade; Banda Voa Voa; Mayara Lins, Banda Kaiambá; Banda Pimenta e Banda Gilmelândia.

Papel político – O vice-prefeito Gustavo Pestana considera o Bloco dos Amigos o elemento impulsionador da carreira política de Aldo Lopes. “Foi ele grande instrumento para consolidar a candidatura de Aldo à Prefeitura, agregando amigos, correligionários e atraindo a atenção da visão popular”. Também assim pensa o ex-prefeito José Francisco Pestana, para quem, o povo na rua, em festa, é a afirmação da conduta correta do prefeito pelos atos praticados.

Inauguração – Ao elogiar o trabalho do prefeito (“que vai muito além do carnaval”), o empresário e líder político Miguel Campelo lembrou que, embora sendo carnaval, a máquina administrativa não para. E anunciou para os próximos 20 dias a inauguração do novo portal da cidade e um trecho de via asfaltada, que parte daí até uma ponte próxima dali. “Aldo Lopes faz cultura, mas não se afasta de outros setores”, diz Campelo.

Campelo apresenta um perfil de Lopes de conciliador, promotor de harmonia e equilíbrio com as lideranças políticas com as quais convive, facilitando o relacionamento entre elas e fazendo jus à confiança popular para desenvolver seu plano de metas e trabalhar em prol do desenvolvimento de Cururupu e do bem-estar do povo. “Lopes prestigia a todos sem discriminação”, evoca Campelo

Carnaval em Pinheiro: concorrência de São Luís não compromete

O Carnaval Oficial de Pinheiro, versão 2023, sofreu forte concorrência de São Luís. Mas as autoridades municipais consideram que superaram o enfrentamento e fizeram uma festa à altura das tradições passadas. O prefeito interino Lucas do Beiradão coordenou pessoalmente as ações, acompanhou a programação e considerou a temporada bem sucedida.

Funcionaram os circuitos organizados pela Secretaria de Cultura, à frente a secretária Alexandra Coqueiro. Os principais pontos de concentração – Praça São Benedito, Praça da Matriz e Praça José Sarney – registraram público numeroso, sendo que um deles, num dos dias, chegou a reunir 20 mil pessoas. “A circulação e a segurança funcionaram a contento, sem complicadores”, comemorou Lucas do Beiradão.

Concorrência – O prefeito interino considera que a festa pinheirense sofreu forte concorrência da realizada na capital – São Luís. “É que os grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado na capital prenderam o público que costumava vir para a nossa cidade. Mesmo assim, absorvemos foliões de outras origens e mostramos o que preparamos. E agradamos”, admite o gestor.

A chuva dividiu o espaço com a animação, em intervalos regulares entre 14 e 21 de fevereiro, duração da temporada. Toda logística montada atendeu às expectativas do público presente. Os visitantes elogiaram os serviços, desde a hospedagem até a hospitalidade do povo, passando pela oferta de atrações, selecionadas segundo a preferência dos foliões. “No final, agradamos”, reconhece, mais uma vez, Lucas do Beiradão.

Atrações – Os organizadores do carnaval pinheirense primaram pela seleção de artistas que animaram a festa nos circuitos montados. Rigoroso planejamento legou aos palcos da folia nomes como J Nina, Forró Estribado e Zé da Recaída, Babado da Folia, super banda No Pinicão. A noite de abertura apresentou Flávio Almeida, Dj Raposo, Thiago Meloni e Samira Show.

Mas o grande show foi proporcionado por Mano Walter, que lotou o circuito onde ele se apresentou – a Praça José Sarney. A performance do artista e o repertório bem cuidado atraíram uma multidão, que não arredou pé durante o tempo da apresentação. Mas ajudaram no êxito da festa grupos como Bandinha da Rodoviária, Farra de Luxo, Forró Turbinado e Banda Miragem.

Interinidade/trabalho – Paralelo ao carnaval, o prefeito interino não descuidou do trabalho. Acompanhou o andamento de obras, visitou frentes de serviço, prestigiou o trabalho das secretarias, principalmente as de cunho social, e juntou-se aos seus colegas da Câmara (ele é o vereador-presidente e substitui o prefeito Luciano Genésio) em ação política, no acompanhamento dos problemas da comunidade.

Sobre o carnaval, concluiu Lucas do Beiradão: “Tivemos, sem dúvida, um grande carnaval; no terceiro dia até o tempo colaborou para que tudo fosse perfeito. Olha essa multidão que está aqui, na praça, todos muito alegres, curtindo o melhor carnaval do Maranhão! É isto que faz a satisfação do gestor comprometido com a expectativa dos seus governados! Nota mil para o Carnaval Pinheirense!”

 

A Natureza chorou por nós

José Salim*

Choveu ao longo do dia. Como se os céus chorassem pela partida terrena dele. Haroldo Herberth Silva fez a passagem neste fevereiro de 2023. Dias antes dos dias cheios do Carnaval. Festeiro como era, deve ter notado a coincidência de ser chamado nesta época para a paz celestial em meio à conturbação terrena.

É possível que tenha sido este um pedido pessoal dele, cansado da labuta diária, aos 85 anos. Labuta que o envolveu cedo na vida profissional, influenciado pelo pai Miguelzinho de Ouro, também do métier. A dona Maria das Neves coube acompanhar a desenvoltura dos dois e cuidar de admitir a vida aventurosa que a profissão de jornalista impõe.

Foi cedo pela manhã que recebi a notícia, dada por outro dos nossos da velha guarda – Souzinha. Cuidei logo de avisar meu vizinho Raimundinho Silva, que comigo e meu filho Pedro Augusto o visitáramos três meses antes, numa tarde de boas recordações. Lembramos passagens memoráveis e fatos pitorescos.

Silva era amizade antiga como a minha, egressa do ambiente esportivo que nos uniu na adolescência – eu mais novo nove anos. Conhecemo-nos depois de eu locutor-fantasma concursado da TV Difusora, nos idos dos anos 1963, ingressar na vida profissional jornalística. Convivemos mais demoradamente na Timbira, onde recebeu-me já consagrado também no jornalismo político.

Voltando a Silva, filho de Raimundo Silva, grande dirigente esportivo da época de nossa militância na imprensa esportiva, lembramo-nos da história do Maranhão Atlético Clube que ele escreveu (meu exemplar foi entregue em casa, tamanha sua deferência por mim). Era um eclético, escrevia sobre tudo; mas esta memória encontra-se espalhada em várias edições dos jornais locais, difícil de ser reunida.

Meu filho Pedro impressionou-se com sua vivacidade, observado que uma operação no cérebro, recente, vez por outra, impunha-lhe certo esquecimento.

Tínhamos um pacto: quem fosse antes seria saudado necrologicamente por quem ficasse. Não pude cumpri-lo. A natureza adversa (chuva torrencial) e complicações de mobilidade impediram-se de saudá-lo, pessoalmente, na despedida, agradecer-lhe os ensinamentos e o estímulo profissionais que me ajudaram a firmar na carreira.

Não chorei presencialmente em seu velório e em seu sepultamento. Eu e o compadre Raimundinho Silva, também ausente e por problemas de saúde, fomos substituídos pela natureza: ela chorou por nós.

Baile à Fantasia abre carnaval em Cururupu

Após dois anos, o tradicional Baile à Fantasia de Cururupu voltou à programação carnavalesca do município. Nesta sexta-feira, 17, ele abriu a temporada oficial de 2023. O Palácio das Artes recebeu público numeroso, que acompanhou a entrega da “chave da cidade” ao “Rei” Momo Gustavo e à “Rainha” do Carnaval Amanda. O prefeito Aldo Lopes e a primeira-dama Regiane Lopes, acompanhado do secretariado, prestigiaram o baile e foram recepcionados pelo secretário municipal de Cultura Idelvandro Diniz (Dell Diniz).
A animação superou a expectativa, estimulada pelo repertório das Bandas Swing do Negão, Surreal e Swing na Veia. Elas associaram a grade musical tradicional (músicas antigas) com sucessos atuais adaptados para a temporada. Durante a duração do baile todas as dependências do clube foram pequenas para acolher os foliões com suas fantasias as mais diversas. Grupos mostraram coreografias e usaram criações que valorizaram corpos e rostos.
Dona Dadá – A organização de Dona Dadá, auxiliar na organização da festa, mereceu elogios do primeiro casal. O prefeito comemorou a volta da alegria da época e considerou que a animação superou a falta do folguedo nos dois anos em que não pode ser realizado por causa da pandemia. “A festa resgata a nossa fama de melhor carnaval da região, quiçá do Maranhão”. No que concordou a primeira-dama, considerando que os cururupuenses voltaram a viver a feliz experiência de uma festa popular participativa.
Criatividade e diversão foram a marca da folia, que agora se espalhará pela cidade até a terça-feira, quando do encerramento da temporada. O prefeito disse que a prefeitura não mediu esforços para que a festa retomasse o clima histórico de carnavais passados. “Afinal, depois de dois anos, estávamos devendo uma compensação aos nossos habituais frequentadores e aos novos admiradores de nossas tradicionais comemorações populares”. A expectativa, agora, é para o final da temporada.

Prefeita de Presidente Vargas conta o que fez em dois anos

Fabiana Mendes, prefeita de Presidente Vargas, celebrou o 58º aniversário da soberania municipal com programação eclética, reunindo atos religiosos, entretenimento, ações sociais da Carreta da Mulher e a tradicional competição de futsal, esporte que tem ganhado relevância entre os desportistas locais. Com o esporte, a prefeita procura atrair os simpatizantes do esporte para motivar, principalmente, a juventude.

Mas o grande momento da programação foi o show no Balneário “Orestes Lima”, local bucólico e de congraçamento com a natureza, onde várias atrações artísticas presidiram a confraternização dos varguense. Entre as novidades a cantora maranhense Camila Miranda, com raízes no município (é sobrinha da prefeita), cantora e estudante de Medicina. Indagada sobre o que mais a atraía, foi taxativa: “A música”.(veja box)

Balanço – Em entrevista a ’Floresta dos Guarás’, a prefeita referiu-se ao realizado em dois anos e dois meses de mandato. “São obras que melhoram o cenário urbano, atendem as necessidades de saúde e educação da comunidade carente, caminhos de integração (vicinais), espaços de lazer, pontes, poços artesianos, com a colaboração (parceria) do Governo do Estado.”. Neste aniversário inaugurou duas obras, mas há dezenas esperando o descerrar da placa.

Ela atribui sua disposição para o trabalho como permissão de Deus, orientando o cumprimento de “sagrada missão de amor e dedicação ao próximo”. Trabalho que contribui para forte vínculo entre povo e governo, acredita. Que estuda nas escolas reformadas ou construídas, que recebe assistência nos postos de saúde, que se confraterniza nos parques, praças, centros de diversão e lazer. Como no Orestes Lima.

Atenção ao ruralista – A prefeita tem sua atenção voltada para a população rural, que recebe os mesmos benefícios oferecidos aos moradores da sede. Como a merenda escolar, a urbanização dos logradouros públicos, a permanência por mais tempo dos alunos na escola e a oferta de serviços de assistência médico-hospitalar, sob regime de franquia, do Hospital “Aldenora Bello”.

A fé religiosa une católicos e protestantes em ecumênica harmonia, tornando único o prazer de louvar a divindade “Assim ganhamos a atenção do Criador e suas bênçãos e graças nos são multiplicadas”, manifesta a prefeita numa profissão de fé. E segue elogiando o culto gospel e e a missa que foram destaque na programação e atraíram seus públicos para os eventos.

Futsal/Show – O show no “Orestes Lima” reuniu uma multidão e atravessou a madrugada, só terminando em presença dos primeiros raios de sol, iniciado às 21h e encerrado pouco mais de 6h. Nele foram destaque A Japa, Banda Mesa de Bar, Forró Sacode e Paulinha Barbosa.

Mas a grande atração da noite foi Camila Miranda, maranhense de São Luís, mas com raízes profundas em Presidente Vargas, Ela tem 17 anos e desponta como cantora de grande sucesso. Por enquanto, divide a arte de cantar com a atividade curativa, pois é estudante de Medicina, sem ainda se definir qual das duas pretende abraçar definitivamente.